04/02/2014 (14h39)

Brasil bate recorde histórico de consumo de energia elétrica

Depois do recorde de quarta-feira passada (29/01), ontem o Brasil registrou um novo recorde de consumo de energia. Foram 84.331 megawatts/hora, registrados às 15h32.

Entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro, ou seja, nos últimos quinze dias, foram registrados os dez maiores picos de consumo de energia da história do Brasil.

O sistema elétrico está operando no limite. A pergunta de muitos especialistas do setor elétrico é se as usinas termelétricas serão capazes de suprir a demanda nestes tempos de pouca chuva, calor excessivo e obras de infraestrutura atrasadas.


De acordo com dados do próprio governo, ontem a situação era explosiva. O Brasil tem 21.317 megawatts  de capacidade instalada de termelétricas. Desse total, 5.094 megawatts estão em manutenção e 15.242 megawatts estão em operação. Portanto, há uma sobra de magros 981 megawatts, o que em termos de geração é quase nada.

CALOR E FALTA DE ENERGIA - O calor registrado nos últimos dias, principalmente nas regiões sul e sudeste do país, é o responsável pelo aumento do consumo de energia bem acima da média e pela pressão que o consumo maior exerce em alguns pontos, onde a rede não tem reservas para fornecimento de energia. A análise foi feita pela coordenadoria do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo a entidade, o problema ocorre em regiões onde há consumidores abastecidos por ligações irregulares, conhecidas como gatos, porque “a concessionária não tem como atuar na região”. A consequência é que a qualidade do serviço é muito baixa e, em momentos de grande consumo, ocorrem interrupções no fornecimento de energia.

Mesmo com o recorde de consumo alcançado na tarde desta segunda-feira (3) e com a tendência desta onda de calor ainda permanecer pelos próximos dias, os técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliam que as temperaturas que vem se mantendo altas nessa região, principalmente nas capitais do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, aliadas ao reinício da atividade produtiva brasileira foram os principais motivos para o aumento na carga de energia elétrica.
 
RESERVATÓRIOS - Os reservatórios de hidrelétricas no Sudeste, os mais importantes para o abastecimento de energia do país, já apresentam queda no início de fevereiro em relação a janeiro, enquanto a demanda de energia na região e no sistema elétrico como um todo continua a bater recordes consecutivos.

Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste iniciaram a semana a 39,58 por cento de armazenamento, uma queda de cerca de 1 ponto percentual em relação ao registrado na última quinta-feira (30 de janeiro).


Represa da usina hidrelétrica de Marimbondo, na divisa entre
São Paulo e Minas Gerais, apresenta reservatório
com nível abaixo do normal

O ONS esperava que até o final desta semana, 7 de fevereiro, os reservatórios do Sudeste chegassem em 40,5 por cento. Para o fim do mês, em 28 de fevereiro, o valor esperado é de 41,5 por cento, conforme Programa Mensal de Operação.

A depreciação dos reservatórios é incomum para este período do ano, época em que as reservas precisam ser abastecidas para sustentar o abastecimento de energia durante o período seco. Em janeiro, houve uma depreciação de cerca de 3 pontos percentuais dos reservatórios dessa região ante dezembro.

Ao mesmo tempo, na segunda-feira (3) a região Sudeste/Centro-Oeste bateu novamente o recorde de demanda máxima instantânea de energia às 15h33, atingindo 50.854 megawatts (MW). No sistema nacional como um todo, o recorde de demanda instantânea ocorreu às 15h32, a 84.331 MW. O recorde anterior da região Sudeste tinha ocorrido na quinta-feira (30/01) e no sistema nacional na quarta-feira (29/01).

O nível dos reservatórios no Sul do país também caiu em relação ao registrado na semana passada, de 58,58 por cento para 55 por cento. A expectativa do ONS é que essas reservas fechem a semana em 57,4 por cento e o mês em 50,9 por cento, segundo o ONS.

Já no Nordeste houve elevação de 42,53 por cento para 42,82 por cento, assim como no Norte, onde as reservas passaram de 59,99 por cento para 64,10 por cento.

O nível esperado para as represas do Nordeste ao fim da semana é de 43,3 por cento, e de 44,8 por cento para o fim do mês. Para o Norte, a perspectiva é de nível de armazenamento de 65,9 por cento no fim da semana e 82,1 por cento ao fim do mês.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Brasil bate recorde histórico de consumo de energia elétrica
Dois acidentes graves envolvendo motociclistas são registrados na região nos últimos dias
Prefeitura investiga incêndio na área do transbordo de lixo
Câmara retoma os trabalhos nesta segunda
Descalvado terá etapa do Circuito Solidário de Xadrez
Integrante de quadrilha presa em São Carlos é suspeito de envolvimento em assalto ocorrido no final do ano passado em Descalvado
Pela segunda vez em sua história, Descalvado terá uma edição do 'Casamento Comunitário'
Ginásio de Esportes poderá ser liberado pelo Corpo de Bombeiros dentro de três meses
Aprec debate os novos rumos para a Saúde na região
Carro capota para evitar colisão devido à ultrapassagem irregular na SP-215
Colisão frontal deixa uma pessoa morta na SP-215 em Santa Cruz das Palmeiras
Carnaval de rua em Descalvado começa a ser planejado pela Prefeitura Municipal
Pedófilo investigado pela DIG teria violentado 14 vítimas em São Carlos
Henrique fecha seu secretariado com a nomeação de Marcelo de Oliveira no Obras
'Pá carregadeira' da Prefeitura é furtada em área rural do município
Realidade do Nosso Clube é de completo abandono, vandalismo e deterioração
Precariedade e falta de manutenção impedem a produção de alimentos no prédio do SMAE
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"