05/02/2014 (13h40)

Alckmin descarta racionamento de água, por enquanto

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse na manhã desta terça-feira (4) que, "por enquanto", não vê a necessidade de um racionamento de água no Estado.

Segundo Alckmin, a medida será evitada. "Estimulamos o combate ao desperdício de água. As pessoas que economizarem 20% do consumo terão mais 28% de desconto [no valor da conta]. Ou seja, a conta reduz praticamente pela metade", afirmou o governador, referindo-se à campanha da Sabesp lançada no fim de semana.

Entretanto, o governador reforçou que também é necessário que chova para que que o incentivo à economia tenha sucesso. "Estamos confiantes de que essa medida será suficiente. Vai depender da questão das chuvas. Estamos em fevereiro e ainda não choveu. A expectativa é que chova a partir do dia 15", disse.


VALINHOS - A cidade de Valinhos, a 85 quilômetros de São Paulo, começou a adotar o sistema de racionamento de água. Lá, o serviço é administrado pela prefeitura da cidade.

A medida começou a funcionar ontem devido ao período de estiagem que atinge o Estado neste verão e a falta de água nos reservatórios que abastecem o município.

Segundo o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev), o rodízio deve funcionar da seguinte forma: a cada dia, técnicos de um centro de controle operacional observam o nível dos reservatórios e a pressão da água.

Em seguida, verificam quais bairros ficaram menos abastecidos em relação aos demais. A partir daí, sempre que necessário, a água que seria distribuída pela rede a outros bairros passa a ser destinada a estes locais.

OUTROS MUNICÍPIOS EM ALERTA - Outras cidades do interior paulista, como Campinas, Piracicaba, Limeira e Rio Claro, estão sob o risco de enfrentar um racionamento de água ainda neste mês. A mesma situação é vivida em São Carlos e Descalvado.

Em Campinas, a terceira maior cidade paulista, o racionamento é tido como "inevitável" por autoridades locais se não chover nos rios da região até o dia 20.

O volume de água armazenado no sistema Cantareira, que abastece cerca de 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo e 5,5 milhões na região de Campinas, já atinge menor patamar em uma década -com 21,2% da sua capacidade hoje.

DESCALVADO - Na manhã desta quarta-feira (5) em uma reunião junto à imprensa local que contou com a presença do prefeito municipal Henrique Fernando Nascimento (PMDB) e de boa parte do seu secretariado, o secretário municipal de meio ambiente e recursos hídricos, Valdecir Marcolino, reiterou que por enquanto o risco de racionamento está afastado, porém, para essa situação se mantenha, será preciso que toda a população colabore com a economia de água. Apesar da situação das duas principais represas de abastecimento do município (Rosário e Calmon) estarem em uma situação menos crítica do que aquela encontrada logo nos primeiros dias de 2014, graças à transposição feita de forma emergencial diretamente do Córrego da Onça para as represas, ainda é preciso que a população se conscientize de que existe a necessidade de economizar água, já que a falta de chuva que atinge o município e toda a região, têm influenciado diretamente a reposição do recurso natural que sofre com a estiagem.

*Com informações de Valor Econômico S.A.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Descalvado começa a se preparar para contar com o atendimento do SAMU
Gravações e ‘armações ilimitadas’ são os destaques do retorno das Sessões na Câmara Municipal
Brasil bate recorde histórico de consumo de energia elétrica
Dois acidentes graves envolvendo motociclistas são registrados na região nos últimos dias
Prefeitura investiga incêndio na área do transbordo de lixo
Câmara retoma os trabalhos nesta segunda
Descalvado terá etapa do Circuito Solidário de Xadrez
Integrante de quadrilha presa em São Carlos é suspeito de envolvimento em assalto ocorrido no final do ano passado em Descalvado
Pela segunda vez em sua história, Descalvado terá uma edição do 'Casamento Comunitário'
Ginásio de Esportes poderá ser liberado pelo Corpo de Bombeiros dentro de três meses
Aprec debate os novos rumos para a Saúde na região
Carro capota para evitar colisão devido à ultrapassagem irregular na SP-215
Colisão frontal deixa uma pessoa morta na SP-215 em Santa Cruz das Palmeiras
Carnaval de rua em Descalvado começa a ser planejado pela Prefeitura Municipal
Pedófilo investigado pela DIG teria violentado 14 vítimas em São Carlos
Henrique fecha seu secretariado com a nomeação de Marcelo de Oliveira no Obras
'Pá carregadeira' da Prefeitura é furtada em área rural do município
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"