Para auxiliar o lojista a alcançar bons resultados, a cartilha
concentra orientações para que o lojista tome alguns cuidados
como: não estocar itens demais apenas com vistas a aproveitar
descontos de fornecedores; não comprar pouco e, com isso, perder
oportunidades de venda.
Fazer um mix de
produto e serviços, promoções, criar motivos e oferecer
sugestões por faixa de preços também estão entre as instruções
de apoio ao comerciante.
A cartilha
desenvolvida pelos especialistas do Sebrae-SP ainda lembra da
importância de se investir no aperfeiçoamento do pessoal de
atendimento e prepará-los para atender diferentes públicos.
Normalmente, em datas especiais, quem compra não é quem usa.
Diante disso, é necessário que o vendedor tenha argumentos de
vendas diferentes e saiba dar explicações detalhadas quanto à
forma de uso dos produtos comercializados.
Já com relação
ao ponto de venda, a cartilha orienta o empresário para checar
se há necessidade de instalar mais máquinas de cartões de
crédito e débito, bem como linhas telefônicas. Também há dicas
valiosas para sobre o dia da troca: trata-se de uma ótima
oportunidade para vender mais e cadastrar novos clientes. “Um
bom relacionamento mantém o cliente, faz com que ele compre mais
e ainda recomende sua loja”, afirma Ivan Hussni.
Dicas para não
errar nesta data:
1 – Atenção aos
cuidados essenciais: consulte sempre seus vendedores antes de
realizar pedidos de compra.
2 – Faça um mix
de produtos/serviços: tenha sugestões por faixas de preço e
viabiliza cheque-presente.
3 – Embalagens:
deixe-as bem visível para o cliente, elas podem ser motivo de
decisão de compra.
4 – Promoções e
motivos: Crie, inove, invente. Não há regras, você é quem define
o que promover.
5 – Adapte o
ponto de venda: crie uma rotina de vendas para que o caixa seja
rápido no fechamento da venda.
7 – Divulgue
sua loja: capriche na vitrine e no visual interno da loja.
Também use SMS e redes sociais.
8 – Atenda bem
seu cliente –tenha domínio da informação para passar
credibilidade ao cliente.
*Colaborou: Ana Laura Fiochi / Máquina da Notícia PR a Serviço
do Sebrae-SP
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