|
O número de mortes no trânsito teve queda de 8% em todo o Estado de São Paulo. É
o que mostra o Índice do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de
Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), em um comparativo entre fevereiro
de 2016 e fevereiro de 2015. No mesmo período, houve redução de 22% no número de
acidentes. Esses e outros indicadores constam do Infosiga-SP, do mês fevereiro,
divulgado nesta segunda-feira (21).
Lançado no dia 23
de fevereiro, o Infosiga-SP é um relatório que traz informações
mensais sobre acidentes e óbitos em consequência de ocorrências
no trânsito, em todo o Estado. A publicação |
refere-se a dados
do mês anterior, e os informes dos 645 municípios do Estado de
São Paulo ficam disponíveis na internet.
O documento
apresenta faixa etária, gênero da vítima, tipo do veículo
envolvido e perfil do acidente. A propósito, do total de óbitos
por acidentes de trânsito ocorridos em fevereiro de 2016, 61%
foram provocados por colisões e atropelamentos; 78% envolveram
pessoas do sexo masculino, e 27% eram jovens de 18 a 29 anos.
Conforme ainda dados do Infosiga-SP, a maior parte das vítimas
estava em motocicletas (29%) ou era pedestre (26%).
Com o principal
objetivo de reduzir em 50% o número de vítimas fatais no
trânsito até 2020, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
é inspirado na Década de Ação Pela Segurança Viária (período de
2011 a 2020), estabelecida pela Organização das Nações Unidas
(ONU), para chamar a atenção sobre a questão da violência no
trânsito.
Os 15 municípios
selecionados são Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva,
Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande,
Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São
Roque e Sorocaba.
No total, serão
destinados cerca de R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para
investimentos nesses municípios em iniciativas voltadas para
fiscalização, sinalização e educação no trânsito. Com esse
aporte, os convênios terão o prazo de um ano para executar todo
o planejamento. A proposta é que os projetos bem-sucedidos
possam servir de modelo para outras cidades e assim
sucessivamente.
*Fonte: Portal
do Governo de São Paulo (Foto: Mário Zambelli)
|