Com o objetivo de
identificar e assegurar os direitos das pessoas com Transtorno do
Espectro Autista (TEA), a Prefeitura Municipal, por intermédio da
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Casa dos
Conselhos, começou a emitir carteiras municipais em Descalvado.
De forma a dar cumprimento às diretrizes da Política Nacional de
Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista,
considerada para os todos os efeitos legais como deficiente, a expedição
da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA pretende ampliar a
garantia ao acesso e o atendimento aos serviços públicos e provados,
além de mapear os casos existentes no município e promover a inclusão
social destes indivíduos.
Para solicitar a carteirinha, o interessado ou o seu representante
legal, devem preencher o requerimento e apresentar o atestado médico
original ou cópia autenticada referente ao Transtorno do Espectro
Autista (expedido no período máximo há 6 meses); originais e cópias dos
documentos de identidade com foto do requerente e do representante
legal; cópia da carteira do SUS; cópia do comprovante de residência e
duas fotos 3x4 recentes.
A emissão da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com
Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é de graça e será entregue no
prazo máximo de 15 dias.
Segundo a Prefeitura, a carteirinha tem validade de cinco anos e deve
ser renovada a cada período para atualização dos dados cadastrais.
Para solicitar a carteirinha, é necessário apresentar os documentos
pessoais na sede da Casa dos Conselhos, localizada à Rua José Bonifácio,
n.º 825, no Centro (em frente ao Ginásio Escola), de segunda a
sexta-feira, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.
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