17/09/2015 (19h50) - Atualizada às 21h20

Royal Canin reuniu a elite de cães de polícia em Descalvado


Aconteceu nesta quinta-feira (17) em Descalvado, o III Torneio de Cães de Polícia patrocinado pela empresa Royal Canin do Brasil. O evento reuniu algumas das 30 melhores equipes de cães de faro e de patrulha policial (alem dos seus condutores), em simulações reais do dia a dia das ocorrências policiais como abordagens/detenção e busca por entorpecentes.

Clique aqui para ver todas as fotos

A principal missão do evento é o de desenvolver a habilidade de seus integrantes, tanto dos animais como da conduta dos policiais. No Brasil é muito raro esse tipo de disputa que testa – na prática – o desenvolvimento dos cães de patrulha e sua relação com a sociedade.

As provas aconteceram durante todo o dia, e seguiu criteriosas regras. Sessenta cães e 150 pessoas no entorno foram divididos em duas seletivas: cães rastreadores e cães de abordagem/patrulha. Animais e policiais foram avaliados por sua abordagem policial, busca de drogas e provas de imobilização. Os juízes são expert's no tema: Orisval Martins é um preparador de cães e lidera projetos como o quadro da Rede Globo – Cachorrada Vip, no Domingão do Faustão. Carlos de Almeida Baptista Sobrinho trabalhou durante 25 anos na Cinofilia Militar e Eduardo Lima Camargo faz parte da Policia Militar Rodoviária Estadual e tem 20 anos de experiência no Canil Setorial da PM de Sorocaba. Os mais bem colocados são premiados com cães de linhagem como filhotes de Pastor Alemão e Belga e equipamentos de ponta para o trabalho nas ruas.

Além do desenvolvimento e treinamento dos animais, a Royal Canin reitera seu compromisso com o bem-estar de animais que estão – essencialmente – a serviço do homem e da sociedade como um todo.  O evento também reforçou o bom relacionamento que a empresa possui com as principais autarquias no Brasil. Hoje, mais de 80% delas mantém parceria com a empresa.

Participaram do torneio representantes de todo o País como a Polícia Militar de Minas Gerais, Batalhão de Polícia do Exército de Porto Alegre, Batalhão de Ações Especiais de Polícia de Campinas, Base Área de São Paulo, Batalhão de Ações Especiais de Polícia de Santos, Batalhão de Guardas - "Batalhão do Imperador" do Rio de Janeiro, entre outros. Todas as equipes que representam o que há de melhor no patrulhamento policial do país.

ANFITRIÃ - De acordo com Mariana Venâncio Rocha, Coordenadora de Marketing da Royal Canin, é muito importante para a empresa patrocinar este tipo evento, já que a Royal Canin nasceu voltada para o cão de trabalho, uma vez que seu fundador era criador da raça ‘Pastor Alemão’. Desde então, a empresa vem desenvolvendo essa parceria com este tipo de animal ao redor de todo o mundo. “Nós desenvolvemos alimentos específicos para os cães, e para nós, além de podermos estar juntos aos nosso parceiros, temos a oportunidade de promover e de divulgar o cão que está a serviço da sociedade. È uma união entre civis e autarquias para ajudar a desenvolver a habilidade dos cães, e nessa integração, eles podem melhorar e avaliar como estão os seus treinamentos no dia a dia”, explicou Mariana.

 
BATALHÕES DE ELITE - O Primeiro Tenente Daniel Rezende de Aguiar, do Batalhão de Ações com Cães [BAC] da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro conta que este tipo de competição é extremamente proveitoso para os homens e animais do seu batalhão. “O que a gente está fazendo aqui é praticamente a realidade do que a gente faz todo dia. É bem próximo da realidade”, contou o militar que disse ainda que a especialidade do seu batalhão é a busca de armas e drogas em comunidades e favelas do Rio de Janeiro. “Todos os dias a gente entre em operação, tanto sozinhos quanto em apoio ao Bope e ao choque”, disse o Primeiro Tenente.

Sobre a utilização dos cães nas operações em favelas e comunidades do Rio, Aguiar conta que as estatísticas demonstram a eficiência do uso dos animais durante o trabalho da PM. “No meu batalhão só este ano, já temos quase sete toneladas de drogas apreendidas, fora treze fuzis, centenas de pistolas, muitos presos, então pelas estatísticas, se vê que é proveitoso”, explicou o militar ao falar do trabalho realizado com a ajuda dos cães.

TRÊS DIAS DE VIAGEM - A equipe do 3º Batalhão de Polícia do Exército de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, foram os que vieram de mais longe para participar do torneio. De acordo com a Capitã Patrícia Barbosa da Silva, eles saíram de Porto Alegra ao meio dia da última segunda-feira (14), e depois de pernoitarem em Florianópolis, Osasco e em Pirassununga, chegaram em Descalvado no início da manhã desta quinta.

