“Eventos sazonais são ótimos momentos para o empreendedor
divulgar seus produtos e serviços de forma mais incisiva. Assim
como as outras datas, O Dia dos Pais traz desafios e
oportunidades para o varejo, com a demanda levando o faturamento
a uma variação positiva”, afirma o superintendente do Sebrae-SP,
Bruno Caetano.
Para atingir esse
objetivo, a cartilha orienta o lojista quanto a alguns cuidados
essenciais: não estocar itens demais apenas com vistas a
aproveitar descontos de fornecedores; não comprar pouco e, com
isso, perder oportunidades de venda. Fazer um mix de produto e
serviços, fazer promoções, criar motivos e oferecer sugestões
por faixa de preços também estão entre as instruções de apoio ao
comerciante.
No quesito
equipe, o material desenvolvido pelos especialistas do Sebrae-SP
lembra da importância de se investir no aperfeiçoamento
constante do pessoal de atendimento. Já com relação ao ponto de
venda, ações como exposição correta dos produtos na vitrine,
visando facilitar a escolha do cliente, e bom gosto na decoração
e no visual interno da loja figuram entre as valiosas
orientações.
Oito dicas para não errar nesta data:
1 – Defina seu
público-alvo: em datas comemorativas, o público que vai frequentar sua loja pode não ser o seu público-alvo atual.
2 – Atenção aos
cuidados essenciais: consulte sempre seus vendedores antes de
realizar pedidos de compra.
3 – Faça um mix
de produtos/serviços: pense em pacotes de serviços,
cheques-presente e explique as condições de troca.
4 – Treine seus
funcionários: o vendedor deverá utilizar argumentos de vendas
diferentes e saber passar informações detalhadas.
5 – Faça
promoções e crie motivos: Promoção é vender algo, não somente
baixar preço. inove, invente, você é quem define o que promover.
6 – Adapte o
ponto de venda: crie uma rotina de vendas para que o caixa seja
rápido no fechamento da venda.
7 – Divulgue sua loja: faça propaganda em jornal, revista, rádio, TV,
faixas, carro de som, banner, etc.
8 – Atenda bem seu cliente: conheça bem seu cliente e mantenha com ele
diálogo constante., além de ter domínio da informação.
Colaborou: Ana Laura Fiochi / Assessora de Imprensa
Máquina Public Relations a Serviço
do Sebrae-SP
Atendimento ao Cliente: 0800 570 0800 (ligação gratuita)
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