12/03/2016 (12h30)

8 DE MARÇO

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Paula Peripato fala das dificuldades no exercício do seu mandato como vereadora

Única representante feminina na chamada 'Casa da Democracia', vereadora chama as formadoras de opinião a fazer parte de uma luta em prol da população descalvadense.

Por Marisa Monzani (Especial para o Descalvado News)

Na semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, convidamos a Vereadora Paula Peripato - única representante do sexo feminino a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo descalvadense - para falar das dificuldades e do preconceito que a mulher ainda sofre no meio em que até muito pouco tempo atrás, era reservado exclusivamente ao homens. A mulher é o centro de tudo, é a quem Deus deu o dom da vida, do amor, da paciência, da criatividade, da organização, da humanidade, da compaixão e amor ao próximo e de extrema inteligência e capacidade de adaptação.

Enquanto ela poderia se limitar a dar amor à família e se dedicar aos afazeres do lar, a mulher saiu de seu ninho de conforto e foi em busca de igualdade, igualdade de

valores. Uma história que todo mundo sabe, foi iniciada lá no século XIX, na Europa, quando a mulher começou a trabalhar fora de casa e ter sonhos de realização porque ela é mais.

Os direitos da mulher só começaram a ser reconhecidos depois de muita luta e algumas tragédias, registradas pela história em várias épocas diferentes: onde em  8 de março de 1857 – greve em uma indústria têxtil de Nova Iorque por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres;  8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil, um movimento que também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Só em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Por tudo isso a matéria traz uma pessoa escolhida a dedo para representar ao menos as mulheres da cidade de Descalvado, naquele que é o local descrito como a 'Casa da Democracia'. Irmã, mãe, esposa, sogra, amiga, trabalhadora e vereadora eleita pelo povo, Ana Paula Peripato Guerra respondeu algumas perguntas que tratam da sua luta, suas metas e de forma sucinta, também comentou sobre as perseguições e difamações que têm sofrido durante o exercício do seu mandato.

Para aqueles que não sabem, a vereadora foi agredida verbalmente diante de seus pares por outro vereador, durante o expediente da sessão legislativa do dia 29 de fevereiro. Discreta, Paula preferiu não comentar nesta entrevista sobre a atitude do vereador que a insultou de forma covarde, o que a levou inclusive a registrar um Boletim de Ocorrência. O caso deverá ser analisado pela justiça, uma vez que na Câmara Municipal de Descalvado não há um Código de Ética que possa punir o autor das ofensas.

Acompanhe a entrevista da vereadora:

DN - Como uma das representantes das mulheres em nosso município na homenagem ao Dia Internacional da Mulher, como se sente sendo a única mulher a militar atualmente na política descalvadense? 

PAULA - Sendo a única representante no Legislativo descalvadense me sinto com uma responsabilidade muito grande. Mas sinto também que a mulher brasileira precisa conquistar mais espaço em todas as três esferas da política, conseguir número determinado em cada uma delas, já que a representatividade feminina é tão pequena.

Há muito que almejar principalmente o respeito dos homens pelos nossos ideais femininos, nossa forma profissional de pensar e agir, unindo forças sempre para o bem comum.

DN - Quais as principais dificuldades que você vê no cenário político da Câmara e do Executivo Municipal, no tocante à valorização da mulher? Fale das perseguições e falta de respeito que tem sofrido nos últimos tempos.

PAULA - Desde que assumi em 2013, minha proposta foi trabalhar pelo bem comum da cidade, esquecendo partido e poder, e lembrando de buscar sempre por soluções para os nossos problemas.

Infelizmente tem aqueles que só pensam no poder e pior, misturam o pessoal com o profissional, sem ética e respeito com as pessoas.

Estou vencendo a cada dia uma dificuldade como vereadora. Tenho enfrentado problemas com alguns colegas que não querem entender a minha forma de trabalhar, e eu devo respeitá-los. Mas quero que essas pessoas me respeitem para que juntos possamos compartilhar as conquistas do município.

Quero aqui agradecer os colegas que respeitam e apoiam o meu trabalho e que são a maioria na câmara.

DN - O recado que manda para as demais mulheres da comunidade e formadoras de opinião para que venham conhecer melhor a política e se interessarem para valer dos assuntos da nossa cidade.

PAULA - O meu recado às mulheres é para que elas façam parte dessa luta pelo espaço da mulher na política e na sociedade buscando sempre informações sobre os seus direitos, participando de programas e eventos que discutam o papel da mulher em Descalvado e que se valorizem e apoiem as mulheres que saem na frente, abrindo portas para as gerações futuras. Acho que juntas podemos mais.

DN - Quais suas metas para o futuro?

PAULA - Bem, se você se refere à política, digo que o Partido dos Trabalhadores (PT) é que irá tomar a decisão de quem serão os seus candidatos.

Sei das minhas metas pessoais, onde estão inclusas voltar a ser voluntária nas entidades assistenciais da cidade, atuar nos conselhos municipais e participar de uma ONG para continuar fiscalizando os atos dos poderes públicos, ajudado a cidade no que for necessário.

Quero também aproveitar a minha família, a minha neta Lívia, meus filhos e meu esposo, pois são eles que me apoiam e me dão força para suportar os desafios que eu encontro na política descalvadense.

E para finalizar esta homenagem, quero estender e parabenizar a todas as mulheres em especial às voluntárias do nosso município pela passagem do Dia da Mulher. O trabalho de vocês  é de extrema importância para a nossa cidade e os nossos cidadãos.

Obrigada!!!
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Paula Peripato fala das dificuldades no exercício do seu mandato como vereadora
Polícia Militar de Porto Ferreira localiza Vectra GT roubado em Descalvado e prende uma pessoa por receptação
Ciclista de 58 anos morre após ser atropelado na Avenida Antônio Fregonese
Trio é preso com oito aves silvestres, duas armas, picape e objetos furtados
Promotor que pediu a prisão de Lula é o mesmo que mandou prender seis vereadores de Porto Ferreira em 2003
Caminhão tomba na Perimetral César Martinelli
Escola Municipal de Música dá início às aulas de "Canto Coral"
Presidente Helton Venâncio esclarece recomposição salarial a vereadores
Descalvado sai na frente e fará vacinação contra a raiva no dia 12
Violência doméstica mata cinco mulheres por hora diariamente em todo o mundo
Tiririca disponibiliza emenda de R$ 300 mil para Descalvado
Dois homens desaparecem no Rio Mogi Guaçu em Pirassununga
EDITORIAL: Há que endurecer-se, mas sem jamais promover o diálogo
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"