|
O consumidor está voltando a comprar carro seminovo. Um carro com dois anos de
uso custa até 30% menos do que um 0 km. Entretanto, a queda na venda dos novos,
dentro e fora do Brasil, levou as montadoras a dar férias coletivas e retomar os
planos de demissões voluntárias.
O excesso de carros
e caminhões novos encalhados é resultado de vários fatores
juntos. O dólar está valorizado e os reajustes do preço do aço
deixaram as peças mais caras; o Brasil está sem acordo comercial
com a Argentina, que compra oito de cada dez carros produzidos
aqui e as |
exportações caíram
quase 33%. As montadoras tiveram que reduzir a produção, dar
licença remunerada, férias coletivas e oferecer planos de
demissão voluntária.
Se os carros novos
estão lotando os pátios, no mercado de usados o que está
acontecendo é exatamente o contrário. Carro parado é por pouco
tempo. As vendas dos veículos com um ou dois anos de uso estão
aceleradas desde novembro do ano passado.
A conta que
muita gente tem feito é a seguinte: com um ano, o usado fica 20%
mais barato que um zero. No segundo ano são quase 30% a menos.
“O cidadão comprando um carro com um ano, dois anos de uso, ele
tem a garantia da loja que está vendendo e ainda assim tem a
garantia de fábrica - que muitas fábricas dão cinco, seis anos
de garantia”, explica o presidente da Federação Nacional das
Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto)
Ilídio Gonçalves dos Santos.
Se você está em
dúvida entre o usado e o novo, tem mais uma informação
importante: logo, logo o carro 0 km vai ficar ainda mais caro.
“Em julho temos aumento de IPI. Consumidor deve aproveitar a
oportunidade que a partir de julho tem mais um aumento que vai
refletir em 4%, 5% de aumento no preço final do veículo”, alerta
o presidente da Federação Nacional de Distribuição de Veículos
Automotores Flavio Meneghetti.
*Fonte: G1.com.br
|