06/02/2015 (13h06)

Justiça do Trabalho inaugura nova sede em Porto Ferreira

A população dos municípios de Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, Tambaú e Descalvado, estimada em mais de 130 mil pessoas (IBGE), já pode usufruir das novas instalações da Justiça do Trabalho, que foram inauguradas na manhã desta quarta-feira (4) pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), desembargador Lorival Ferreira dos Santos. Localizada na Rua José Teixeira Vilela, 635, em Porto Ferreira, a nova sede da Vara do Trabalho possui mais de 800 metros de área construída e se destaca pela acessibilidade e conforto, ocupando um prédio comercial térreo, alugado pelo Tribunal.


A cerimônia contou com a presença da prefeita do município Renata Anchão Braga, que acompanhou o presidente Lorival no desenlace da fita inaugural do prédio. Como de praxe, o presidente do Tribunal também descerrou a placa comemorativa, oficializando a abertura dos trabalhos, ao lado das juízas Fernanda Cristina de Moraes Fonseca (titular da VT que está se transferindo para a unidade de Santa Cruz do Rio Pardo) e Rosana Alves Siscari, atual magistrada da 1ª VT de Jaboticabal, que assumirá a titularidade da unidade trabalhista ferreirense na próxima segunda-feira.

O evento foi prestigiado pelo desembargador Renato Buratto, presidente do TRT-15 na gestão 2010-2012, pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Ferreira, Luiz Antônio de Moraes, pelo juiz diretor do Fórum da Comarca de Porto Ferreira, André Gustavo Livonesi e pelo presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Francisco Jorge Andreotti Neto, entre outras personalidades da região, servidores e imprensa. Ainda pelo TRT compareceram o secretário-geral da Presidência, Evandro Luiz Michelon, e o diretor-geral, Paulo Eduardo de Almeida.

Andreotti Neto festejou a inauguração do novo prédio da VT, reconhecidamente muito mais apropriado ao exercício da prestação jurisdicional, com instalações mais dignas e confortáveis aos servidores, advogados e à população. O presidente da OAB local manifestou também o desejo da classe de advogados pela construção de uma sede própria da Justiça do Trabalho no município, uma vez que foi formalizada pela prefeitura a doação de um terreno ao Tribunal. Ao finalizar seu discurso, Andreotti teceu elogios aos servidores da VT de Porto Ferreira. "São os mais dedicados que conheço, sempre atentos ao trabalho, marcado pela prestação jurisdicional de excelência".

Para a juíza Fernanda Fonseca, as novas instalações da VT de Porto Ferreira decorrem do empenho da administração do Tribunal, de seus antecessores na direção da unidade e dos servidores, que não mediram esforços para a viabilização do empreendimento. "Porto Ferreira, a capital da decoração e das artes cerâmicas recebe hoje um presente, uma Vara do Trabalho à altura de sua dignidade", salientou. Segundo a magistrada, o prédio novo representa o compromisso do Poder Judiciário em oferecer estrutura adequada aos servidores, advogados, juízes e jurisdicionados, no atendimento das demandas cada vez mais crescentes. "De 2013 para 2014 houve um acréscimo de mais de 50% no número de ações ajuizadas, saltando de 1.713 para 2.637", anunciou. A juíza Fernanda ressaltou que o aumento se deve principalmente pela massificação dos conflitos e pela maior conscientização dos cidadãos em lutar pelos seus direitos. A magistrada reforçou ainda a necessidade da manutenção de investimentos que já vêm sendo feitos pelo Tribunal, principalmente em informação, formação e valorização das vocações.

"A cidade está em festa", anunciou a prefeita de Porto Ferreira, Renata Anchão Braga, destacando os diversos benefícios existentes no novo edifício como o conforto e a acessibilidade. "O espaço anterior não era adequado, e esta nova sede representa um grande ganho para a população ferreirense e também de toda a região. Renata desejou ainda sucesso para a juíza Rosana, que está prestes a assumir o comando da VT de Porto Ferreira e, dirigindo-se a doutora Fernanda, agradeceu pelo convívio. " Que a senhora leve nossa cidade em seu coração", finalizou.

