O site 
				DESCALVADO NEWS 
				teve acesso com exclusividade à toda a documentação que envolveu 
				o processo licitatório na modalidade "Convite", onde a 
				Prefeitura Municipal é quem escolhe as empresas que irão 
				participar da licitação. Nos documentos analisados, é possível 
				identificar que o ex-secretário de administração, Rodrigo 
				Alexandre de Oliveira, foi quem requisitou, justificou e 
				referenciou a abertura de todo o processo de contratação do 
				serviço, o que chamou a atenção do denunciante, visto que a 
				responsabilidade de coleta e destinação do lixo domiciliar no 
				município de Descalvado é da Secretaria de Obras e Serviços 
				Públicos, que não participou em nenhum momento do processo 
				licitatório. Leandro também destacou que todo o corpo técnico de 
				engenheiros da Prefeitura Municipal foram excluídos do processo, 
				que ainda deixa claro tratar-se de Parceira Público Privada - 
				PPP -, outra evidência de irregularidade já que este tipo de 
				parceria só pode ocorrer com autorização do Poder Legislativo.
				De fato, na 
				documentação analisada pela reportagem, é possível constatar que 
				o processo teve início no dia 21 de junho de 2013, quando o 
				ex-secretário efetuou a solicitação de compras por meio da 
				Secretaria de Administração, para a contratação de empresa 
				especializada na elaboração, apresentação e estruturação de 
				Audiência Pública [que nunca houve], com prazo de execução de 
				dez meses. Na descrição da Solicitação de Compras número 
				2013/005257, está claramente especificada a contratação de 
				empresa de consultoria para a implantação de uma PPP junto ao 
				município de Descalvado. 
				Dois dias depois, o 
				mesmo secretário encaminhou ofício ao Secretário de Finanças da 
				época, solicitando autorização para a contratação dos serviços 
				de consultoria pelo valor estimado de R$ 79 mil [o limite legal 
				para a contratação através da modalidade 'convite' é de R$ 80 
				mil], com a justificativa de que a contratação 'visava a 
				diminuição de gastos com lixo doméstico e hospitalar, através da 
				geração de energia elétrica e da não necessidade e envio de lixo 
				para aterros sanitários'. 
				Estranhamente, o 
				Termo de Referência que deu origem ao início do processo 
				licitatório também data de 21 de junho de 2013, mesmo dia em que 
				a solicitação de compras foi gerada, e antes mesmo do despacho 
				do Secretário de Finanças autorizando a contratação dos 
				serviços, que só aconteceu dois dias depois. Novamente, o 
				documento que referenciava todo o processo licitatório partiu da 
				Secretaria de Administração, ao invés do setor de Obras e 
				Serviços Públicos. 
				No dia 24 de junho 
				de 2013, foi aberto o Convite N.º 007/13, com a abertura das 
				propostas programada para ocorrer no dia 7 de agosto. O objeto 
				da licitação foi a contratação de empresa especializada para a 
				Prestação de Serviços de Consultoria para Estruturação de 
				Projeto de Parceria Público Privada "Projeto Usina de Resíduos 
				com Geração de energia Elétrica" para o município de Descalvado. 
				A denúncia recebida 
				pelo MP diz que quatro empresas foram 'convidadas' para 
				participar da licitação. São elas: Actuale Consultoria 
				Administrativa e Assessoria Empresarial Ltda EPP; I.C.A.N.P. - 
				Instituto Campinas de Administração e Negócios Ltda; Inspirati 
				Arte e Consultoria Ltda EPP e E. Alves Consultoria Eireli ME. À 
				exceção da empresa Inspirati, que possui endereço na cidade de 
				Jundiaí, todas as demais coincidentemente estão estabelecidas em 
				Campinas. 
				Ainda de acordo com 
				o denunciante, no dia da abertura das propostas, a única empresa 
				que se fez presente foi a I.C.A.N.P., representada pelo Sr. 
				Ângelo Roberto Correa Tenca. A empresa E. Alves Consultoria 
				Eireli ME acabou não enviando nenhuma proposta, e as demais 
				figuraram na licitação sem a presença de um representante legal. 
				Como resultado, a empresa Actuale venceu a licitação pelo valor 
				de R$ 78 mil; em segundo lugar ficou a empresa I.C.A.N.P., que 
				apresentou proposta no valor de R$ 78,5 mil e em terceiro ficou 
				a Inspirati, cujo valor apresentado foi de R$ 78,8 mil. A 
				diferença entre a proposta vencedora e a última colocada chama a 
				atenção, já que em um processo licitatório onde o teto máximo 
				permitido é de R$ 80 mil, os valores apresentados por três 
				diferentes empresas foi de apenas R$ 800. 
				O MP também foi 
				informado que de acordo com os termos do edital, só poderiam 
				participar empresas pertencentes ao ramo que era objeto da 
				licitação. Ocorre que a principal atividade econômica da 
				I.C.A.N.P. é a de serviços de arquitetura e a compra e venda de 
				imóveis próprios. 
				A Inspirati atua 
				na organização de feiras, congressos, exposições e festas, além 
				da edição e impressão de livros e a produção teatral, dentre 
				outros. 
				Já a Actuale, possui como atividade econômica principal 
				atividades de gestão empresarial, exceto consultoria técnica 
				específica. Mesmo assim, ambas as empresas foram consideradas 
				aptas a participar da licitação. 
				Vencedora, a 
				empresa 
				Actuale Consultoria teve a ordem de serviço assinada no dia 22 
				de agosto. 
				Em 3 de outubro de 2013, a empresa encaminhou à Prefeitura 
				Municipal de Descalvado o seu primeiro relatório de atividades, 
				relativo ao período de 23 de Agosto à 30 de setembro. O 
				documento é composto por 15 páginas e mais 13 folhas que incluem 
				alguns questionamentos, além da 
				Ata de uma reunião 
				datada de 25 de julho de 2013, 
				o que também chama a atenção, já que é possível identificar que 
				a reunião foi feita quase um mês antes da abertura da licitação. 
				Acompanhando o relatório, também foi encaminhada a primeira 
				nota-fiscal de serviços, no valor de R$ 7.800,00. 
				Nos dois meses 
				seguintes, outros dois relatórios foram entregues, esses com bem 
				menos folhas: seis páginas no relatório relativo ao período de 
				01/10/2013 à 31/10/2013, e quatro páginas no relatório que 
				compreende o período de 01/11/2013 à 30/11/2013. Ressalta-se que 
				as duas primeiras páginas de ambos os relatórios são idênticas 
				ao enviado inicialmente. 
  
