13/08/2014 (12h16)

REGIÃO

Empresa de transporte fluvial demite 700 funcionários devido à estiagem

Indústria de Araras constrói diversos equipamentos para a navegação. Translado de cargas na hidrovia Tietê-Paraná foi suspenso devido à seca.

O longo período de estiagem na região causou a demissão de 700 funcionários de uma empresa de construção de equipamentos para navegação em Araras. O número supera a estimativa da indústria de transporte fluvial que em maio deste ano anunciou a inteção de fechar 500 vagas. O principal motivo da crise é que o transporte de cargas, como soja, milho e celulose está suspenso na hidrovia Tietê-Paraná há quatro meses por conta da seca. O diretor da indústria, Nelson Michielin, explicou que sem previsão para normalização ,não foi possível manter os empregados e toda a estrutura. O prejuízo estimado é de R$ 60 milhões, afirmou o diretor do Departamento Hidroviário do Estado, Casemiro Tércio Carvalho.


Segundo ele, isso aconteceu devido à prioridade da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em gerar energia, prejudicando a navegação.

O diretor de engenharia José Gheller trabalha na empresa em Araras há 40 anos e contou que nunca passou por uma crise tão séria. "A gente já atravessou algumas crises, mas com essa intensidade nunca. Essa é a pior", disse.

A indústria é a única do país que faz transporte por barcaças de longa distância para outras empresas. Um comboio transporta seis mil toneladas de produtos, o que equivale a 200 caminhões bi-trens. Mas, para isso, é necessário um nível de água de pelo menos quatro metros a mais do que está hoje.

Michielin afirmou que a perda maior é para as exportações. Segundo ele, as alternativas de transporte rodoviário e ferroviário são pelo menos três vezes mais caras que a navegação. "Alguma coisa até será deixada de ser exportada porque os revendedores não vão querer assumir todo o custo. Eles ficam esperando aumentar o preço e enquanto isso tudo fica estocado em armazéns. O Brasil deixa de exportar ", explicou.
 
SUSPENSÃO - Departamento Hidroviário proibiu as empresas que fazem transporte pela hidrovia Tietê-Paraná de navegar com embarcações que tenham mais de 2.29 metros de calado, aquela parte que fica embaixo d'água.

A determinação entrou em vigor no dia 10 de maio. Dos 21 comboios que faziam o transporte, apenas sete estavam navegando. Mas de acordo com Michielin, a navegação pela hidrovia foi totalmente suspensa.

Ele acredita que no próximo ano será muito difícil haver navegação. "Sofre muito mais que a gente os nossos clientes porque o volume deles são grandes e a navegação é de 10 a 20% do total do custo do produto. Então para nós o prejuízo é menor que para os demais", disse.


Nível do Rio Tietê aproximadamente quatro
metros abaixo do normal (Foto: Reprodução/EPTV)

A decisão do departamento foi tomada porque o nível do Rio Tietê aproximadamente quatro metros abaixo do normal. As barcaças têm viajado com apenas dois terços da capacidade. O resto da carga vai de caminhão.

*Fonte: G1/São Carlos
 

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