31/05/2016 (20h00)

Vídeo produzido pelo Juiz de Direito da Comarca mostra as belezas de Descalvado

"É sob este ângulo que vejo a nobreza da cidade: beleza intocada, simplicidade e muitas pessoas humildes", disse o Dr. Rodrigo Tristão de Almeida sobre seu vídeo denominado "Luzes de Descalvado". Juiz de Direto declara seu amor pela cidade e diz que aqui é que ele se sente em paz.

Por Mário Zambelli

Um vídeo produzido inteiramente pelo Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Descalvado, Dr. Rodrigo Octavio Tristão de Almeida, e que traz imagens de algumas das mais belas paisagens naturais da cidade, além de alguns espaços e construções tidas como marcos do município, tem feito grande sucesso nas redes sociais. Com pouco mais de 24 horas de publicação, o vídeo [veja ao lado] postado no canal do magistrado no Youtube já conta com quase 2 mil visualizações.

Filmado e editado inteiramente pelo próprio Dr. Rodrigo - que trabalha em Descalvado há dez anos e reside

aqui há aproximadamente seis -, o vídeo que tem duração de cerca de nove minutos exibe imagens espetaculares do Salto do Pântano, do Salto do Gasoso, do Rio Mogi Guaçu, do Castelo Almansa e da Igreja Matriz, dentre outros, capturadas com o auxílio de uma câmera e também de um drone, equipamento este segundo ele, utilizado pela primeira vez nesta produção.

De acordo ele, a idéia de produzir o vídeo surgiu ha cerca de um ano, e foi ganhando força depois que ele começou a fazer filmagens de Parques Nacionais de todo o país. "Percebi que a riqueza natural de Descalvado merecia ser registrada. Esse registro estava ao meu alcance e se voltava para um olhar mais puro e reverencial, É sob este ângulo que vejo a nobreza da cidade: beleza intocada, simplicidade e muitas pessoas humildes. A cidade é delas e por isso existe a magia que o vídeo captou", descreveu o Juiz em entrevista exclusiva para o DESCALVADO NEWS. "A vontade de fazer o vídeo surgiu da experiência que eu tinha com fotografia e filmagem de natureza e do contato que tive com tantas belezas em Descalvado", explicou.

Ao todo, foram cerca de três meses para que todas as imagens pudessem ser capturadas, sendo que algumas vezes foi necessário acordar cedo para conseguir o resultado esperado. "Às vezes a gente pensa que é só ir num lugar e filmar. Mas para conseguir a 'luz mágica', que faz toda a diferença, várias vezes acordei às 4h00 da manhã para estar com o equipamento pronto, no lugar certo, na hora certa. A qualidade do vídeo depende da noção de fotografia, composição, luz e percepção daquele lado divino que nem sempre estamos preparados para enxergar. Esse é o desafio: tentar registrar aquilo que nem todos estão abertos a ver no dia a dia", descreveu Dr. Rodrigo.

A edição foi feita à medida que as imagens eram captadas. "Se fosse resumir, diria que foram no mínimo 60 horas inteiras dedicadas exclusivamente à edição. A edição é uma arte à parte", disse o Juiz.

Sobre o seu espírito aventureiro - e que o tem levado a conhecer os lugares e as paisagens mais bonitas do nosso país -, Dr. Rodrigo disse que isso vem desde a sua adolescência, afirmando ser um grande explorador das belezas naturais. "Para começar a me descrever, acredito primeiramente que é necessário tirar o Dr. da frente (risos). Não sou ninguém em especial. De fato, esse lado aventureiro é bem aflorado desde quando eu era adolescente. Começou a ter maior expressão quando percorri de bicicleta a Ilha de Cuba com um amigo, com patrocínio de algumas empresas. Foi nessa oportunidade que consegui publicar minhas primeiras fotos e textos. Essa vontade de buscar o mundo, seguir o vento, deixar me levar pela intuição, tentar captar a beleza inexplicável, divina, é uma das minhas facetas principais", descreveu-se, concluindo ainda que ultimamente tem procurado deixar um registro de suas viagens e das suas experiências em seu canal do Youtube ou em uma revista especializada de motocicletas, como forma de compartilhar esses momentos.

Questionado se as viagens e os vídeos são apenas um hobby, Rodrigo [que agora me sinto mais a vontade para assim chamá-lo] afirmou que na verdade trata-se de uma paixão arrebatadora. "Mais que um hobby, é uma paixão arrebatadora! Fotografar e mexer com imagens é uma das estratégias que utilizo para ficar em estado de paz. Em alguns raros momentos me dedico a escrever. Tenho dois livros publicados. O que mais gosto se chama 'Reflexo'. Além da paixão pelas imagens, gosto muito de praticar vários esportes, como corrida, tênis, slackline e outros. Também pratico yoga e tenho respeito solene por esta atividade", respondeu.

