Pesquisar em todo o site


16/01/2018 (07H51)

COMUNICADO DA SECRETARIA DE SAÚDE

Não há motivo para preocupação
com a febre amarela em Descalvado


A
Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira (15), que não existe nenhum motivo de preocupação por parte da população quanto à febre amarela. O problema com a doença está ocorrendo apenas em uma região do estado de SP, e Descalvado está distante dos municípios que estão registrando casos da endemia.

Desde o final do ano passado, algumas cidades paulistas registraram um aumento no número de casos da febre amarela, bem como o aparecimento de animais silvestres (macacos) mortos em regiões de parques ou de matas fechadas próximas às áreas urbanas, especialmente na região metropolitana do estado e em municípios do Vale do Paraíba e do litoral norte.

Na região central do estado – onde Descalvado está localizado – não houve aumento do  número de casos da doença, razão pela qual a população não precisa se preocupar.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a desinformação ou o entendimento equivocado do problema do qual vem enfrentando parte da população de alguns municípios, têm causado um aumento considerado na procura pela vacina contra a febre amarela. Antes, cerca de 3 a 4 pessoas (em média) procuravam semanalmente pela vacina nos postos de saúde de Descalvado. Com o noticiário maciço - e muitas vezes confuso - a respeito de diversos problemas nas regiões apontadas como áreas de risco, o número de descalvadenses que passaram a procurar pelo atendimento e pela vacina saltou para 57 somente na última semana.

Ainda segundo a Secretaria, aproximadamente 92% da população descalvadense recebeu a imunização contra a febre amarela. Vale lembrar que já ocorreram campanhas contra a doença nos anos de 1994 e 2008, e desde o ano passado, um grande número de pessoas também procuraram pelos postos de vacinação a fim  de tomar a vacina, o que reduziu muito o risco de surto da doença no município.

A orientação é de que apenas as pessoas que vão viajar para as áreas consideradas de risco ou que não se recordam ou não possuam um registro de que recebeu a imunização é que devem procurar um posto de saúde para se vacinar. Quem recebeu uma dose da vacina já está imunizado para o resto da vida. Para pessoas acima de 60 anos  de idade, a vacina só é aplicada com recomendação médica.

CAMPANHA DE VACINÇÃO SERÁ SOMENTE EM ÁREAS PRIORITÁRIAS  - O governo de São Paulo anunciou que fará o ‘Dia D de Vacinação’ contra a Febre Amarela no dia 3 de fevereiro. A campanha inédita no estado vai se estender até o dia 24 do mesmo mês, com a aplicação de doses fracionadas da vacina em 53 municípios prioritários. Em 40 deles, a dose será ofertada para toda a população, devido à alta concentração de mata. Nos 13 municípios restantes, a vacina será dada aos moradores de locais mais vulneráveis. Na capital paulista, a imunização fracionada será disponibilizada em 15 distritos. [Veja abaixo no mapa a lista dos municípios].

A vacina fracionada tem um quinto da vacina integral. Embora com menor quantidade, seu efeito protetor é semelhante ao da dose padrão. A diferença é o tempo de proteção. Enquanto na dose padrão a imunidade é, em tese, para a vida toda, a da vacina fracionada é de 8 anos.


 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

AO LONGO DE 2017
Arrecadação do ISS sobre o pedágio rende quase meio milhão para a Prefeitura de Descalvado

123 VEÍCULOS APTOS A VOLTAREM À CIRCULAÇÃO
Detran-SP realiza leilão de veículos apreendidos em Descalvado e outras quatro cidades da região

NO CHILE
Reinaldo Colucci inicia temporada com 4º lugar no Ironman

EM SÃO CARLOS
Caminhão de etanol tomba na Washington Luís e causa congestionamento
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"