23/04/2014 (14h15) - Atualizada em 26/04/2014 às 09h05

EM JABOTICABAL

Polícia Civil instaura inquérito para investigar se houve omissão de socorro na morte de paciente conveniado ao São Francisco

Família alega que plano de saúde negou internação de paciente na UTI por tempo de carência contratual. Empresa diz que paciente foi estabilizado.


Tiago Pinhoni, de 34 anos, morreu após ter internação negada, dizem familiares

A Polícia Civil de Jaboticabal, na região de Ribeirão Preto, instaurou inquérito para investigar se houve omissão de socorro na morte de um analista de sistemas de 34 anos que, segundo sua família, teve internação negada pelo próprio plano de saúde, mesmo estando o paciente em estado grave. A justificativa dada pela empresa São Francisco, de acordo com parentes, foi de que o contrato do paciente estava em período de carência – ou seja, o conveniado ainda não tinha direito a benefícios previstos no plano particular.

Tiago Antonio Cotrim Pinhoni morreu na madrugada de segunda-feira (21) por edema pulmonar agudo em um pronto-socorro municipal após ser levado de ambulância do Hospital São Marcos, onde sua internação foi recusada pelo Grupo São Francisco, alegou sua família.


O Hospital São Marcos comunicou que a internação não aconteceu porque o Grupo São Francisco não permitiu. A empresa responsável pelo plano de saúde, por outro lado, informou que Pinhoni foi atendido por uma equipe médica local e encaminhado para a Santa Casa de Jaboticabal depois de ser estabilizado, mas não comentou a internação negada. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reguladora de planos de saúde de todo o país, confirma que é obrigatório ao convênio o atendimento aos pacientes com risco de vida, mesmo quando estes estão sujeitos ao período de carência do contrato.

INTERNAÇÃO NEGADA - Segundo o auxiliar administrativo André Luiz Caraschi, seu cunhado Tiago Pinhoni foi levado para o Hospital São Marcos na tarde de domingo (20) após passar mal. “Dava para ver que era muito grave a situação dele”, disse. Depois de realizar atendimento de urgência e de constatar um edema pulmonar, a equipe médica teria recusado a internação na unidade de terapia intensiva (UTI) porque o convênio particular do paciente ainda estava em período de carência, afirmou Caraschi.

Ele alegou que o plano de saúde negou o serviço mesmo diante do risco de o paciente morrer. De acordo com o auxiliar administrativo, no final de março outra internação,

mesmo sendo requerida por um médico, havia sido negada ao seu cunhado com base na mesma justificativa. “Fizeram o atendimento através da plantonista [uma médica] que estava lá. Depois disso ela continuou com o procedimento e requisitou a entrada na UTI. Ele estava precisando de uma internação urgente. Mas ele não foi internado, segundo o que passaram pra gente, pelo fato de o plano dele estar em período de carência”, relatou.

O analista de sistemas permaneceu sob observação e respirando com uma máscara de oxigênio no Hospital São Marcos até por volta das 23h do domingo. De lá, o auxiliar relatou que o paciente foi levado em uma ambulância para o pronto-socorro da Santa Casa, local onde poderia receber atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Entretanto, uma parada cardíaca complicou seu estado de saúde e Pinhoni morreu por volta das 4h30 de segunda-feira por edema pulmonar agudo, segundo atestado de óbito. “A sensação que a gente tem é de que não temos suporte. Quem hoje precisa de atendimento não tem suporte necessário, independente de ter plano ou não”, afirmou Caraschi.

A família registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, que instaurou inquérito para apurar omissão de socorro, de acordo com o delegado Oswaldo José da Silva. “Vamos ouvir os médicos que prestaram atendimento, assim como auxiliares e responsáveis pelas anotações. Vamos pedir as fichas clínicas para verificar se houve omissão de socorro”, disse. Segundo o cunhado de Pinhoni, a família vai levar o caso à Justiça, mas não deu detalhes.


Delegado apura omissão de socorro
e quer ouvir médicos paciente

SAÚDE SUPLEMENTAR - A Agência Nacional de Saúde Suplementar esclareceu que, em casos de risco de morte, o paciente deve receber atendimento imediato pelo estabelecimento procurado mesmo em casos de período de carência vigente. “A preservação da vida deve ser a prioridade e a remoção do paciente só deverá ser feita após criteriosa avaliação de risco”, informou.

HOSPITAL SÃO MARCOS - A diretoria do Hospital São Marcos comunicou que o atendimento de urgência dos conveniados é coordenado pelo próprio grupo São Francisco e que a equipe médica é remunerada pela empresa. A unidade hospitalar alegou ainda que o plano de saúde não autorizou a internação de Tiago Pinhoni. “Sua internação foi solicitada por várias vezes e não veio a acontecer uma vez que o supracitado convênio não a autorizou.”

GRUPO SÃO FRANCISCO - Por meio de sua assessoria de imprensa, o Grupo São Francisco enviou ao DESCALVADO NEWS a seguinte nota:

São Francisco e o Hospital São Marcos S/A lamentam a morte do cliente
THIAGO ANTONIO COTRIM PINHONI. 

Informa que cliente deu entrada no Hospital São Marcos com histórico pregresso grave. 

O Hospital deu apoio pleno ao atendimento na unidade de emergência utilizando todos os meios necessários ao quadro médico que paciente apresentava, inclusive com acompanhamento da equipe médica da UTI do
Hospital. 

Preservar a vida é uma prerrogativa legal. Em situação de urgência, o atendimento deve ser garantido até que ocorra a estabilização do quadro. O paciente foi estabilizado com condições para remoção. Em função de sua situação contratual foi oferecido à família a continuidade do atendimento particular neste hospital ou regulação para o SUS. A família optou pela remoção ao SUS, que aconteceu com quadro do paciente estabilizado, sendo removido em unidade móvel com o acompanhamento médico e de enfermagem para o pronto atendimento municipal de Jaboticabal – SP, dentro dos protocolos aceitos. 

A empresa ao qual o cliente era vinculado ofereceu em 01/04/2013 para ele a adesão ao plano de saúde sem carências e o mesmo declinou a oferta, mesmo sabendo que futuramente para adesão deveria cumpri-las, conforme legislação vigente, e em 11/12/2013 solicitou adesão ao plano. 

O cliente teve atendido realizado diversas vezes pela rede do plano de saúde desde sua adesão ao plano, em caráter hospitalar, exames e consultas em diversas especialidades. 

Importante esclarecer que guia de atendimento utilizada na reportagem não se refere ao atendimento em questão. É uma solicitação do dia 27/03/2014 que não diz respeito ao atendimento realizado dia 20/04/2014.

Adicionalmente, o e-mail utilizado na reportagem não se refere ao atendimento em questão. É uma solicitação do dia 27/03/2014 que não diz respeito com o atendimento realizado dia 20/04/2014. 

A São Francisco informa que disponibilizará acompanhamento através de equipe assistência social para apoio aos familiares. 

São Francisco e Hospital São Marcos S/A

*Com informações do: G1/Ribeirão Preto - Fotos: Maurício Glauco
 

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