16/12/2014 (08h53) - Atualizado às 13h50

Com um voto de diferença, Helton Venâncio é eleito o novo Presidente da Câmara Municipal

Sessão Legislativa que elegeu a nova Mesa Diretora aconteceu nesta segunda-feira (15), em clima de muita disputa e com acordos políticos de última hora.

O Vereador Helton Venâncio (PSDB) foi eleito na noite desta segunda-feira (15), o novo Presidente da Câmara Municipal de Descalvado para o biênio 2015/2016. Com uma votação apertada, o vereador venceu o veterano em legislaturas Sebastião José Ricci (PP). Helton obteve 6 dos 11 votos, um a mais do que Ricci.

Também foram eleitos para compor a Mesa Diretora do Poder Legislativo o vereador Adilson Gonçalves (PSC), que ocupará o cargo de vice-presidente, além de Paula Peripato (PT) e Guto Cavalcante (PTB), escolhidos para os cargos de primeiro e segundo secretários respectivamente.

Informações de bastidores dão conta de que desde as primeiras horas da manhã desta

segunda-feira, a movimentação política dos onze vereadores, além de outras pessoas ligadas aos partidos políticos, foi grande. Reuniões e telefonemas tentavam garantir a qualquer custo a eleição para Presidente do Legislativo.

Ainda segundo informações, no domingo, dia 14, a base oposicionista ao governo Henrique do Nascimento não havia decidido qual seria o nome do candidato escolhido para ser eleito pelo grupo. Guto e Helton tinham a pretensão de ser o novo presidente, mas a experiência política pode ter sido o fator decisivo para a escolha do grupo entre os dois pretendentes.

Suplente em 1997 pelo PMDB, Helton Antonio Venâncio chegou a substituir o Vereador Luiz Carlos Rosa Vianna em uma única sessão ordinária, no dia 22 de março de 1.999, para votar a entrada de uma denúncia para cassação do então Prefeito Municipal José Antonio Todescan Gabrielli, o Lito. Luiz Carlos era o autor da propositura e por isso estava impossibilitado de votar. A denúncia acabou rejeitada.

Já em 2000, Helton foi eleito pelo PPB e ocupou uma das cadeiras de vereador até o final de 2004, quando não se reelegeu. Na eleição de 2008 e concorrendo pelo PSDB, Helton voltou a ocupar um lugar no Poder Legislativo, onde atuou como um dos grandes perseguidores da administração do então prefeito Luís Antonio Panone (PPS).

Em 2012, Helton se reelegeu como vereador e logo na Sessão de Posse em 1º de Janeiro de 2013, chegou a discutir e ofender Camila Sposito, mulher de Anderson Aparecido Sposito (DEM), que em uma manobra surpreendente, acabou tirando a Presidência da Casa de Sebastião José Ricci e de quebra assumiu a cadeira de Prefeito Municipal Interino durante todo o ano de 2013.

Descontente com a manobra de Sposito, Helton chegou a dar mostras de que novamente faria oposição ferrenha à Administração Municipal, porém pouco tempo depois passou a ser um dos grandes aliados do governo Sposito na Câmara Municipal, ao lado de Zé Dias Bolcão (DEM) e de Argeu Rischini (PPS). Helton foi um dos vereadores que mais pediram regime de urgência nos Projetos de Lei enviados à Câmara pelo Poder Executivo durante o mandato do governo de Anderson Sposito.

Já na semana passada - e com vistas à eleição de ontem -, um Projeto de Resolução de autoria do Vereador Helton acabou com a votação secreta para o preenchimento dos cargos do Poder Legislativo. Aprovado pela maioria, o projeto tenta coibir que manobras políticas [nos moldes daquela que ocorreu em 1º de Janeiro de 2013], possam tirar a Presidência da Câmara de um grupo que já tenha se articulado.

Além do fim da votação secreta, o projeto também alterou a forma de desempate na eleição para presidente, uma vez que o critério anterior era a idade do parlamentar, ou seja, o mais velho seria declarado eleito no caso de empate. Com a mudança, o critério de desempate passou a ser o número de votos que cada parlamentar obteve.

Coincidentemente, o vereador Sebastião José Ricci, tido até a semana passada como o mais cotado para vencer a eleição para Presidente, é mais velho do que o Vereador Helton, porém o tucano obteve dois votos a mais do que Ricci na eleição de 2012 (737 votos de Helton contra 735 de Ricci).

Com duas derrotas seguidas, imputadas por manobras políticas de ultima hora e de onde menos esperava, o Vereador Ricci fez um desabafo ao usar a tribuna da Câmara nesta segunda-feira, dizendo-se decepcionado com os rumos que a classe política descalvadense tem tomado. Pouco antes do início da sessão, testemunhas disseram que era clara a decepção do vereador com a atitude de alguns de seus pares, e em especial com um deles, que ao lado de Ricci teria travado uma das maiores batalhas políticas do Poder Legislativo, quando defenderam a inconstitucionalidade de um projeto de lei que tentava proibir o uso de materiais de propaganda política na eleição suplementar de 2013.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Com um voto de diferença, Helton Venâncio é eleito o novo Presidente da Câmara Municipal
Ciclista de 19 anos morre em colisão com ônibus em Porto Ferreira
Aluna da UFSCar denuncia assedio sexual de professor
‘Papai Noel Motoqueiro’ fez a alegria de 280 crianças do CAIC do bairro Morada do Sol
Descalvado News e Doce Lar lançam a promoção "Minha Selfie de Natal"
Ministério Público recomenda que envolvidos em denúncias não sejam reconduzidos à Santa Casa
Carreta perde o controle e atinge dois veículos na SP-215
Polícia prende dupla com 21 quilos de maconha em rodovia de Analândia
Região soma 40 registros de furto ou roubo a caixas eletrônicos neste ano
Caminhão com carga avaliada em R$ 700 mil é recuperado em São Carlos
Prefeitura cumpre promessa e paga Auxilio Transporte para os estudantes
Caminhão tomba carga de 560 galões de água em trevo de Casa Branca
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"