22/04/2016 (11h48)

Município intensificará campanha de prevenção ao Câncer de Útero

Parceria gratuita entre Prefeitura Municipal e Hospital do Câncer de Barretos capacita mais de 60 profissionais da Atenção Básica de Saúde para a realização de exames preventivos às mulheres.


Mais de 60 profissionais da Saúde passam porcapacitação
para atendimento das mulheres na rede municipal.
A partir de agora a parceria entre a Prefeitura Municipal de Descalvado e o Hospital de Câncer de Barretos intensificará a divulgação do Programa de Prevenção do Câncer de Colo de Útero chamando as mulheres para a realização do exame preventivo da doença, o Papanicolau.

O coordenador do Serviço da Prevenção do Câncer de Colo de Útero do Hospital de Câncer de Barretos e responsável pelos exames de Papanicolau, dr. Marcelo Almeida esteve no dia 18 e 19, segunda e terça-feira em Descalvado, sendo recebido pelo prefeito Henrique do Nascimento, a diretora Municipal de Saúde,

Luiza Tinelli, a enfermeira do NASM  (Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher) Juliana Mazaro e o procurador Jurídico Geral, dr. Silvio Bellini para dar continuidade à segunda etapa da parceria firmada em outubro de 2015, sem qualquer custo para o município.

Depois de fornecer material apropriado para a coleta do exame preventivo ao público feminino em estado fértil e realização do controle das análises e diagnósticos, no ano passado, este ano dr. Almeida realizou a capacitação de 54 agentes comunitários, 08 enfermeiras e 02 médicos da rede municipal de Atenção Básica à Saúde para a intensificação da coleta de exames no município.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Descalvado estima um público de 10 mil mulheres em idade para a realização do Papanicolau, mas na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) o número de exames ainda é baixo. A meta é conscientizar as mulheres que nunca fizeram o exame ou não mantém uma rotina anual, da importância da prevenção do câncer de colo de útero.

Durante a recepção e reunião na Prefeitura, dr. Almeida teve acesso a dados importantes e orientou a equipe do prefeito de como será a organização e o planejamento de desenvolvimento do Programa de Prevenção, pois esta parceria é feita apenas com 104 municípios dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, e quem não segue as regras é excluído da parceria.

Todas as mulheres têm direito ao atendimento SUS - É importante que o público alvo deste programa saiba que o atendimento do SUS é para todas as mulheres, independente se possuem convênio médico ou não. O alerta é de que uma vez iniciado o processo pelo SUS o governo se responsabiliza inclusive pelo tratamento, nos casos que ocorrerem anormalidades nos diagnósticos, e quem iniciar pelo plano de saúde não poderá migrar para o atendimento público.

O Hospital de Barretos recebe uma média de 500 a 600 exames por dia e a preocupação de fato tem sido com as mulheres que por vários motivos não procuram pelo exame de Papanicolau. A rede pública municipal tem registrado uma média de menos de 200 exames no mês, número este considerado abaixo do ideal.

O município tem uma estrutura de atendimento na Atenção Básica que foi elogiada pelo dr. Almeida, o que precisa é fazer com que as informações e orientações cheguem a essas mulheres que não fazem o controle rotineiro.

Além do Centro de Saúde ‘Dr. Vital Brasil’ - no centro da cidade que faz o exame todas às segundas-feiras, às 13h, mais seis unidades de Saúde são habilitadas para a coleta do exame de Papanicolau: Postos de Saúde do Jardim Colonial – segunda-feira, às 13h30; Tamanduá - quarta-feira às 13h; Morada do Sol - quarta-feira às 8 h; Santa Cruz - quarta-feira às 13h; Jardim Albertina – sexta-feira às 13h e São Sebastião de sexta-feira às 13h.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Município intensificará campanha de prevenção ao Câncer de Útero
“Adora Descalvado” traz Renata Guerreiro neste sábado
Motorista é rendido e carga de cigarros com destino a Descalvado é roubada
Homem morre atropelado na Rodovia Anhanguera, em Pirassununga
Rejuvenescimento facial: novas técnicas e desafios
SP registra alta de 300% nas queimadas em relação a abril de 2015
Polícia Militar deu início à Campanha do Agasalho 2016
Homens morrem em troca de tiros com policiais militares de São Carlos
Polícia investiga furto de 50 cabeças de gado de fazenda de Descalvado
Câmara aprova abertura de impeachment de Dilma; processo segue para o Senado
APAD é reconhecida de utilidade publica pelo governo estadual
Caminhão carregado com cana tomba e motorista fica preso às ferragens
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"