					
						
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						Serviços prestados pela empresa contratada consistia na 
						entrega de relatórios mensais. Ao todo foram entregues 3 
						relatórios que totalizam 23 folhas impressas em sulfite, 
						que custaram aos cofres públicos R$ 23,4 mil | 
						
						Notas-fiscais acompanhavam 
						os relatórios mensais, 
						ao valor de R$ 7,8 mil por mês. O contrato previa a 
						entrega de 10 relatórios, totalizando R$ 78 mil | 
					 
				 
				
				RESCISÃO 
				- Ao assumir a Secretaria de Administração em janeiro deste ano, 
				o Secretário Leandro deu início ao trabalho de levantamento de 
				todos os contratos existentes na Prefeitura Municipal, e dentre 
				eles, o contrato com a empresa Actuale chamou a atenção pelo 
				requisitante da contratação ser justamente a sua secretaria, ao 
				invés do setor de obras e serviços públicos. Outra surpresa, 
				segundo Leandro, foi a contratação de consultoria para analisar 
				a instalação de uma usina que custaria milhões de reais para ser 
				construída, e que para ser viável economicamente, necessitaria 
				de uma demanda de lixo muito maior do que aquilo que é produzido 
				no município de Descalvado. Outra dúvida suscitada pelo atual 
				secretário de administração é a de que em 2013, o Poder 
				Executivo insistiu, por duas vezes, na aprovação de projetos de 
				lei que instituía o Programa de Parcerias Público Privadas no 
				município de Descalvado. Na primeira tentativa, em setembro do 
				ano passado, o Projeto de Lei n.º 72/2013 acabou sendo rejeitado 
				por unanimidade pelos vereadores. Já em dezembro do mesmo ano, o 
				Projeto de Lei n.º 125/2013 acabou não tramitando antes do 
				recesso legislativo, e posteriormente foi retirado pelo Prefeito 
				Henrique Fernando do Nascimento em fevereiro deste ano. 
				Ainda no mês de 
				janeiro deste ano, Leandro Cardoso suspendeu os serviços e os 
				pagamentos junto à empresa Actuale, quando acabou sendo procurado 
				pessoalmente pelo Sr. Ângelo Roberto Correa Tenca, indagando-o 
				sobre os motivos da rescisão do contrato. Na denúncia 
				protocolada no MP, o atual Secretário de Administração também 
				questiona por que o representante da empresa I.C.A.N.P. 
				procurava a Prefeitura Municipal para saber dos motivos da 
				rescisão do contrato com a empresa Actuale. 
  
