26/10/2014 (08h00)

Brasileiros voltam as urnas para eleger quem governará o país nos próximos 4 anos

Pesquisas apontam que eleitor chega divido no segundo turno, mesmo após 111 dias de campanha eleitoral. Resultado final deve ser conhecido por volta das oito horas da noite.

O Brasil vai às urnas dividido neste domingo (26). Depois de 111 dias de campanha eleitoral, marcada por reviravoltas nas pesquisas e a morte de Eduardo Campos (PSB), Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) agora só podem esperar pela escolha da maioria do eleitorado. Das 8h às 17h, cerca de 142,8 milhões de brasileiros vão decidir quem será o próximo presidente da República.

No primeiro turno, excluindo os votos brancos e nulos, a candidata petista teve 41,6% da preferência (43,2 milhões de votos), contra 33,6% do tucano (34,8 milhões de votos). A votação surpreendeu, já que a candidata do PSB, Marina Silva,

que aparecia empatada tecnicamente com Aécio, ficou em terceiro lugar, com 21,3% da preferência (22,1 milhões de votos).

Para o segundo turno, as últimas pesquisas divulgadas ontem mostraram que o brasileiro deverá ter que esperar até o último minuto para saber quem assumirá o país em janeiro de 2015. Diante dos novos números, aumentou ainda mais a dúvida na preferência entre a petista Dilma Rousseff e o tucano Aécio Neves. Uma redução na diferença das intenções de voto embolou novamente o cenário eleitoral. No Ibope, a petista continua na liderança, mas a vantagem, que era de oito pontos percentuais na quinta-feira passada, caiu para seis. No Datafolha, que voltou a indicar empate técnico, a distância entre os presidenciáveis passou de seis para quatro pontos. Enquanto o Ibope registrou 49% para Dilma e 43% para Aécio, no Datafolha a petista apareceu com 46% e o tucano, 43% das intenções.

A expectativa é que o resultado da eleição para presidente seja anunciado por volta das 20h. O horário de verão vai atrasar o início da divulgação da apuração dos votos. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é que seja concluída às 19h30 do horário de Brasília, mas a divulgação do resultado só vai acontecer depois das 20h por causa da votação no Acre, que só acabará às 20h (17h do horário local).

Aécio conseguiu amplo arco de alianças para enfrentar Dilma no segundo turno e comparou a união de candidatos derrotados no primeiro turno com a frente liderada por seu avô, Tancredo Neves, durante a redemocratização do país. Além dos nanicos, como Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB), também ganhou o apoio de Marina Silva (PSB).

A presidente Dilma Rousseff manteve o apoio de nove partidos da coligação feita antes do primeiro turno.

BAIXARIA E REAÇÃO DO TSE - Após ataques durante o horário eleitoral no rádio e na TV e a troca de acusações em debate do SBT, com denúncias de nepotismo entre Dilma e Aécio, o TSE proibiu a veiculação de gravações que não fossem propositivas.

"O tribunal muda sua jurisprudência para estabelecer que, em programas eleitorais gratuitos, as propagandas devem ser programáticas e propositivas, mesmo com embates duros, em relação às candidaturas do segundo turno" disse o presidente da Corte, Dias Toffoli, no dia 16 de outubro.

Embora o TSE tenha levantado a questão e adiantado julgamentos para não prejudicar a igualdade de condições entre as candidaturas, o clima eleitoral não arrefeceu. Nas ruas, foram registrados tumultos entre partidários de ambas as campanhas. Nas redes sociais, a baixaria também teve vez. O Fla x Flu eleitoral abalou amizades, e gerou discussões com troca de ofensas.

REVIRAVOLTAS - A disputa mais acirrada desde 1989 teve a primeira reviravolta no dia 13 de agosto, quando o jato que partiu do Rio de Janeiro e levava o então candidato do PSB, Eduardo Campos, caiu em Santos após arremeter ao tentar pousar no aeroporto.

Após a morte do então candidato e a comoção causada pela tragédia, Marina Silva assumiu a cabeça de chapa e passou a liderar as pesquisas de intenção de voto. Desidratada após campanha de desconstrução do PT e recuos em relação ao programa de governo, Marina entrou em queda livre.

No primeiro turno, a decisão dos brasileiros contrariou as pesquisas eleitorais das semanas anteriores ao dia 5 de outubro, que indicavam uma disputa entre a candidata do PSB e Dilma Rousseff. No início do segundo turno, Aécio aparecia numericamente à frente nos levantamentos de Ibope e Datafolha. Dilma, no entanto, recuperou a dianteira e descolou-se do candidato do PSDB.

*Colaborou: Bruno Góes (Jornal O Globo)
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Brasileiros voltam as urnas para eleger quem governará o país nos próximos 4 anos
Com a estiagem, 90% dos pescadores mudam de atividade em Pirassununga
Motorista morre após colisão entre dois caminhões na Washington Luís
Vereador é multado após internauta flagrar desperdício de água em casa
Fundação Itaú Social doa livros para a Escola Andrelino Casare
Rodovia Washington Luís fica congestionada após colisão entre van e caminhão
Noite Italiana repete sucesso de público
Gol furtado no domingo em Descalvado é localizado abandonado em São Carlos
Royal Canin realiza atividade voluntária em escolas públicas para conscientização sobre a posse responsável de gatos e cães
Polícia Federal incinera mais de 200 kg de maconha e cocaína em Araraquara
Acidente entre carro e van deixa homem em estado grave na SP-215
Alta nos preços da carne e da cerveja devem influenciar na inflação de outubro, diz IBGE
Prefeitura decreta Estado de Alerta de Desabastecimento e deve passar a multar quem desperdiçar água
Policiais Militares salvam a vida de bebê de apenas 34 dias de vida
Secretaria de Agricultura busca novos parceiros para o programa de preservação de praças e áreas verdes
Colisão entre carro e moto mata motociclista de 27 anos em Pirassununga
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"