Os projetos estão sendo bem recebidas pelos alunos, que participam de
forma efetiva das atividades, e que contam ainda com o apoio
incondicional dos pais que já perceberam a importância dessa extensão do
ensino para a formação dos seus filhos.
INCENTIVO À LEITURA E
CULINÁRIA - Os
alunos dos projetos de período integral da EMEF Profª Dirce Sartori
Serpentino, localizada no Bairro Jardim Albertina, estão vivenciando na
prática o que realmente é “pôr a mão na massa” e descobrindo como
preparar alimentos saudáveis.
As professoras Sula
Borsato e Aline Alcaide, juntamente da coordenadora Flávia Thomaz
Marcondes Pereira estão promovendo desde o mês de março o Projeto
Culinária, o qual acontece semanalmente com o auxílio da nutricionista
Lara Belli Marineli, que orienta quanto às receitas e elaboração dos
pratos.
Um dos exemplos do
projeto que também envolve atividades lúdicas de leitura e escrita, foi
o que que ocorreu nos dias 25 e 26 de março, quando a Chefe da Seção de
Artes da Biblioteca Pública Municipal "Profº Gerson Álfio De Marco",
Rita de Cássia Salvador Costa Leme, foi até a escola para desenvolver a
prática de atividades relacionadas à leitura do livro “O Sanduíche da
Maricota”, de Avelino Guedes. Logo na sequência, a nutricionista
apresentou os ingredientes que seriam utilizados no sanduíche, realçando
a importância das vitaminas para o organismo e da higiene no manuseio
dos alimentos.
Os alunos ajudaram na
preparação dos sanduíches que ficaram bem coloridos, e principalmente,
nutritivos e saudáveis.
PÁSCOA DA PARTILHA
- Outro exemplo de projetos desenvolvidos pela SEEC foi o que aconteceu
nesta quarta-feira (1), na EMEF Coronel Tobias, localizada no centro de
Descalvado, que promoveu junto de seus alunos, professores, equipe
gestora e funcionários, a "II Páscoa da Partilha", cujo objetivo maior é
o de lembrar as crianças o verdadeiro sentido da data, com demonstrações
de amizade, solidariedade e união, estimulando a reflexão sobre a data,
o tempo de renovação, a transformação e a esperança.
"A Páscoa não é
comércio, nem apenas chocolate. E para reforçar a postura de
solidariedade, amizade, companheirismo e partilha, todos aqui da
EMEF Coronel Tobias partilharam o alimento que trouxeram, se
distanciando um pouco do consumo desenfreado a que estamos
expostos, não somente neste data, mas de uma maneira geral”,
destacou diretora Neli do Carmo Deponte, que estava acompanhada
pela coordenadora pedagógica Lourdes Veríssimo Franco de Mello.
Outras unidades
escolares da rede municipal também promoveram junto de seus
alunos e colaboradores, a Páscoa da Partilha. |
|
ÁGUA
- Tendo em vista a importância da água para a nossa sobrevivência e,
diante da crise hídrica atual, a EMEF “Professora Thereza dos Anjos
Puoli”, no Jardim Bela Vista, inseriu a discussão do assunto nos
trabalhos pedagógicos da unidade escolar. Os alunos do 5º ano promoveram
um debate sobre o tema e compartilharam medidas de economia de água
utilizadas em suas casas.
Durante as discussões,
as crianças apresentaram o problema da não conscientização de pessoas
que residem próximo à suas casas. Como resultado do debate, as crianças
produziram panfletos de conscientização sobre a importância da economia
de água e distribuíram para vizinhos e parentes. De acordo com os alunos
da escola, conscientizar a comunidade é importante, mas conscientizar os
familiares e os colegas da escola também é.
Juntos, alunos do 3º e
do 5º ano elaboraram um painel informativo, com informações sobre a água
e a importância de economizá-la.
MÚSICA E TEATRO
- Já na EMEF Prof.ª Edna Maria do Amaral Marini, localizada no Bairro
Santa Cruz, novos projetos estão sendo consolidados na escola e
mobilizando a direção, a coordenação, os professores e os alunos. Os
projetos envolvem música e teatro, apoiando os alunos com dificuldades
de aprendizagem, e ainda desenvolvendo técnicas de reciclagem.
O projeto de música e
teatro, sob a coordenação da professora Joslaine Regina de Oliveira,
aborda as diferentes linguagens artísticas e fornece oportunidades para
explorar a música, a dança e o teatro, demonstrando como é bom aprender
com prazer. "A arte faz parte da vida do ser humano como instrumento de
leitura do mundo e de si mesmo. Nossos adolescentes se encontram na fase
do idealismo concreto e deixa de buscar a arte como fonte de prazer e
aprendizado para enriquecer suas experiências" disse a professora.
O projeto aplica
atividades com música, dança e teatro, e possibilita o desenvolvimento
de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a
sensibilidade e a criatividade.
Outro projeto
desenvolvido na escola é o apoio aos alunos com dificuldades de
aprendizagem, que tem a frente a professora Valéria de Paula Formoso.
"Ao se propor o presente projeto, acreditamos que se pode contribuir de
forma bastante significativa para a superação das dificuldades de
aprendizagem apresentadas por nossas crianças, que não conseguem
apreender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita
e cálculos" explica Valéria.
A proposta do projeto é
a de operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente
sobre a proposta pedagógica da escola, sobre o planejamento das
atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de
ensino/aprendizagem, e de avaliação com um enfoque ao ensino visando
garantir que todos os alunos aprendam.
"Acreditamos que para a
superação dos problemas, é necessário um planejamento que inclua
atividades diversificadas e individuais, estudo constante, dedicação e
muita competência, pois é necessário investigar as teorias de
aprendizagem e colocá-las em prática, conhecendo também a história
familiar do educando que é o ponto essencial de nosso projeto" destacou
a professora.
Já o professor Geraldo
Claudio Alves, também da "Escola "Edna", prossegue com suas atividades
relacionadas à reciclagem e a sua importância para o meio ambiente.
“Vivemos em uma sociedade onde o consumo é crescente, e isso contribui
para uma exaustiva extração dos recursos naturais e um aumento do volume
do lixo. A educação é a melhor maneira de promover a conscientização e
incentivar os alunos a refletirem sobre seus hábitos e agirem em prol da
qualidade de vida das futuras gerações do planeta. Cada pessoa pode
mudar seus hábitos e adotar boas práticas de consumo, evitando o
desperdício e colaborando com o reaproveitamento de materiais através da
separação do lixo. Ações locais têm reflexos globais" explanou o
professor.
O objetivo do projeto é
o de fazer com que os alunos aprendam a separar o lixo orgânico do
material que pode ser reutilizável ou reciclável, em sua residência,
além de desenvolverem o hábito de disseminar entre seus familiares
toda essa aprendizagem. Outro ponto destacado pelo professor Geraldo é a
importância da reciclagem como alternativa de renda para as classes mais
baixas.
|