28/01/2014 (22h10)

"DEIXEI FAMÍLIAS TRISTES"

Menor que participou de latrocínio que vitimou ‘Chico Pestiglio’ diz que mudou e está recuperado

A edição de domingo, 26 de janeiro, do jornal são-carlense Primeira Página, traz em uma de suas páginas a reportagem de Marcos Escrivani, sob o título ‘Jovens buscam o recomeço na Fundação Casa’, a qual revela o dia a dia na instituição e o depoimento de três, dos 64 internos que atualmente medidas sócioeducativas na unidade.

Dentre eles o do menor descalvadense N.S, de 17 anos, envolvido no latrocínio (roubo seguido de morte), que vitimou o gerente financeiro Francisco Vivaldo Pestiglio Jr., 48, encontrado morto dentro de sua residência, no Novo Jardim Belém, no dia 24 de fevereiro do ano passado. (relembre o caso)


Na reportagem, N.S., usou o nome fictício de Luan.  Há 10 meses na Fundação, ele garantiu ao repórter que mudou e está recuperado. Acompanhe o depoimento ao Jornal Primeira Página:

TALENTO NA NATAÇÃO QUER SER O ORGULHO DA FAMÍLIA - Com 17 anos, natural de Descalvado, Luan (nome fictício), está há 10 meses na Fundação. Cometeu um grave crime, o latrocínio (roubo seguido de morte). Estava desde os 13 envolvido com delitos. “Era ambicioso. Queria dinheiro fácil e não depender de ninguém. Fazia tudo porque queria. Usava droga, roubava e brigava. Fiz muitas coisas erradas e deixei famílias tristes”, reconheceu.

Entretanto Luan garante que mudou. “Estou recuperado”, garantiu. Convicto, ele disse que quer ser o orgulho e terminar os estudos. “Não tenho como mudar o passado, mas quero esquecer tudo de mal que fiz e pedir perdão”, disse.

Luan leva a sério a sua recuperação, a ponto de dedicar a natação e começar a se destacar. Prova disso é que no início deste mês conquistou uma medalha de bronze nos 25 metros livres em um festival de natação promovido pela Fundação Casa.

Emocionado, e com os olhos marejados, reafirmou. “Quero trabalhar e ser motivo de orgulho”.

DEMAIS DEPOIMENTOS – Consta da reportagem, outros dois depoimentos de menores da região. Acompanhe:

“ERREI, DESTRUÍ FAMÍLIA. HOJE SOU PAI E VOU MUDAR” - Daniel (nome fictício), 16 anos, natural de Mococa/SP. Está há 11 meses na Fundação Casa. Acabou detido pela prática de tráfico. Ele lembra que tudo começou por futilidades e uma vaidade pessoal.

“Queria roupa chique, de marca. Queria dinheiro fácil e acabei nessa vida. Destruí famílias, pois levei crianças para o vício. Errei muito e estou arrependido. Ainda mais porque hoje sou pai (tem uma filha de três meses) e não quero mais magoar ninguém. Fiz mal para muita gente e peço perdão”, disse.

Hoje, Daniel fica orgulhoso, ao ser um exemplo na Fundação. Recentemente foi aprovado no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), concluindo o ensino básico.

“Agora só penso em sair daqui, trabalhar e estudar. Vou cursar Administração de Empresas e me tornar um cidadão exemplar”, prometeu.

 “FUI PRESO POR ROUBO. MAS QUERO UM FUTURO MELHOR” - O pirassununguense Matheus (nome fictício), 17 anos, foi flagrado em roubo qualificado. Segundo ele, a primeira vez que tentou fazer algo fora da lei. Está há dois meses na Fundação.

Considerado um exemplo, ele busca a recuperação, participando de atividades recreativas e que proporcione dias mais saudáveis. Recentemente destacou-se em uma gincana de férias promovida pela entidade. Venceu as 7 provas que disputou e chamou a atenção por pular cordas dando salto mortal.

“Fiz coisa errada e estou aqui procurando mostrar que posso voltar a conviver com minha família e fazer bons amigos. Quero fortalecer minha mente e ter um futuro melhor. Vou lutar por isso e sei que consigo vencer”, garantiu.

SOBRE  A FUNDAÇÃO CASA  - Hoje, 64 internos cumprem medidas sócioeducativas na unidade São Carlos da Fundação Casa, que completa em março deste ano, quatro anos de atividades no município. No Estado são 149 unidades e cerca de 9 mil jovens sendo assistidos. Segundo a assessoria de imprensa da Fundação, a taxa de reincidência dos menores ao ano chega a 13%.

Dirigida pelo pedagogo ribeirão-pretano da área de Segurança Pública, Marcelo Viana Barense, 46 anos, uma nova filosofia passou a ser empregada, com vistas a modernizar a gestão e delegar metas aos internos, para que possam se ressocializar.

Com uma experiência de 13 anos, sendo três deles atuando em São Carlos, Barense disse que a média de idade de jovens que cumprem internato é de 16/17 anos.

“Durante a estadia na Fundação Casa existe uma gama de atividades extensa, que vai desde o ensino formal, curso profissional básico, recreação e lazer. Teremos ainda jardinagem e até uma horta para que eles possam ter momentos agradáveis e produtivos”, afirmou Barense.

Paralelamente mediante parceria com a Gada, em janeiro e julho (período de férias escolares), é feita uma programação especial com workshops, apresentação circense, mágicas e Rap.

“Até mesmo com a saúde de cada um temos uma grande preocupação, pois damos assistência médica-odontológica e oferecemos cinco refeições diárias, com a orientação de uma nutricionista”, enfatizou o diretor.

  

*Com informações do Jornal Primeira Página e Fotos de Marcos Escrivani
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Menor que participou de latrocínio que vitimou ‘Chico Pestiglio’ diz que mudou e está recuperado
Novos equipamentos alavancam Projeto de Inclusão Digital da APAE de Descalvado
Rapaz de 25 anos morre afogado em lagoa em Porto Ferreira
Sebrae-SP tem programação especial para Descalvado em fevereiro
Com a marca do 'Bin Laden', Polícia Militar apreende 15 pinos de cocaína escondidos em calçada da Rua Cel. Antônio Alves Aranha
Taxista de 75 anos morre após colidir com caminhão em Pirassununga
Henrique participa do lançamento do 'Guia de Orientação Local' para a Copa do Mundo em São Carlos
'Arranca São Carlos' reúne mais de 500 veículos na Exposhow
Campanha da Secretaria Estadual de Educação visa ajudar moradores atingidos pela enchente em Itaóca
Desde quinta-feira, ônibus intermunicipal é grátis para maiores de 60 anos em todo estado de SP
Colisão frontal deixa quatro feridos em Ibaté
Veloster capota na Anhanguera após o pneu dianteiro estourar
Alto Índice de Breteau em Descalvado mobiliza ações contra a dengue
Secretaria de Educação já está com tudo pronto para o início do ano letivo
Henrique participa de encontro com Ministro da Saúde em São Carlos
Projeto “TIJOR”  é selecionado pelo Banco do Brasil e recebe patrocínio de R$ 100 mil
Tentativa de roubo a sítio acaba com suspeito preso e 2 mortos em Araras
Após denúncias, Polícia Militar localiza dois corpos em São Carlos e Porto Ferreira
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"