					
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						REUNIÃO NA 
						CÂMARA MUNICIPAL 
						- Segundo o que descreveu em sua denúncia, o Secretário 
						de Administração relata que durante um pronunciamento na 
						tribuna do legislativo, o vereador Helton Venâncio 
						questionou de forma veemente a interrupção dos 
						pagamentos à empresa Actuale, convidando o representante 
						da empresa a comparecer em reunião na sede da Câmara 
						Municipal para uma audiência. Ainda de acordo com 
						Leandro, o vereador excluiu do encontro qualquer 
						integrante da atual administração. 
						"Ignorando 
						a falta do convite, no dia 28 de abril, ao tomar ciência 
						da reunião momentos antes da sessão legislativa, também 
						fui até a Câmara Municipal munido de todo o processo que 
						envolveu a
						 contratação 
						da empresa Actuale" disse o secretário. 
						"Surpreendentemente, acabo encontrando  | 
						
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						Reunião realizada no dia 28 
						de abril deste ano na 
						Câmara Municipal de Descalvado contou com 
						a presença de boa parte do vereadores.  | 
					 
					
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						o Sr. 
						Ângelo Tenca no local, no qual se apresentou à todos os 
						vereadores presentes como o legítimo representante da 
						empresa Actuale. Ao explanar sobre todos os fatos 
						suspeitos que envolveram a licitação e a contratação da 
						empresa, acabei tendo mais uma surpresa: fui 
						interrompido pelo vereador Sposito, que era o atual 
						prefeito na época da contratação da empresa, afirmando 
						desconhecer completamente a contratação da Actuale", 
						completou. | 
					 
				 
				
				De fato, o termo de 
				ciência e notificação, o contrato de n.º 061/13 e os três 
				pagamentos efetuados ocorreu de forma 'estranha', ressaltou o 
				secretário na denúncia, visto que os documentos foram todos 
				assinados pelo então Procurador Jurídico da época. 
				De acordo com 
				Leandro Cardoso, com a 'reviravolta' inesperada diante dos fatos 
				apresentados na reunião, e inclusive com a confirmação do 
				próprio representante da empresa Actuale em dizer que ele também 
				atuou como o legítimo representante da I.C.A.N.P.  durante 
				a fase de licitação, os vereadores optaram por não se manifestar 
				e deram por encerrada a reunião. 
				EX-SECRETÁRIO 
				- Durante a elaboração desta reportagem, nossa equipe de 
				jornalismo recebeu uma nova denúncia contra o ex Secretário de 
				Administração, Rodrigo Alexandre de Oliveira. A denúncia relatou 
				que a insistência no envio de dois projetos de lei com o mesmo 
				objeto à Câmara Municipal, ocorreu por determinação dele e do ex 
				secretário de finanças, Antonio Aparecido Rischini, com o 
				intuito de legalizar a contratação da empresa Actuale, uma vez 
				que o referido contrato poderia justamente caracterizar-se como 
				uma "PPP", realizada sem a autorização do Poder Legislativo. Com 
				isso, o Tribunal de Contas ou o Ministério Público, se 
				acionados, poderiam apontar ato de improbidade administrativa 
				tanto do Prefeito Municipal da época, quanto dos ex secretários. 
				Nossa equipe de 
				reportagem tentou durante toda a semana um contato com o ex 
				Secretário de Administração, Rodrigo Alexandre de Oliveira, para 
				que o mesmo respondesse alguns questionamentos sobre a licitação 
				que resultou na contratação da empresa Actuale Consultoria e 
				Assessoria, porém não obtivemos êxito. 
				No sábado (26), 
				também enviamos um e-mail para o ex secretário, informando sobre 
				a publicação desta reportagem, dando-lhe até o meio dia deste 
				domingo para nos responder, o que também não aconteceu. Confira 
				abaixo as perguntas enviadas por e-mail: 
				
				1) Em 21 de julho de 2013, o senhor determinou a solicitação da 
				contratação de empresa especializada em consultoria para 
				implantação de parceria público privada junto ao município de 
				Descalvado, para a execução, elaboração, apresentação e 
				estruturação de audiência pública ? 
				
