16/06/2014 (08h10)

Carol Viola: o dom de cantar e encantar

“Quando começo a tocar é como se eu estivesse conversando, transmitindo minha mensagem e todo mundo me ouvindo”

Por Jaqueline Fonseca

Ela tem apenas 13 anos, mas se torna um mulherão quando solta a voz e coloca os dedos em sua viola. Os olhos verdes e o sorriso encantador de menina poderiam ser os seus maiores atrativos, mas não são somente. É através da sua linda voz e do seu dom que Carolina Custódio de Oliveira Soares, a Carol Viola, vem conquistando desde cedo o seu espaço no cenário da música sertaneja.

Nascida em Descalvado e filha dos pais (orgulhosos) Patrícia A. Custódio de Oliveira e Alexandre Sedenho, irmã de André e Alexandre, Carol Viola desde muito cedo tem o contato com a música. Aos sete anos iniciou aulas de Piano com a professora Fátima e desde essa época acompanhava

o seu pai nos ensaios da Orquestra de Violeiros de Descalvado. “Há cerca de dois anos pedi ao meu pai para me ensinar tocar uma música, e ele me ensinou ‘O Menino da Porteira’. Como eu aprendi rápido, ele foi me ensinando outras e logo me passou para um professor, o Mário Perna, que me deu aulas particulares por um tempo, e depois passei a ter aulas em Pirassununga com o violeiro Alexandre Farina”, conta a garota tímida, mas de sorriso fácil. Aliás, a família é algo muito presente na vida da Carol.  Até por conta da pouca idade, ela não faz e programa nada sem tê-la ao seu lado.

A cantora de moda de viola é estudante do 9º período do Colégio Objetivo e nos conta que tem que ter muito empenho para conciliar a música e os estudos. “Às vezes complica um pouquinho, quando tenho alguma apresentação que tenho que ensaiar muitas músicas, e que coincide com semana de provas. Fica meio corrido, não sei se estudo primeiro e depois toco, ou se ensaio primeiro e depois estudo. Geralmente estudo primeiro, porque quando começo a tocar não quero mais parar”, diverte-se.

Mas como uma garota pré-adolescente vai se interessar justamente por música sertaneja e destacadamente raiz? Afinal, na atualidade, meninas da sua idade suspiram por Justien Bieber, One Direction, Selena Gomez, entre tantos outros ídolos teen. A resposta está no exemplo de seu pai, que parece ser a sua referência. “Como meu pai participava da orquestra de violeiros, ele ensaiava muito em casa e também ouvia músicas de raiz todos os dias, e assim acabei tomando gosto desde cedo”, destaca Carol.

Ao invés das ‘boy’sband’, os ídolos de Carol são nomes tradicionais como Tião Carreiro e Pardinho, Bambico, Almir Sater, Renato Teixeira, Chitãozinho e Xororó, Mazinho Quevedo, entre outros. Dos artistas da atualidade, ela se inspira em João Carreiro e Capataz, Bruna Viola, Arnaldo Freitas, Yassir Chediack, Paula Fernandes, e o seu professor, Alexandre Farina.

Aos poucos Carol vem conquistando o seu espaço. Ela já participou do programa Caminhos da Roça, da EPTV, onde tocou ao lado do Mazinho Quevedo e foi essa sua participação que abriu o ‘caminho’ para outros convites. Depois apresentou-se no Programa Caipira de Fato com Pamela Machado, da SEC TV de Mogi Mirim, que é transmitido para toda a região de Mogi Guaçu, com duração de uma hora entre músicas e entrevistas. “Nesse Programa fui convidada a retornar e fazer uma participação especial ao lado do violeiro Arnaldo Freitas, que toca no conjunto “Regional” do Viola Minha Viola apresentado pela Inezita Barroso na TV Cultura, e também do violeiro Paulo Santana, que ficou muito conhecido por tocar uma viola gigante no Programa do Jô”, acrescentou.

Também foi convidada no programa "Ricci na Roça", programa produzido  pelo DESCALVADO NEWS e apresentado por João Ricci, exibido também na TV Mix Regional de Limeira e abrangendo uma região com mais de 2 milhões de pessoas. O programa foi gravado no Restaurante Butiá, em meio à natureza, podendo ser acessado também pelo site www.descalvadonews.com.br/riccinaroca, no link 'Programas Exibidos'.