O desembargador Lorival Ferreira dos Santos, à frente da Presidência do TRT desde dezembro último, elencou os principais objetivos de sua gestão nos próximos dois anos, que inclui a continuidade do programa de reformas, locações e construções do Tribunal para a melhoria da estrutura física das unidades judiciárias e consequentemente, maior qualidade no atendimento ao jurisdicionado. "Estamos inaugurando estas belíssimas instalações da Vara do Trabalho de Porto Ferreira, com espaço físico de cerca de 800 metros quadrados, 50% a mais do que o prédio anterior, que certamente irão trazer benefícios ao ambiente de trabalho, aumentando a autoestima dos servidores. É o que pretende o TRT". O presidente do Tribunal também destacou a existência de duas salas de audiência, espaço propício para a realização de conciliações, prática que pretende impulsionar em sua gestão.

Lorival anunciou duas novidades para Porto Ferreira: as tratativas para a tão sonhada sede da VT local e a designação para março de mais um juiz, visando auxiliar os trabalhos na unidade, que registra aumento crescente das demandas. Com base nas resoluções nº 70 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e nº 114 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõem sobre o planejamento, execução e monitoramento de obras no Poder Judiciário, cada tribunal deve elaborar o plano de obras, seguindo critérios como, por exemplo, a criação de Indicador de Prioridade – numeração atribuída a cada obra do plano, com o intuito de ordená-las segundo o seu grau de necessidade. A construção da VT de Porto Ferreira figura nesta lista de prioridades do TRT, que depende de verbas federais para dar continuidade ao projeto.

Quanto ao Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), já instalado em todas as unidades de 1º e 2º Graus do Tribunal, o presidente Lorival destacou os benefícios da ferramenta tecnológica, que põe fim à utilização do papel no Poder Judiciário e contou sua própria experiência de adaptação ao novo sistema. "O PJe não tem volta. Eu tenho 29 anos de magistratura e também fiquei apreensivo no início. Estamos todos aprendendo".

Após a solenidade, o presidente Lorival concedeu uma entrevista ao vivo à uma emissora de televisão, onde comentou sobre a celeridade na tramitação dos processos, uma necessidade perseguida com afinco pela Justiça do Trabalho, que foi pioneira na implantação do PJe. "O advogado, de seu escritório, casa, ou mesmo da praia, pode ajuizar uma ação trabalhista, evitando filas e deslocamentos até a VT", disse o desembargador.

  

*Com informações do site do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Fotos: Denis Simas
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Justiça do Trabalho inaugura nova sede em Porto Ferreira
Prefeitura e UNIMED assinam contrato para oferta de plano de saúde ao funcionalismo
MPF denuncia Usina Santa Rita por derramamento industrial em 2013
Descalvado recebe do Governador Geraldo Alckmin novo veículo para a Casa da Agricultura
Primeiros reajustes da conta de luz de 2015 ultrapassam os 40%
SP aperta fiscalização contra venda de álcool para menores antes e durante o Carnaval
Lobbe Neto toma posse como deputado federal em Brasília
Chuva forte causa queda de fachada de loja sobre dois carros em Rio Claro
Morador toma banho e lava a moto em vazamentos de São Carlos
Tribunal de Justiça de SP abre concurso para 345 vagas de escrevente; há vaga para Descalvado
Acidente mata mãe e deixa filho e marido feridos na SP-215
Com mais de 120 anos de existência, 'Casa Popular' conta sua história em DVD
Decreto que aumentou o preço da gasolina e do diesel começa a valer a partir deste domingo
Acidente de moto tira a vida de motociclista de 26 anos na Rua João Augusto Cirelli
Escolas municipais estão prontas para receber os 4.553 alunos na volta às aulas
Investimentos nas novas unidades de saúde do município são de mais de R$  900 mil
Descalvado registra cinco casos positivos de dengue
Trio é detido furtando fiação na SP-215
Neste sábado acontece a 21ª edição da 'Descida de Bóia' no Rio Mogi
Inflação do aluguel acelera em janeiro e acumula alta de 3,98% em 12 meses
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"