02/04/2015 (08h06)

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Alunos da rede municipal de ensino participam de diversos projetos em 2015

Projetos de Culinária, do Uso Consciente da Água e da Páscoa da Partilha são exemplos de atividades desenvolvidas nas escolas de Descalvado. Aprovação de pais e alunos é total.

Desde o início do ano, a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), sob o comando da Profª Rute Maria Pozzi Casati, em conjunto com as diretoras, coordenadoras e professoras da rede municipal de ensino, vem desenvolvendo uma série de projetos nas unidades escolares, proporcionando aos alunos atividades extra curriculares que vão desde a preparação de alimentos saudáveis, passando pela conscientização e a importância da reciclagem, e estendo-se também para as questões que contribuem para a formação e o desenvolvimento comportamental das crianças e pré-adolescentes, por meio de aprendizagens sobre a importância da amizade, da tolerância, da solidariedade e da partilha.

Os projetos estão sendo bem recebidas pelos alunos, que participam de forma efetiva das atividades, e que contam ainda com o apoio incondicional dos pais que já perceberam a importância dessa extensão do ensino para a formação dos seus filhos.

INCENTIVO À LEITURA E CULINÁRIA - Os alunos dos projetos de período integral da EMEF Profª Dirce Sartori Serpentino, localizada no Bairro Jardim Albertina,  estão vivenciando na prática o que realmente é “pôr a mão na massa” e descobrindo como preparar alimentos saudáveis.

As professoras Sula Borsato e Aline Alcaide,  juntamente da coordenadora Flávia Thomaz Marcondes Pereira estão promovendo desde o mês de março o Projeto Culinária, o qual acontece semanalmente com o auxílio da nutricionista Lara Belli Marineli, que orienta quanto às receitas e elaboração dos pratos.

Um dos exemplos do projeto que também envolve atividades lúdicas de leitura e escrita, foi o que que ocorreu nos dias 25 e 26 de março, quando a Chefe da Seção de Artes da Biblioteca Pública Municipal "Profº Gerson Álfio De Marco", Rita de Cássia Salvador Costa Leme, foi até a escola para desenvolver a prática de atividades relacionadas à leitura do livro “O Sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes. Logo na sequência, a nutricionista apresentou os ingredientes que seriam utilizados no sanduíche, realçando a importância das vitaminas para o organismo e da higiene no manuseio dos alimentos.

Os alunos ajudaram na preparação dos sanduíches que ficaram bem coloridos, e principalmente, nutritivos e saudáveis.

  

PÁSCOA DA PARTILHA - Outro exemplo de projetos desenvolvidos pela SEEC foi o que aconteceu nesta quarta-feira (1), na EMEF Coronel Tobias, localizada no centro de Descalvado, que promoveu junto de seus alunos, professores, equipe gestora e funcionários, a "II Páscoa da Partilha", cujo objetivo maior é o de lembrar as crianças o verdadeiro sentido da data, com demonstrações de amizade, solidariedade e união, estimulando a reflexão sobre a data, o tempo de renovação, a transformação e a esperança.

"A Páscoa não é comércio, nem apenas chocolate. E para reforçar a postura de solidariedade, amizade, companheirismo e partilha, todos aqui da EMEF Coronel Tobias partilharam o alimento que trouxeram, se distanciando um pouco do consumo desenfreado a que estamos expostos, não somente neste data, mas de uma maneira geral”, destacou diretora Neli do Carmo Deponte, que estava acompanhada pela coordenadora pedagógica Lourdes Veríssimo Franco de Mello.

Outras unidades escolares da rede municipal também promoveram junto de seus alunos e colaboradores, a Páscoa da Partilha.

ÁGUA - Tendo em vista a importância da água para a nossa sobrevivência e, diante da crise hídrica atual, a EMEF “Professora Thereza dos Anjos Puoli”, no Jardim Bela Vista, inseriu a discussão do assunto nos trabalhos pedagógicos da unidade escolar. Os alunos do 5º ano promoveram um debate sobre o tema e compartilharam medidas de economia de água utilizadas em suas casas.

Durante as discussões, as crianças apresentaram o problema da não conscientização de pessoas que residem próximo à suas casas. Como resultado do debate, as crianças produziram panfletos de conscientização sobre a importância da economia de água e distribuíram para vizinhos e parentes. De acordo com os alunos da escola, conscientizar a comunidade é importante, mas conscientizar os familiares e os colegas da escola também é.

