24/09/2013 (07h56)

Tornado deixa 2 mortos e destrói 200 casas em município do interior paulista

Prefeitura de Taquarituba, na região de Avaré, decretou estado de calamidade pública. Governador Geraldo Alckmin esteve na cidade para conferir os estragos e garantir ajuda para os trabalhos de reconstrução

Os estragos provocados pela passagem de um tornado levaram a prefeitura de Taquarituba, no interior de São Paulo, a decretar estado de calamidade pública. Duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Um mutirão pra reconstruir a cidade. O que mais se via, nesta segunda-feira (23), eram moradores nos telhados, tentando consertar o que foi destruído pelo vendaval.

"Esse portão é muito pesado, arrancou o portão com tudo. Trouxe um monte de coisa embaixo do carro. A gente só via levantando um monte de coisa", comentou Cleide Soares de Lima, agente de serviço escolar.


Funcionários da companhia de energia passaram o dia trabalhando pra restabelecer o fornecimento. Um homem levava para casa o que restou do carro do filho. "Ele estacionou na garagem e caiu o muro em cima", contou.

Segundo meteorologistas, o que atingiu a cidade de Taquarituba, no interior paulista, foi um tornado, com ventos de mais de 100km/h. Moradores registraram o fenômeno pelo celular.

O tornado se forma durante as tempestades. No caso de Taquarituba, acentuada por uma frente fria. Os ventos passaram a girar cada vez mais rápido em diferentes altitudes. Primeiro na horizontal, depois na vertical, formando um funil. No momento em que este funil toca o chão, ganha ainda mais velocidade.

“Nós estamos entrando na primavera. Quer dizer, é a época em que você tem essas tempestades intensas e pode voltar a ocorrer, tanto naquela região como em outra região do estado”, explica Rita Cerqueira Lopes, meteorologista.

Duas pessoas morreram. O motorista de um ônibus, que foi arrastado pela força do vento. E um rapaz de 21 anos, que jogava bola com os amigos em uma quadra quando a cobertura desabou. Um menino conta que estava no local, e se feriu ao tentar escapar.

Segundo a Defesa Civil, pelo menos 200 imóveis foram danificados. “Estamos tirando as mudanças das casas que estão condenadas. Estamos com medo de desabar com esse tempo”, conta um homem.

  

AJUDA ESTADUAL - O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, juntamente com membros da Defesa Civil Estadual, visitou Taquarituba nesta segunda-feira (23) para conferir os estragos causados pelo tornado que atingiu a cidade no domingo (22).

Alckmin se reuniu com o prefeito Miderson Zanelo e, após reunião, apresentou alguns dados sobre a atual situação da cidade: 150 famílias estão desabrigadas, 64 pessoas feridas, sendo que dois continuam internados e duas mortes. Já o número de casas atingidas não foi divulgado.

Miderson já decretou estado de calamidade pública, ação usada quando há grandes catástrofes com vítimas. Com o decreto, o município pode receber verba do Estado e fazer compras emergenciais, sem precisar de licitação.

Alckmin informou que o governo estadual vai liberar linha de crédito para reconstrução da cidade. “A prioridade será dar apoio às famílias desabrigadas. Elas precisam de alimentos e suporte neste momento”, afirma o governador.

De acordo com a prefeitura, a área industrial foi uma das mais atingidas, sendo que pelo menos 38 empresas sofreram algum tipo de dano. "É muito triste chegar e ver essa situação. São décadas de trabalho e tudo foi destruído em minutos e, infelizmente, deixou feridos e mortos”, comenta Alckmin.

  

*Fonte: G1/Itapetininga e Região
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Tornado deixa 2 mortos e destrói 200 casas em município do interior paulista
Homem de 30 anos morre afogado na Represa do Broa em Itirapina
Mulher tenta esfaquear Presidente da Câmara Municipal de São Carlos
Morador de rua tem corpo incendiado enquanto dormia debaixo de ponte
Polícias Civil e Militar agem rápido e detém acusado de vandalismos e furtos praticados neste final de semana
Rodoviária é invadida durante a madrugada
Vândalos invadem e ateiam fogo no 'casarão' que abriga o Comucra e o Conselho Tutelar
Veículo capota e pega fogo em área rural de Santa Cruz das Palmeiras
Taxista corta a preferencial na Avenida Bom Jesus e colide em motociclista
Limitação em ponte dificulta trabalho dos bombeiros em Porto Ferreira
Polícia de São Carlos flagra venda e consumo de maconha na Praça da Catedral
Bancários de Descalvado e região aderem à greve nacional
Polícia Militar prende quatro suspeitos de furtarem a APAE e a Unidos em menos de 12 horas
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"