Responsável pelo policiamento em quartéis do Exército no Estado do Rio Grande do Sul, a Capitã Patrícia falou da importância do uso dos cães no trabalho da Polícia do Exército. “Umas das principais atividades do Terceiro Batalhão de Polícia do Exército é o trabalho de policiamento de faro com cães. Este é o nosso trabalho, e o principal do nosso canil é o faro de drogas. Também fazemos aproximadamente de três a quatro missões de faro por mês, em outros quartéis da guarnição de Porto Alegre. Revistamos armários, mochilas e revistando militares dentro de outras unidades por causa do problema de drogas que existe nos quartéis”, disse a Capitã do Exército.

A Capitã Mariana disse que o 3º Batalhão de Polícia do Exército de Porto Alegre conta com cerca de 700 militares e um canil formado por um efetivo de 15 homens e 20 cães. Ela conta que seu batalhão também foi convidado para trabalhar nas Olimpíadas do Rio Janeiro no próximo ano, devendo atuar no faro de explosivos.

JULGAMENTO - Coube ao grupo de árbitros avaliar os competidores e no final definir quem foram os melhores durante todo o dia de provas. De acordo com árbitro e instrutor Orisval Martins Lara, de 51 anos, um torneio como este realizado pela Royal Canin é de suma importância para as instituições ligadas à segurança pública do país. “A importância do campeonato é o de avaliar a qualidade técnica dos cães e dos treinadores, e hoje é o momento que podemos analisar o resultado do trabalho dos policiais com o seu cão de patrulha”, explicou.

Sobre ao realismo das provas, Orisval disse que elas se aproximam ao máximo daquilo que é vivenciado pelos homens e cães que participam deste tipo de competição. “Esse é o objetivo! É simular uma situação real e avaliar a preparação dos cães pro dia a dia, na sociedade, na rua, e em diversos tipo de ocorrência”.

Sobre as dificuldades no julgamento dos participantes do torneio, o árbitro disse que a principal preocupação é a de manter a imparcialidade. “A nossa principal preocupação é a de manter a imparcialidade, ser justo com todos os condutores e avaliar todos os detalhes operacionais com relação ao cão, nos trabalhos de perseguição, na qualidade de mordida e imobilização, e controle do animal também”, finalizou Orisval.

Durante todo o dia, foram realizadas provas de procedimentos de abordagem, avaliação do trabalho do cão e o trabalho de faro, que consiste na localização de entorpecentes. Cada uma das provas é analisada por um juiz especializado.


VENCEDORES - O cão Falcon, do Batalhão de Operações Especiais de Campinas, foi o grande vencedor do evento, sendo premiado na categoria de faro de entorpecentes e também na categoria geral, sendo premiado com dois novos filhotes para substituí-lo no batalhão. Na categoria de Imobilização, o vencedor foi o cão trazido pela Guarda Civil Municipal de Guarujá (SP). Já na abordagem, o primeiro lugar ficou com o 10º Batalhão da Polícia Militar de Piracicaba (SP).
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Royal Canin reuniu a elite de cães de polícia em Descalvado
Curso de marketing digital para vestuário será oferecido em Descalvado
Henrique doa viola autografada por Mazinho Quevedo em prol da campanha de ajuda à enfermeira Lina
Prefeitura Municipal deu início à vacinação de cães e gatos na zona rural
Advogado suspeito de pedofilia presta depoimento na PF em São Carlos
38º Batalhão da PM tem novo Comandante
Veículo queimado é encontrado na SP-215, entre São Carlos e Descalvado
Estudantes de instituições particulares de Descalvado podem se inscrever no programa 'Educa Mais Brasil'
Royal Canin promove em Descalvado o III Torneio de Cães de Polícia
Motociclista de 30 anos morre depois de cair com veículo próximo à 'Curva do Portal'
Bandidos assaltam posto de combustíveis durante a madrugada
Acidente mata casal e deixa quatro menores e um idoso feridos na SP-225
Motociclista e garupa fogem da PM, batem em viatura e um acaba com ferimentos graves
Em continuidade à programação de aniversário da cidade, Desfile Cívico acontece neste domingo
Helton Venâncio está de licença do cargo de vereador
Tendências de cabelos para o verão 2015: já está preparada para arrasar na próxima estação?
Atletismo e voleibol conquistam medalhas nos Jogos Regionais do Idoso 2015
Governo anuncia mudanças no 'Minha Casa Minha Vida' e encarece o custo para famílias de baixa renda
Peça “O Menino Maluquinho” encantou crianças de Descalvado e Analândia
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"