Juntos, alunos do 3º e do 5º ano elaboraram um painel informativo, com informações sobre a água e a importância de economizá-la.

  

MÚSICA E TEATRO - Já na EMEF Prof.ª Edna Maria do Amaral Marini, localizada no Bairro Santa Cruz, novos projetos estão sendo consolidados na escola e mobilizando a direção, a coordenação, os professores e os alunos. Os projetos envolvem música e teatro, apoiando os alunos com dificuldades de aprendizagem, e ainda desenvolvendo técnicas de reciclagem.

O projeto de música e teatro, sob a coordenação da professora Joslaine Regina de Oliveira, aborda as diferentes linguagens artísticas e fornece oportunidades para explorar a música, a dança e o teatro, demonstrando como é bom aprender com prazer. "A arte faz parte da vida do ser humano como instrumento de leitura do mundo e de si mesmo. Nossos adolescentes se encontram na fase do idealismo concreto e deixa de buscar a arte como fonte de prazer e aprendizado para enriquecer suas experiências" disse a professora.

O projeto aplica atividades com música, dança e teatro, e possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade.

Outro projeto desenvolvido na escola é o apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem, que tem a frente a professora Valéria de Paula Formoso. "Ao se propor o presente projeto, acreditamos que se pode contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por nossas crianças, que não conseguem apreender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita e cálculos" explica Valéria.

A proposta do projeto é a de operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica da escola, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino/aprendizagem, e de avaliação com um enfoque ao ensino visando garantir que todos os alunos aprendam.

"Acreditamos que para a superação dos problemas, é necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais, estudo constante, dedicação e muita competência, pois é necessário investigar as teorias de aprendizagem e colocá-las em prática, conhecendo também a história familiar do educando que é o ponto essencial de nosso projeto" destacou a professora.

Já o professor Geraldo Claudio Alves, também da "Escola "Edna", prossegue com suas atividades relacionadas à reciclagem e a sua importância para o meio ambiente. “Vivemos em uma sociedade onde o consumo é crescente, e isso contribui para uma exaustiva extração dos recursos naturais e um aumento do volume do lixo. A educação é a melhor maneira de promover a conscientização e incentivar os alunos a refletirem sobre seus hábitos e agirem em prol da qualidade de vida das futuras gerações do planeta. Cada pessoa pode mudar seus hábitos e adotar boas práticas de consumo, evitando o desperdício e colaborando com o reaproveitamento de materiais através da separação do lixo. Ações locais têm reflexos globais" explanou o professor.

O objetivo do projeto é o de fazer com que os alunos aprendam a separar o lixo orgânico do material que pode ser reutilizável ou reciclável, em sua residência, além de desenvolverem o hábito de disseminar entre seus familiares toda essa aprendizagem. Outro ponto destacado pelo professor Geraldo é a importância da reciclagem como alternativa de renda para as classes mais baixas.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Alunos da rede municipal de ensino participam de diversos projetos em 2015
Colisão entre veículos por pouco não deixa Celta virado em cima da calçada
Fênix promove palestra com o tema “Longevidade Saudável” no dia 22
“São Carlos está fora do Caminho da Fé”, diz diretor financeiro de Associação
Cine Biblioteca exibe hoje o filme “O Mentiroso”
Namorado corta cabeça de grávida e posta foto no Facebook
Polícia Militar realiza grande operação para fiscalização do trânsito
Receita já recebeu mais de 6,1 milhões de declarações do IRPF 2015
Sebrae-SP orienta MEIs sobre veracidade de carnês de pagamento
Sultões MotoClube realizam passeio de conscientização para o combate à dengue
Quadrilha armada explode dois caixas eletrônicos e leva R$200mil em Araras
Centro Municipal de Formação Profissional abre inscrições para cursos; total é de 51 vagas
Músico descalvadense transforma dengue em tema para canção sertaneja
Número de casos de dengue disparam na região e deixa população em estado de alerta
Prefeitura cede uso de imóvel à APAD
Descalvado News lança canal de interatividade com o internauta no WhatsApp
Programa 'Ricci na Roça' comemora um ano com uma série de três programas especiais
Descalvado deverá implementar o seu primeiro 'Programa de Segurança Viária'
Secretaria de Segurança Pública divulga os dados da produtividade policial de 2015 em Descalvado
Denatran adia até 1º de julho exigência do extintor veicular ABC
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"