Municipal. Já o Grupo de Palhaços, também da UATI, recepcionou os
participantes durante o credenciamento.
Com base no tema, foram abordados quatro eixos: gestão,
financiamento, participação e Sistema Nacional de Direitos Humanos.
Da conferência, foram retiradas propostas e escolhidos dois
delegados que participarão da Conferência Estadual dos Direitos da
Pessoa Idosa, prevista para ser realizada de 28 a 30 de setembro, na
cidade de Águas de Lindóia.
A secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti,
explicou que o debate tem o objetivo de sensibilizar as
instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância
da sua participação ativa no meio social. “É importante que a pessoa
idosa seja protagonista na efetivação dos seus direitos. Nosso
objetivo é romper com os preconceitos de que o idoso é inativo ou
incapaz”, afirmou.
Segundo a
presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nilva Helena Rodolfo
Rodrigues, a Conferência é um momento de reflexão sobre o
comprometimento da sociedade, dos próprios idosos, gestores públicos
e conselheiros em prol dos direitos da pessoa idosa. “Hoje tivemos a
oportunidade de avaliar o que já está sendo realizado na cidade e o
que ainda é necessário. Já tivemos progressos, porém sempre é
preciso avançar”.
O prefeito Paulo
Altomani disse que a administração municipal está fazendo o possível
para terminar a obra de reforma do Centro do Idoso Vera Lúcia Pilla.
“Tivemos um problema na execução da obra e também serão necessários
mais recursos, já que a reforma foi abandonada pela administração
passada, por isso tivemos que refazer o projeto já que o local
estava deteriorado e inclusive invadido”, ressaltou Altomani. Depois
de concluído, o Centro atenderá pessoas acima de 60 anos por meio de
atividades físicas, oficinas, teatro e convivência.
Além dos
representantes de órgãos e entidades e também das autoridades, a
Conferência contou com a participação da associação de idosos das
cidades de
Descalvado e
de Umuarama (PR).
*Com informações
e foto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São
Carlos