Sobre o vídeo 'Luzes de Descalvado' e a utilização do drone, Rodrigo contou que ao contrário do que possa parecer, ele ainda não contava com muita experiência no manuseio deste tipo de equipamento. "Várias imagens foram captadas por um drone, mas nem todas. Ao contrário do que pode parecer, não tinha experiência nenhuma com drone. Este vídeo foi o primeiro em que utilizei o equipamento. Treinei bastante em simulador antes de colocá-lo para voar. Acredito que a qualidade das imagens venha de um conjunto de luz e composição, unidas a uma pilotagem mediana do drone" explicou.

Já a respeito da escolha dos cenários, ele disse que foi uma coisa intuitiva, sem que possa explicar racionalmente, afirmando ainda que houve apenas um lugar que lhe foi sugerido: o Rio Mogi Guaçu. "Felizmente contei com a ajuda de pessoas queridas. Algumas permitiram que eu as filmasse, como o pessoal do senadinho, o seu Oswaldo, a turma da corrida, com o Alex, Erika e o Robson, nosso violinista Flavio, o jardineiro Celso.Troquei ideias, pedi sugestões, e contei com apoio em boa parte das filmagens. Todas as experiências foram ricas", relatou Rodrigo.

Sobre a sua relação com a cidade, o magistrado disse ter escolhido Descalvado para ser o seu lar. Na descrição do vídeo postado no Youtube, Rodrigo escreveu: "Entre as muitas moradas você é a escolhida. Cidade de luz, Descalvado, é lar de contentamento. É rainha de grandes belezas, de rios, cachoeiras e montanhas". Perguntado sobre o significado destas palavras, ele assim nos respondeu: "Me parece que as palavras dizem realmente o que sinto. Entre os vários lugares em que eu poderia morar, Descalvado foi escolhida para ser o meu lar. É onde, por enquanto, me sinto em paz. Me sinto em paz porque aqui posso trabalhar, porque aqui tenho contato com pessoas queridas e porque a natureza é particularmente maravilhosa. Eu amo Descalvado e as pessoas simples e humildes que vivem aqui".

Perguntado se ele acredita que o vídeo pode fazer com que os descalvadenses vejam as belezas naturais do município com outros olhos, ele diz que muitas vezes a beleza pode estar perto, mas que por alguma razão, não paramos


"Eu amo Descalvado e as pessoas simples e humildes que vivem aqui" - Dr. Rodrigo Tristão de Almeida

para observá-la. "Um dos objetivos  é mostrar, principalmente aos moradores de Descalvado, que às vezes a magia e a beleza estão muito perto, mas por diversas razões nós não paramos para observar. Quantas vezes viajamos para longe para ver algo bonito, mas sequer conhecemos o esplendor do rio que está no nosso quintal? Serve de metáfora para tudo na vida", questionou o Juiz de Direito.

Por fim, perguntamos se podemos esperar dele novos trabalhos com essa mesma qualidade, e que demonstra todo o seu apreço por nossa querida Descalvado. "A ideia é boa. Eu poderia passar a vida fotografando e filmando Descalvado, porque aqui há belezas sem fim. Vou trabalhar essa ideia e espero que em breve eu possa divulgar um novo vídeo mostrando mais belezas de Descalvado. Em breve, então, pode surgir o "Luzes de Descalvado 2". Finalmente, agradeço pela oportunidade de divulgar o vídeo por esse veículo de imprensa, e agradeço a você, Mário, pelo interesse verdadeiro em compartilhar a magia desta terra", finalizou Dr. Rodrigo Tristão de Almeida.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Vídeo produzido pelo Juiz de Direito da Comarca mostra as belezas de Descalvado
Temporal derruba árvores e causa estragos em Araraquara
PM prende homem e detém outros 2 adolescentes com arma e vários objetos suspeitos na Vila Albertina
Motociclista de 27 anos morre em acidente na SP-215, em Palmeiras
Polícia Militar de Porto Ferreira flagra dupla e interrompe furto a imóvel
Adiado por causa da chuva, passeio ciclístico do Proerd acontece neste sábado, dia 28
Vereador é expulso das dependências da Câmara Municipal e registra boletim de ocorrência
Fatec de São Carlos está com inscrições abertas para o vestibular do curso de Gestão Empresarial
Mineração Jundu promove Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Henrique e equipe vão à SP cobrar do governador a conclusão das obras da ETE
Prefeito assina doação de área para a ampliação da Zagarollo
Intervias espera tráfego 26% maior na saída para o feriado de Corpus Christi
Homem de 54 anos é acusado de abusar sexualmente de criança de 3 anos em Pirassununga
Descalvado disputará o ‘Dia do Desafio’ com cidade do Ceará
Polícia Militar realiza Audiência Pública nesta terça-feira
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"