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Alunos e direção da escola estadual ‘Prof. Luciano Ivo Tognetti’,
no Bairro Morada do Sol, foram destaques em reportagem produzida
pela Secretaria de Educação do Estado, a qual encontra-se como
um dos destaques do Portal Educação do Governo Paulista.
Em cerca de dois minutos e vinte e três segundos, a matéria
produzida por Camila Ribeiro aborda um projeto desenvolvido
pelos jovens da referida unidade escolar, que se utilizam da
dança para a conscientização sobre o bullying. A ação, de acordo
com a diretora regional de ensino Débora
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Gonzales Costa Blanco,
faz parte do projeto ‘Prevenção também Ensina’, desenvolvido
pela Secretaria de Educação em todas as escolas estaduais.
“Através do projeto os alunos encontraram uma maneira de
disseminar a ideia de que todos somos diferentes, porém todos
têm algo de bom a apresentar. Trata-se de fórmula que cada um
encontrou de ver nas suas características, coisas individuais e
boas para passar ao outro”, disse a diretora regional.
Segundo Soraya M. Bortoletto, diretora da EE ‘Prof. Luciano
Ivo Tognetti’, o projeto na escola teve início no ano passado,
cuja iniciativa foi de um aluno membro do Grêmio Estudantil.
“Através da dança os alunos trabalham a auto-aceitação, o
respeito com as diferenças, foi e está sendo muito positivo para
a escola”, declarou.
Para desenvolver o projeto, os alunos pesquisaram entre
teatro e dança. “Após as pesquisas, montamos a coreografia e o
resultado ficou muito bom. Fizemos para que as pessoas se
conscientizem e se aceitem, para que também possam ser aceitas
pelos outros”, disse a aluna Thamires Bumussi.
Na dança, além do movimento dos corpos, os jovens trazem uma
mensagem consigo. Em suas camisetas, a estampa da característica
de cada um escolhida por eles próprios. É possível identificar,
por exemplo, particularidades como “Eu sou Lindo”, “Eu uso
Óculos”, “Eu sou crítica”, “Eu sou Chata”, “Eu sou negro”, “Eu
sou Nerd”, “Eu sou Branca”, “Eu sou Quieta”, entre outras.
Conforme a direção, o clima da escola mudou, ‘é muito bom!’,
isso porque os jovens passaram a entender que as diferenças não
são problemas, mas o inverso: é nas diferenças de cada um que
encontramos qualidades |
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individuais. “Afinal todo muito tem algo bom para
passar, mesmo sendo diferente”, finaliza. |
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