02/08/2013 (08h08)

'Lei Maria da Penha ainda não é o suficiente', diz especialista da UFSCar

Segundo psicólogo, é preciso que seja feito um acompanhamento ao casal. Casos de violência contra a mulher cresceram 10% em SP no semestre.

A Lei Maria da Penha completa sete anos neste mês, mas apesar disso o número de casos de violência doméstica cresceu 10% no Estado de São Paulo, no primeiro semestre deste ano, em relação a 2012, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Para o psicólogo Sidnei Priolo Filho, do laboratório de análise e prevenção da violência da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a medida ainda não é suficiente e falta apoio psicológico ao casal.

“Quando a gente atende o casal, as coisas funcionam melhor, porque a gente procura uma mudança na forma como eles se relacionam, mostrando as consequências de cada comportamento, buscando o melhor para o homem, a esposa e para os filhos”, explicou o psicólogo.


Segundo Priolo Filho, na maioria dos casos, a ameaça está dentro de casa. “Os dados do Ministério da Justiça mostram que os homens morrem na rua, por causa da violência do trânsito ou urbana, e as mulheres morrem em casa, vítimas de homicídios provocados pelo parceiro ou ex-parceiro”, disse.

O especialista também diz que é preciso ficar atento aos primeiros sinais de violência. “Normalmente ela começa com um grau menor, com um empurrão, um tapa, xingamento e isso vai avançando, e até chegar ao homicídio a mulher já passou por várias instâncias, delegacias, serviços de saúde, por escola e em nenhum momento obteve algum tipo de ajuda ou suporte para conseguir resolver essa situação”.

Falta de apoio - Na Delegacia da Mulher em São Carlos, a reportagem do Jornal da EPTV encontrou uma recepcionista que é exemplo dessa falta de apoio à vítima. Ela, que prefere não se identificar, já fez dez boletins de ocorrência durante um relacionamento que durou 13 anos. Ela traz no corpo as marcas, já quebrou a clavícula e perdeu o baço, além de ser sequestradas pelo ex-marido, que não aceita a separação.

Ela tenta recomeçar a vida, mas o medo é um obstáculo. “Penso em mudar de cidade, deixar todo o meu passado, minha história e esperar que a Justiça seja feita”, disse. Ela já possuía medida protetiva, que proibia o marido de se aproximar dela, mas ele continua solto.

Ciúmes - Fernanda Feracini tinha 31 anos quando foi morta por estrangulamento dentro de casa, em Descalvado. Ela foi morta pelo namorado, com quem morava e mantinha planos para se casar. Ele foi preso. A mãe dela, Hilda Guiger, ainda tenta entender o motivo para tanta violência. “Eles tinham um bom relacionamento, nunca brigaram, se amavam o tempo todo e graças a ele perdi o amor da minha vida”, contou emocionada.

Segundo Hilda, o ciúme pode ter motivado o crime. “Ele tinha muito ciúme dela e ficava atrás dela pelo celular, onde ela estivesse ele ligava”, disse. Na tentativa de diminuir a dor, a família se mudou para Pirassununga. “Não tínhamos condições de ficar lá, não quero nem ver a cidade porque relembra muito e é triste”, afirmou o padrasto de Fernanda, Válter Guiger.

A edição n.º 39 do Jornal Descalvado News trouxe uma reportagem sobre o tema e constatou que também em nosso município houve o aumento no registro dos casos de violência contra a mulher. Apenas de janeiro à maio de 2013, foram registrados 69 casos de agressões registradas na Delegacia local. A reportagem trouxe ainda um depoimento emocionado de uma mulher que pasou pelo drama de ser agredida pelo seu companheiro. Veja na reportagem abaixo:

Na terça-feira (30), em Américo Brasiliense, Liliane Folador, de 29 anos, foi mais uma vítima da violência doméstica. Ela tinha dois filhos e foi morta pelo marido, que foi preso. Segundo a Polícia Militar, ela foi morta a marteladas e por estrangulamento. Os vizinhos relataram que o casal brigava com frequência.

*Com informações do G1/São Carlos
 

Participe você também do site Descalvado News elvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

'Lei Maria da Penha ainda não é o suficiente', diz especialista da UFSCar
Saveiro avança em local de parada obrigatória e é atingida por  caminhão no trevo de acesso da SP-215
Em uma rápida ação, Polícia Militar captura dois menores que praticaram assalto à mão armada
Carreta fica pendurada na rodovia Washington Luiz
Polícia reencaminha ao MP inquérito sobre morte de jovem em Ribeirão Preto
Prefeitura efetua o recape de ruas que apresentam boa pavimentação e 'esquece' das que necessitam do serviço
Quadrilha rende sete pessoas em chácara da vicinal Vito Gaia Puoli

Primeiro semestre registra saldo positivo na geração de empregos

Primeiro semestre registra saldo positivo na geração de empregos
Reunião de líderes políticos fecha acordo em nome do pré-candidato Henrique da Caixa
Jornada Mundial da Juventude é destaque em Sessão da Câmara
Sebrae-SP lança cartilha para lojista vender melhor no Dia dos Pais
Polícia Militar de Porto Ferreira efetua detenção por venda de produtos piratas
Prefeito de Araraquara extingue 88 cargos de confiança e reduz em 30% o número de secretários municipais
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"