08/09/2012
(11h33)
SEBRAE realizou palestra orientando empresários e empreendedores
que desejam investir em negócios pela internet
Participantes assistem a
palestra na ACID
Alexander Ferreira Lavelli -
Consultor de Qualidade e Tecnologia do SEBRAE e Flávia Monzani -
Agente de Desenvolvimento do Posto de Atendimento ao
Empreendedor - PAE |
Na última
quarta-feira, dia 05,
o Escritório
Regional do Sebrae-SP de São Carlos, em parceria com o PAE -
Posto de Atendimento ao Empreendedor e a ACID, promoveram a
Palestra "Site Empresarial: Uma Oportunidade de Negócio". O
evento gratuito e destinado a empresários e empreendedores com
interesse na criação e desenvolvimento de sites de negócios,
contou com cerca de 25 participantes dos mais variados setores.
O consultor de Qualidade e Tecnologia do SEBRAE,
Alexander Ferreira
Lavelli, foi o palestrante do encontro que apresentou aos
participantes o crescimento e a importância dos negócios
realizados pela internet.
Segundo o
consultor, o SEBRAE/São Carlos atende 19 cidades em nossa
região, auxiliando os empresários e empreendedores que pretendem
criar ou alavancar seus negócios no mundo virtual com a
realização destas palestras. Alexander explicou que as agências
do SEBRAE também prestam consultorias para aqueles que desejam
investir nos negócios pela internet, focando na qualidade e na
gestão destes empreendimentos, de forma individual ou coletiva.
Ainda segundo ele,
nas cidades onde têm ocorrido estas palestras, percebe-se uma
grande diversidade no perfil dos participantes, e onde é
possível encontrar pessoas que não tem conhecimento algum sobre
os negócios no meio virtual, porém sabem da importância deste
segmento e querem iniciar algum empreendimento ligado ao
comércio eletrônico, como também pessoas que já têm algum
negócio físico em pleno funcionamento, e que estão buscando a
expansão deste negócio através da internet, por meio de
divulgação ou da criação de uma loja virtual, buscando
principalmente a inovação através das ferramentas e
oportunidades oferecidas pelo rede mundial de computadores. |
Alexandre finaliza
dizendo que a palavra principal para traçar uma estratégia e
criar um site de sucesso, é o planejamento. "Não adianta nada
vislumbrar e querer ter um site ou uma loja virtual sem antes
não criar seu plano de negócios, e ter um planejamento adequado,
buscando informações se este negócio é ou não viável, se vai ou
não trazer resultados, quem são seus concorrentes, o que você
têm a oferecer e qual o seu diferencial", concluiu o
palestrante.
A reportagem ainda conversou com dois participantes da
palestra e que estão prestes a entrar no mundo dos
negócios virtuais. Segundo os empreendedores Sérgio
Augusto dos Santos, de 22 anos e Luis Paulo Oliveira, de
24 anos, após algumas pesquisas que os ajudaram a
definir o seu interesse em ingressar no ramo ligado a
tecnologia, e com a utilização de um plano de negócios e
a ajuda obtida por informações do próprio SEBRAE, que os
orientaram a traçar suas metas e objetivos, acabaram
mudando a sua estratégia, que inicialmente era a criação
de um site para comparação de preços e produtos dos
supermercados, porém com as pesquisas realizadas, as
estatísticas demonstraram a inviabilidade daquela idéia
e os levaram a mudar o foco, direcionando-os para um
projeto novo e mais amplo, que permitirá aos usuários a
comparação |
Sérgio Augusto dos Santos e Luis Paulo Oliveira |
dos preços
de produtos de consumo como eletroeletrônicos e
eletrodomésticos por exemplo, oferecidos por todos os
e-commerce's do Brasil. |
A partir daí, o
projeto foi tomando forma, auxiliados por profissionais ligados
à web design e marketing, além deles próprios iniciarem um
processo de especialização em comunicação, marketing digital e
webvitrinismo.
Ainda segundo
Luis Paulo, a previsão de lançamento do seu site é entre os
meses de dezembro de 2012 a janeiro de 2013.
Por fim, Sérgio
nos conta que a principal estratégia do seu novo negócio, que
tem têm hoje 25 sites prestando o mesmo serviço, é a de atacar
os 5 principais sites concorrentes, que auxiliado pelo seu
sistema em desenvolvimento e a um layout bem elaborado, e ainda,
agregado por novas e importantes informações, deverão se
sobressair e ganhar a confiança dos seus clientes e anunciantes,
agradando também os internautas e consumidores que buscam em um
site de comparação de preços todas as informações necessárias
para efetivar sua compra. |
|
|
|
|
|