A ideia é
envolver todos os públicos e setores no mundial, auxiliando
empresários, comerciantes e turistas, além do público local.
Para o Comitê, a programação de eventos pode ser decisiva para
estimular a participação popular, seja por meio da decoração das
cidades, estruturação dos atrativos turísticos ou ações
promocionais.
O Guia também
expõe as oportunidades geradas pela Copa do Mundo, e
esclarece
questões como o uso das marcas oficiais e a realização de
eventos como transmissão dos jogos. “As oportunidades podem ser
geradas através de atrações musicais, decoração temática,
festivais gastronômicos, venda de artesanatos, enfim tudo o que
move a economia e o turismo da cidade. São Paulo é a porta de
entrada para o turismo no Brasil. O público estimado para o
evento é de 3 milhões de brasileiros e 600 mil estrangeiros e
São Paulo receberá uma boa parte deles, algo em torno de 1,2
milhão de brasileiros e cerca de 285 mil estrangeiros. O evento
termina em 30 dias, porém vamos garantir que os investimentos
tragam vantagens para a população após o encerramento do
mundial”, ressaltou Marcos Sant’ana, assessor do comitê paulista
para a Copa.
Através
de pesquisa desenvolvida pelo Sebrae, serão mais de mil
oportunidades nos setores de empreendedorismo. “O evento
vai alavancar os setores comercias, gerando muitas
oportunidades de emprego, por exemplo. Além da
visibilidade e do impacto econômico, investiremos numa
central de idiomas para desfazer as barreiras
culturais”, declarou o Superintendente do Sebrae São
Paulo, Bruno Caetano. |
|
CENTROS DE TREINAMENTO
- Os Centros de Treinamento de Seleção (CTS) também estão
presentes no guia. Até agora, 13 das 32 seleções participantes
do mundial, como Estados Unidos, Bélgica, Portugal e México,
escolheram hotéis e equipamentos paulistas.
O CTS será usado
por uma equipe durante toda sua preparação e participação no
mundial, exceto nas vésperas dos jogos. A escolha é feita pela
seleção a partir de um catálogo apresentado pela Fifa, com os
locais que se candidataram, cumpriram os requisitos básicos e
assinaram os contratos. Das 83 opções de CTS na edição final do
catálogo, 30 estão no estado de São Paulo.
DESCALVADO -
A apresentação do GOL em São Carlos também contou com a participação do Prefeito
Municipal de Descalvado, Henrique Fernando do Nascimento (PMDB),
além de
representantes das cidades de Brotas, Tapiratiba, Matão, Nova
Europa, Araraquara, Ibaté, Américo Brasiliense e Santa Cruz das
Palmeiras.
|
Segundo
Henrique, O GOL organiza informações sobre a Copa do Mundo e
traz alternativas para as cidades promoverem seus
atrativos turísticos através da realização de eventos
sem infringir direitos comerciais da Fifa e de seus
patrocinadores. Uma programação de atividades pode ser
decisiva para estimular a participação popular, seja por
meio da decoração das cidades, estruturação dos
atrativos turísticos ou festivais gastronômicos. "No
período que antecede a Copa do Mundo e durante a
realização do torneio da Fifa, existe uma grande
oportunidade para os municípios aproveitarem, mesmo para
aqueles que não estão ligados diretamente ao evento,
como é o caso de São Carlos e Descalvado por exemplo.
Por isso, é muito importante que |
o
município, em parceria com outras entidades como é o
caso da ACID, dêem o suporte necessário para que estas
oportunidades aconteçam. Assim, este guia de orientação
serve para nos dar o suporte e a base para fazermos tudo
aquilo que é possível para fomentar o nosso comércio
durante a realização da Copa do Mundo aqui no Brasil,
sem infringir as regras estabelecidas pela Fifa",
explicou Henrique da Caixa. |
A dica tanto
para o poder público quanto para a iniciativa privada é ser
criativo e explorar o intercâmbio cultural. A cidade pode
trabalhar potencializando alguns eventos durante o período da
Copa do Mundo e atrair visitantes e incentivar o comércio local,
mesmo que não haja nenhuma seleção hospedada ou evento oficial
no município. Um bom exemplo para isso é o desenvolvimento de
projetos que envolvam a população, como concursos nas escolas e
atividades esportivas.
Ainda segundo o
prefeito Henrique, com o apoio do Sebrae, os empreendedores
podem receber a orientação necessária sobre as melhores formas
de promover e alavancar investimentos tendo a Copa do Mundo como
tema. "Existem mais de 1.000 tipos de oportunidades para os
empreendedores, todos elas relacionadas à Copa do Mundo. Esta é
sem dúvida uma excelente oportunidade para todos aqueles que
possuem espírito empreendedor ou querem alavancar os seus
negócios" finalizou Henrique.
|