				2) Dois dias depois, em 23 de julho de 2013, o Senhor encaminhou 
				ofício ao Secretário de Finanças do município solicitando 
				autorização para a contratação de empresa para esta mesma 
				finalidade? Não houve, neste caso, uma inversão na tramitação do 
				processo, já que antes da autorização do Secretário de Finanças 
				a solicitação de compras já havia sido gerada? 
				
				3) Por que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que é a 
				pasta responsável pela coleta e destinação do lixo domiciliar no 
				município de Descalvado não participou de todo o processo de 
				contratação da empresa que ficaria responsável pelo projeto 
				envolvendo o assunto? Alguém da Secretaria de Obras estava 
				informado sobre a tramitação da sua solicitação? Quem? 
				
				4) Durante o processo licitatório, por que não foram observadas 
				as responsabilidades técnicas que habilitavam as empresas para  
				o certame? 
				
				5) No seu entendimento, as empresas Actuale - vencedora da 
				licitação e cujo ramo de atividade principal é gestão 
				empresarial, exceto consultoria técnica específica, e a empresa 
				Inspirati Arte e Cultura Ltda, que também foi habilitada e 
				participou da licitação e cujo ramo de atividades principal é a 
				organização de feiras, congressos, exposições e festas, além 
				de edição e impressão de livros, produção teatral e atividades 
				de bibliotecas e arquivos, foram consideradas aptas a participar 
				do certame? 
				
				6) Após o processo licitatório, o senhor teve conhecimento de 
				que o contrato, o termo de ciência e notificação, a ordem de 
				serviço e as ordens de pagamento foram assinados pelo então 
				Procurador Geral do Município, Dr. Sérgio Luiz Sartori? No seu 
				entendimento, por que não há em nenhum destes documentos a 
				assinatura do prefeito municipal daquele exercício? 
				
				7) O senhor saberia explicar por que o representante da empresa 
				ICANP durante o processo licitatório, Senhor Angelo Roberto 
				Correa Tenca, logo após a assinatura do contrato entre a empresa 
				vencedora e a Prefeitura de Descalvado, passou a representar a 
				empresa Actuale? Tal afirmação foi confirmada pelo próprio 
				Senhor Ângelo durante uma reunião ocorrida no último dia 28 de 
				abril de 2014, no prédio da Câmara Municipal de Descalvado, e na 
				presença de quase todos os atuais vereadores. 
				
				8) O senhor saberia dizer se existe e qual seria, a relação da 
				empresa Actuale e o Vereador Helton Antonio Venâncio? 
				9) O senhor saberia dizer se a celebração de uma parceria 
				público privada envolvendo a Prefeitura Municipal de Descalvado, 
				não carecia de autorização do Poder Legislativo Municipal, antes 
				de ser celebrado qualquer tipo de contrato? O senhor tem 
				conhecimento de que em setembro de 2013, foi enviado o projeto 
				de lei n.º 72/2013, que tratava justamente da autorização 
				do programa de parceria público privadas no município de 
				Descalvado, e que o projeto acabou sendo rejeitado pelos 
				vereadores? 
				10) Recebemos uma denúncia de que o referido projeto foi enviado às pressas ao 
				Poder Legislativo, por sua expressa determinação, com o intuito de legalizar a 
contratação da empresa Actuale, uma vez que o objeto do contrato 
junto à vencedora da licitação tratava-se justamente de uma "PPP". A manobra, 
segundo a denúncia, seria uma tentativa de legalizar o contrato com a empresa 
Actuale, uma vez que sem a autorização do Poder Legislativo, o Tribunal de 
Contas ou o Ministério Público, se acionados, poderiam caracterizar a 
improbidade administrativa tanto do Prefeito Municipal, quanto dos Secretários 
de Finanças e Administração. Esta denúncia procede? 
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