29/01/2014 (11h05)

Precariedade e falta de manutenção impedem a produção de alimentos no prédio do SMAE

Instalações e equipamentos do prédio do Serviço Municipal de Alimentação Escolar foram abandonados pela administração de 2013. Situação é crítica, diz Secretária de Educação.

Vazamento de gás, tubulação de água e gás energizadas, equipamentos e utensílios enferrujados, janelas sem telas protetoras, portas quebradas, enferrujadas e fora dos padrões de isolamento, queimadores de fornos danificados, aquecedores defeituosos, ralos e coletores deteriorados e longe das exigências sanitárias, são alguns dos exemplos de abandono e precariedade no qual se encontra o prédio do Serviço Municipal de Alimentação Escolar - SMAE.

Com as aulas da rede estadual iniciadas nesta semana e com a proximidade dos alunos da rede municipal retomarem os estudos, a situação da merenda municipal não poderia ser mais calamitosa da que está.


As denúncias foram obtidas de um relatório enviado pela nutricionista do SMAE, Simone Cristina Pizza Fregonesi, que assumiu o cargo no último dia 30 de dezembro de 2013 e se deparou com uma verdadeira situação de caos. Simone enviou um documento no último dia 16 de janeiro de 2014 à Secretária Municipal de Educação e Cultura, Profª Rute Maria Pozzi Casati, onde a nutricionista relata todos os problemas encontrados no prédio que abriga a merenda escolar do município, além das atuais condições de todos os equipamentos utilizados na produção dos alimentos.

No documento também consta que no final de 2013, houve um acidente envolvendo uma funcionária do setor, que foi jogada longe devido à uma descarga de corrente elétrica durante o manuseio de um destes equipamentos. Ainda de acordo com o relatório, está ocorrendo vazamento de gás e o encanamento está energizado, devido à fuga de corrente elétrica. Uma verdadeira bomba relógio prestes a explodir.

Diante de toda a situação calamitosa que se instalou no SMAE durante o ano de 2013, onde segundo a nutricionista, ocorreu por falta de manutenção tanto nas instalações físicas do prédio quanto dos equipamentos utilizados, não restou outra alternativa a não ser interditar o local para que todos os problemas possam ser corrigidos, garantindo não só a qualidade da merenda escolar, mas também a segurança dos funcionários que trabalham no local. "Como nutricionista, é meu dever garantir a qualidade higiênico-sanitária da alimentação oferecida às escolas do nosso município, bem como a segurança e integridade física dos funcionários. Nesse momento, não tem como garantir esse parâmetro" relatou Simone Fregonesi.

A reportagem do DESCALVADO NEWS esteve no prédio do SMAE na manhã da última terça-feira (28) e pôde constatar que a situação de precariedade está muito além do relatado no documento enviado à Secretária de Educação. Infelizmente, ficou nítido que o despreparo de uma administração interina, aliado à nomeações de pessoas sem qualificação e engajamento com a coisa pública, colocou em risco a vida de funcionários municipais e a qualidade da merenda escolar de Descalvado, que no passado, era considerada uma referência para todo o estado de São Paulo.
 
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Precariedade e falta de manutenção impedem a produção de alimentos no prédio do SMAE
Bandidos fogem após motorista jogar caminhão em barranco na SP-215
Menor que participou de latrocínio que vitimou ‘Chico Pestiglio’ diz que mudou e está recuperado
Novos equipamentos alavancam Projeto de Inclusão Digital da APAE de Descalvado
Rapaz de 25 anos morre afogado em lagoa em Porto Ferreira
Sebrae-SP tem programação especial para Descalvado em fevereiro
Com a marca do 'Bin Laden', Polícia Militar apreende 15 pinos de cocaína escondidos em calçada da Rua Cel. Antônio Alves Aranha
Taxista de 75 anos morre após colidir com caminhão em Pirassununga
Henrique participa do lançamento do 'Guia de Orientação Local' para a Copa do Mundo em São Carlos
'Arranca São Carlos' reúne mais de 500 veículos na Exposhow
Campanha da Secretaria Estadual de Educação visa ajudar moradores atingidos pela enchente em Itaóca
Desde quinta-feira, ônibus intermunicipal é grátis para maiores de 60 anos em todo estado de SP
Colisão frontal deixa quatro feridos em Ibaté
Veloster capota na Anhanguera após o pneu dianteiro estourar
Alto Índice de Breteau em Descalvado mobiliza ações contra a dengue
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"