Sobre os momentos em que está atuando, cantando e tocando ela dispara: “quando eu subo no palco sempre dá um friozinho na barriga, um medo de errar.Mas quando começo a tocar é como se eu estivesse conversando, transmitindo minha mensagem, e todo mundo me ouvindo”.

Recentemente Carol Viola foi destaque num concurso de talentos em Porto Ferreira, sagrando-se a melhor instrumentista  e na última segunda-feira  recebeu a Moção de Congratulação na Câmara Municipal por seu feito .  Bastante feliz e satisfeita ela comentou a respeito desses dois grandes momentos de sua vida: “Foi uma grande surpresa, porque tinha tanta gente boa lá [Porto Ferreira], tanto violeiro e violonista e até sanfoneiros consagrados, inclusive duplas que estão fazendo sucesso como ‘Os Dois Violeiros’ do Estado de Mato Grosso, que jamais imaginei que poderia superá-los com meu desempenho na viola. Pra mim foi como receber um diploma. E depois, com essa homenagem na Câmara Municipal, me senti acolhida e reconhecida pela minha cidade, e isso vai servir como um grande incentivo pra minha carreira”.

Quanto aos projetos futuros, Carol já tem a certeza do que quer:“estourar no cenário musical brasileiro. Sonho um dia em  fazer shows por todo o Brasil, ter milhões de CDs e DVDs vendidos, enfim, ter uma carreira de sucesso passando a minha mensagem. Mas como sei que esse é um caminho muito difícil, também não descuido dos estudos e enquanto isso não acontece, já vou me preparando para fazer uma faculdade e ter uma profissão”, diz confiante e sabiamente.

A próxima apresentação de Carol Viola acontecerá no Clube Esportivo e Recreativo Descalvadense (CERD), no dia 22 de junho, em um almoço que será oferecido pelo Rotary Club. Na ocasião ela estará se apresentando junto de outros artistas descalvadenses.  No mesmo dia, participará de uma Roda de Viola no Bola e Viola em Pirassununga, onde se apresentam diversas duplas e grupos conhecidos da região.

E isso é apenas o começo de um grande caminho a ser percorrido por essa descalvadense, que pela base sólida que tem, o apoio da família e a estrela, certamente terá um futuro brilhante pela frente. E nós estaremos aqui, torcendo muito pela realização de seus sonhos, Carol Viola!

Para quem quiser contatar a Carol Viola, os seus telefones são (19) 99695-2911 e 3583-7490, com Alexandre.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Carol Viola: o dom de cantar e encantar
Roubo termina em capotamento e prisão em Ribeirão Preto
Capotamento na SP-215 deixa duas pessoas feridas
Cantor Sérgio Reis passa mal e é internado na UTI em São Carlos
Equipes do Projeto Criança se preparam para mais uma edição dos Jogos Regionais
Royal Canin entra no clima da Copa do Mundo
Samu regional começa atendimento em Araras e 3 cidades neste sábado
Comissão Organizadora promete ‘surpresa’ ao público da 67ª Cavalaria Antoniana
Projeto da Escola Estadual “Prof. Luciano Ivo Tognetti’ é destaque no Portal Educação do Governo do Estado
Motorista de Honda Civic perde o controle do veículo e invade canteiro de obras em São Carlos
Polícia militar evita tentativa de suicídio em Porto Ferreira
Com estoque baixo, Hemonúcleo de Araraquara pede a colaboração de doares e alerta para mudança de horário durante a Copa
Descalvado cada vez mais próximo de conquistar uma unidade da ETEC
PROERD forma nova turma em Descalvado
Pesquisa do Ibope aponta queda de Dilma para 38% e Aécio subindo para 22%
Bancos terão horário diferenciado durante a Copa do Mundo
Emoção marca Sessão Solene na Câmara Municipal de Descalvado
Oficina orienta empresários como construir loja virtual
Equipamento de 5 toneladas cai de caminhão em Santa Cruz das Palmeiras
Menina de 12 anos e égua caem em poço de 10 metros durante passeio em Araraquara
22º Festival de Tradições Italianas é a atração do mês de junho em Santa Rita do Passa Quatro
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"