07/09/2016 (17h23)

Membros do COMSEP entregam cartilha de ações de segurança pública aos candidatos a prefeito

Foco principal das ações propostas é o combate aos roubos com violência, furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas, além do funcionamento das câmeras de monitoramento e a implantação da Atividade Delegada.

O COMSEP (Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa do Cidadão do Município de Descalvado) realizou mais uma reunião mensal no último dia 1º de setembro, no Plenário da Câmara Municipal e solicitou a presença dos cinco candidatos da chapa majoritária para conhecerem as principais necessidades apontadas pelo comando da 3ª Companhia da Polícia Militar de Descalvado que devem compor o Plano de Governo do próximo prefeito a partir de 2017. Todos compareceram e demonstraram interesse recebendo uma cartilha com as ações propostas.

Depois de quase um ano reunindo representantes de entidades de classe

e órgãos ligados à segurança pública do município, o COMSEP  é constituído de fato através da Portaria  Municipal nº 79/2016, e apresentado em reunião com a  1ª promotora de Justiça, dra. Mariana Fittipaldi, no último dia 05 de agosto, na sala do Júri do Fórum local, onde ficou definido que as próximas reuniões mensais seriam realizadas no Plenário da Câmara Municipal.

Na noite do dia 1º de setembro, depois da reunião com os membros do Conselho a porta do Plenário foi aberta para recepcionar os cinco candidatos a prefeito. Helton Venâncio e Luiz Antonio do Pinho, coligação “Sempre ao Lado do Povo” PSDB-DEM foram os primeiros a chegar na hora marcada às 19h30, mas como os demais candidatos se demoraram, Pinho se ausentou para retornar quando a audiência já havia começado. Compareceram Guto e Camila, da coligação “Inovar para Crescer” PTB-PRTB, Becão Reschini e Luiz Carlos Rosa Vianna, da coligação “Unidos pelo Bem de Descalvado” PR-PPS e, os candidatos Gilson Romanelli, da coligação “Um Tempo Novo para Descalvado” PTN/PMN/PEN e, Fábio Ferraz do partido isolado PSOL, não apresentaram seus vices, professor Marcelo Brambilla e o sindicalista Francisco Piauí.

A mesa da audiência com os candidatos foi comandada pelo representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rafael Franco de Lima, pelo diretor da Câmara Municipal, Diego Luís Mendonça Lastosa e pelo capitão da PM, Daniel do Amaral Veiga, o qual fez a apresentação das estatísticas de comparação do índice de criminalidade no município entre 2015 e 2016.

Nos casos de homicídios e crimes contra a vida o município se porta de forma tranquila, mas nas ocorrências de roubos com uso de arma de fogo e ou violência, bem como furtos e  roubos de veículos sob ameaças os dados ainda são aceitáveis, sendo que num comparativo a cidade de Santa Rita do Passa Quatro – sob o comando da 3ª Cia da PM de Descalvado, se apresenta com um cenário mais favorecido, ou seja, capitão Veiga disse que é preciso o apoio de toda a comunidade e das autoridades para se manter esse controle dentro dos parâmetros de aceitabilidade de acordo com o índice populacional do município.

Embora, furto em residências registrou uma queda houve aumento nas prisões de pessoas envolvidas com drogas e na apreensão de armas de fogo. O número dessas ações no primeiro semestre de 2016 é muito superior ao número de todo ano de 2015.

A cartilha entregue aos candidatos sugere ações contidas em um plano municipal de segurança, divididas em quatro grandes grupos: 1-Identificação e redução dos fatores potencializadores da criminalidade; 2-Urbanização; 3-Gestão pública integrada e com foco na prevenção e, 4-Recursos e Incentivos.

Entre os assuntos da pauta esteve a questão da necessidade de se colocar em operação as câmeras de monitoramento já instaladas no município em 2013, a  assinatura do convênio para a Atividade Delegada – implantada em Santa Rita do Passa Quatro e que vem rendendo grandes resultados, regularização do trânsito – com a adequação das placas de sinalização e faixas amarelas de acordo com o código de trânsito, bem como a fiscalização para as vagas especiais (idoso e deficientes), entre outras medidas de fiscalização a comércios noturnos e a realização de treinos de simulação de atendimentos emergenciais envolvendo situações trágicas. A meta é chegar ao tempo de resposta do município com o atual suporte de prestação de socorro.

Capitão Veiga passou a palavra para Cristiano Venâncio de Souza, nomeado tutor do Bairro Recanto dos Cisnes, dentro do projeto “Vizinhança Solidária”, recentemente implantada com o monitoramento e suporte da PM, estendido para o Bairro Morumbi. Cristiano descreveu de forma detalhada o avanço na prevenção ao crime naquela região. A união da comunidade do bairro tornou possível a colocação de placas provisórias para a denominação das ruas com a identificação da participação no “Vizinhança Solidária”, facilitando o atendimento pela polícia.

Muitas das ações propostas pela cartilha elaborada pelo comandante Veiga já faz parte do Plano de Governo dos candidatos. E todos os presentes sinalizaram de que se forem eleitos darão pleno suporte ao plano de segurança pública.

Em entrevista o candidato do PSDB-DEM, Helton Venâncio lembrou que Atividade Delegada já foi amplamente discutida na Câmara Municipal em seu mandato como  atual vereador e presidente da Câmara e que fará de tudo para que esse convênio com o Estado seja assinado em definitivo. A inclusão do município neste convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública também fez parte do Plano de Governo do vice de Helton, o empresário, presidente do DEM e ex-secretário público, Luiz Antonio do Pinho, quando concorreu à eleição suplementar em 2013. Becão Reschini e os demais candidatos também afirmaram que darão total atenção para que a Atividade Delegada seja uma realidade em Descalvado.

*Colaborou: Marisa Monzani
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Membros do COMSEP entregam cartilha de ações de segurança pública aos candidatos a prefeito
Mars Brasil abre vagas para Programa de Estágio 2017
PM captura procurado pela justiça durante a Festa de Aniversário de Descalvado
Jovem confessa decapitação e afirma à polícia que 'sempre teve vontade'
Diretor Presidente da Unimed São Carlos têm carro alvejado a tiros na SP-215
Motorista morre após capotagem na 'Estrada Velha' para Porto Ferreira
Praça da Matriz recebe a abertura de shows ao vivo neste sábado
Prefeitura estuda a retomada do Programa Time do Emprego
Estância Santa Amélia realiza leilão em prol da Santa Casa
PM de Descalvado prende 5 pessoas em flagrante por tentativa de furto à casa lotérica
Polícia Ambiental encontra espécies nativas de aves mantidas em cativeiro
Técnico em Design de Interiores está com vagas abertas no Senac São Carlos
Santa Clara Eco Resort cria promoção especial para o Aniversário da cidade de Descalvado
IBGE divulga estimativa de habitantes das cidades brasileiras; Descalvado possui população de 33.165 pessoas
Caminhão danifica semáforo, sobe em canteiro central e tomba em avenida de São Carlos
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"