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06/02/2013
(21h09)

Mestre e Doutor em Engenharia de Trânsito, diz que Descalvado tem poucas chances de atender critérios para instalação de semáforos

Na edição 25 do Jornal Descalvado News, trouxemos a opinião da população local acerca da instalação de semáforos em pelo menos três cruzamentos da cidade, anunciados pela administração do governo interino de Anderson Aparecido Sposito.

O anúncio gerou uma certa polêmica na cidade e dividiu as opiniões como demonstrou a reportagem exibida em nosso telejornal e que se encontra  disponível no canal do Youtube. Ainda sobre o assunto, o Descalvado News esteve em contato com o Professor Archimedes Raia Junior, que é o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Trânsito da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com 20 anos de

experiência na área, o qual acredita que nossa cidade tem poucas chances de atender os critérios determinados em normas, para a instalação de semáforos.

O Professor, que é graduado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da FEB/UNESP, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), dentre outros títulos, já esteve em Descalvado realizando e coordenando por dois anos, estudos sobre o trânsito, transporte e logística locais, sendo conhecedor da realidade viária descalvadense.

O primeiro deles [estudo], financiado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, com o apoio da Prefeitura Municipal na figura do ex-secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos, Engº Edner Tortella, e da Polícia Militar, através do Capitão Luiz Sérgio Mussolini Filho, visou criar uma metodologia de gestão de trânsito, através do uso de modernas ferramentas de informática, inclusive Sistema de Informações Geográficas (SIG).

“Na verdade trata-se de um amplo banco de dados, a ser realimentado constantemente, para que a característica de atualidade e qualidade dos dados e informações possam conferir segurança e transparência na tomada de decisão por parte do gestor municipal de trânsito”, explicou Raia Jr.

O banco de dados consta do mapa cartográfico georreferenciado, bem como dados sobre sentido das vias, sinalização de trânsito (placas, faixas de pedestres, obstáculos, locais de estacionamento, etc.), velocidades regulamentada e medida para cada ponto estratégico, localização de acidentes de trânsito (fatais, com vítimas e danos materiais), localização de pólos geradores de viagens (órgãos públicos, bancos, órgãos de saúde e educacionais, supermercados, indústrias, universidade, etc.).

“Um banco de dados relacional foi desenvolvido para informatizar os dados sobre acidentes de trânsito na cidade. Esta ferramenta permite fazer buscas de acidentes em locais pré-determinados, tipos de acidentes, gravidade, etc. Para tal, precisou-se estudar e conhecer bem a cidade de Descalvado”, acrescentou, o que significa dizer que Descalvado através deste estudo, tem mapeado os pontos mais críticos, ou seja, de maior incidência de acidentes.

No segundo estudo, de acordo com Raia Jr., procurou-se verificar possíveis correlações que pudessem existir entre a ocorrência de acidentes de trânsito e a localização de pólos geradores de viagens, mas, em Descalvado o resultado foi negativo. Porém, o mesmo estudo sinalizou que, apesar do seu porte, o município apresenta uma alta taxa de acidentes – mas ainda assim, esse não é um dado que justifica a instalação de semáforos.

Apesar da equipe do Prof. Archimedes Raia Junior não ter realizado estudos específicos em cruzamentos para verificar ou não a pertinência de colocação de semáforos em Descalvado, o engenheiro destacou que, considerando “a nossa experiência, eu diria que a cidade tem poucas chances de atender aos critérios das normas para a implantação de semáforos” e, a principal questão está no fluxo de veículos.

“A colocação de semáforos deve ser precedida por estudos técnicos definidos por normas. Nelas, são estabelecidos critérios que devem ser observados para a instalação desses dispositivos. Eles levam em consideração, por exemplo, a quantidade de veículos que trafegam pela via principal e secundária, por um período de tempo. Neste caso, justificaria a colocação quando a via principal possui um grande fluxo e a secundária também; ou a principal com um grande fluxo e a secundária com pequeno, mas que não consegue atravessar o fluxo da principal. Outro critério envolve a ocorrência de acidentes cuja mitigação seja proporcionada pela nova sinalização. Em cada caso, uma quantidade mínima de veículos por hora deve ser observada”, explicou.

O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Trânsito da UFSCar destacou ainda que a sinalização semafórica é uma das alternativas para o gerenciamento de conflitos em interseções ou em meio de quadra. Mas, antes de decidir pela implantação de um semáforo, deve ser avaliada sua efetiva necessidade, considerando a viabilidade da adoção de outras medidas alternativas, tais como:

a) definição da preferência de passagem;

b) remoção de interferências que prejudiquem a visibilidade;

c) melhoria na iluminação;

d) adequação das sinalizações horizontal e vertical;

e) redução das velocidades nas aproximações;

f) adequação na geometria;

g) proibição de estacionamento;

h) implantação de refúgios para pedestres;

i) alteração de circulação;

j) inversão da preferência de passagem;

k) implantação de minirrotatórias;

l) direcionamento dos pedestres para locais de travessia seguros;

m) reforço da sinalização de advertência.

Ou seja, o gestor de trânsito não deve apenas decidir-se pela implantação do semáforo para simplesmente acompanhar ‘a modernidade’ ou ação semelhante. Nem mesmo a frota municipal é justificativa para isso. Em Descalvado, por exemplo, de acordo com dados do SEADE (Sistema Estadual de Análises e Estatísticas), a frota descalvadense é de 17.394 veículos, ou seja, 1,79 habitante por veículo. Segundo Raia Jr., os critérios utilizados mundialmente para a implantação de semáforos não consideram a taxa de motorização de uma cidade ou região. “Uma cidade pode ter uma alta taxa e não precisar de semáforos, outra, pode ter uma baixa taxa e requerer a sua colocação”, disse.

SOBRE ARCHIMEDES RAIA JUNIOR

Possui graduação em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da FEB/UNESP, mestrado e doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos; Membro Benemérito da Associação Nacional de Transportes Públicos; Membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes-ANPET; Consultor ad hoc do CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da FAPESP-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Membro do Conselho Editorial e parecerista ad hoc da Revista Caminhos da Geografia, Parecerista ad hoc dos periódicos Transportes, Journal of Transport Literature, Ciência & Engenharia, Revista Árvore, Revista Gepros e Revista AUGM DOMUS/Argentina. Colunista da publicação Trânsito em Revista e Jornal da Cidade de Bauru.

É Coautor dos Livros Segurança no Trânsito (Ed. São Francisco, 2008), e Segurança Viária (Ed. Suprema, 2012). Autor de mais de uma centena de artigos publicados em congressos e periódicos no Brasil e Exterior. Orientou dezenas de mestrandos e doutorandos. Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito 2010. Presidente da Comissão Permanente de Segurança no Trânsito da UFSCar. Diretor de Engenharia da ASSENAG-Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru.

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