19/06/2014 (14h06)

DENGUE

Com 76 casos confirmados, Descalvado convive com a preocupação de uma epidemia

Cidades da região somam 4,7 mil casos da doença e já enfrentam epidemia de dengue. Casa Branca concentra maioria das confirmações, com 2.324 contaminações.


Membro da equipe do Controle de Vetores de Descalvado realizando
nebulização na região próxima ao CERD

Oito cidades da região enfrentam epidemia de dengue e somam 4.723 casos, de acordo com os dados divulgados pelas prefeituras. Casa Branca concentra a maioria das confirmações com 2.324 pessoas contaminadas pela doença. Os municípios realizam ações para conter o avanço do mosquito.

Boa Esperança do Sul tem 732 casos confirmados e foi a primeira a declarar epidemia na região. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade, foram realizados arrastões e nebulizações com o apoio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). No último mês foi confirmado apenas um caso.


DESCALVADO
- Com 76 casos confirmados e 14 aguardando resultados, o município de Descalvado convive com a preocupação de uma epidemia da doença. Apesar de registrar números muito abaixo de outras cidades da região, a equipe de controle de vetores solicita que a população continue colaborando e eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Segundo o Chefe da Equipe de Controle de Vetores, Silvio Donizetti Francischini, dos 76 casos confirmados até o momento, 69 são autóctones (gerados dentro do município) e 7 casos são importados. “Peço que os munícipes continuem fazendo a parte deles. É bom frisar que a população tem colaborado muito, porém não podemos recuar agora, pelo contrário é necessário continuar intensificando o combate. Fizemos várias ações como, por exemplo, o Mutirão de Limpeza que removeu mais de 30 toneladas de entulho e materiais inservíveis em toda a cidade”, disse.

Francischini também frisou o trabalho que vem sendo feito diariamente, com os agentes realizando vistorias casa a casa na tentativa de conscientizar a população quanto aos riscos da doença. “Estamos agora seguindo com o trabalho de nebulização que segundo a SUCEN, somente se aplica quando a necessidade é extrema. Estamos focando agora parte da região próxima ao CERD, uma vez que nessa localidade tivemos a confirmação de vários casos. O importante é que as pessoas estão colaborando, permitindo a vistoria dosa agentes, portanto facilitando nossa constante campanha”, completa.

A nebulização deverá prosseguir pelos próximos 30 dias, até que o número de casos da doença comece a reduzir, preferencialmente a zero, explicou o Chefe do Controle de Vetores.

CASA BRANCA - A equipe da Vigilância Epidemiológica em conjunto com a Sucen de Campinas realizou ações de nebulização em todos os bairros, em esquem de rodízio, especialmente nos locais de foco, allém de fazer dedetização dos bueiros da cidade.

Com a ajuda do Tiro de Guerra, também recolheu entulho na cidade. Agentes também realizam vistorias para prevenção em todas as casas e há mutirões de conscientizações nas escolas e em outras instituições.

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente realiza a distribuição de crotalária, uma planta que atinge até três metros de altura na fase adulta e atrai os predadores do mosquito transmissor.

ARARAQUARA - Araraquara registra, atualmente, 869 casos confirmados e criou um plano de contingência para conter o avanço da doença. Os agentes fazem visita de casa em casa, verificam  possíveis criadouros e tentam conscientizar a população sobre como se prevenir.

A nebulização é realizada na região dos casos suspeitos e arrastões em locais de muita incidência. De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Feiz Mattar, a colaboração da população é fundamental para combater o avanço da doença não somente na cidade, mas na região.

LEME - Leme enfrentou uma epidemia de dengue em 2013. No primeiro semestre foram registradas 4.597 confirmações, já neste ano são apenas 25. De acordo com a Prefeitura, estão sendo realizadas ações de prevenção como nebulização e visitação de casa em casa.

Para o professor de parasitologia da Unesp de Rio Claro Cláudio Von Zuben, o principal motivo dessa queda é mesmo a prevenção. “Toda cidade que tem casos de epidemia bem acima da média se mobiliza para tomar mais cuidado em relação aos criadouros. É a ação do poder público mais a participação da população, que fica mais atenta”, justificou.

REGIÃO - Mais cinco cidades da região enfrentam epidemia. São João da Boa Vista tem 348 casos confirmados de dengue, Ribeirão Bonito 233, Itobi soma 217. Já Brotas tem 185 pessoas contaminadas pela doença e Tambaú 207.

Zuben afirmou ainda que o número de casos será reduzido quando a temperatura na região diminuir. Como o clima está ameno, os mosquitos que procriaram a uma ou duas semanas atrás ainda estão ativos, por isso os casos continuam aumentando mesmo não havendo chuvas e acúmulo de água que possam servir de criadouro.

“Só vai diminuir o número de casos quando tivermos uma sequência de três a cinco dias de frio, um pouco mais intenso. Isso vai matar e diminuir as chances da criação de novos mosquitos”, explicou.

*Com informações do G1/São Carlos
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Com 76 casos confirmados, Descalvado convive com a preocupação de uma epidemia
Alimentação e habitação ajudam prévia da inflação desacelerar em junho
Caminhão com soja tomba e homem fica preso às ferragens na Rodovia Anhanguera
Locomotiva pega fogo em Ibaté
Dilma assiste o jogo entre Brasil e México na Academia da Força Aérea de Pirassununga
Intervias estima que 46 mil veículos deverão passar pela SP-215 durante feriadão
Garoto de 5 anos é atacado por pitbull e leva nove pontos na nuca e na perna
Manifestação reúne mais de mil pessoas em frente à Usina Maringá em Araraquara
Capotamento deixa três pessoas feridas na Washington Luiz
PM apreende 2 menores por suspeita de tráfico de drogas em Porto Ferreira
Aumento do pedágio pode chegar a 6,5% em SP
Carol Viola: o dom de cantar e encantar
Roubo termina em capotamento e prisão em Ribeirão Preto
Capotamento na SP-215 deixa duas pessoas feridas
Cantor Sérgio Reis passa mal e é internado na UTI em São Carlos
Equipes do Projeto Criança se preparam para mais uma edição dos Jogos Regionais
Royal Canin entra no clima da Copa do Mundo
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"