13/08/2015 (07h49)

Procon de São Carlos tira do ar site de empresa suspeita de aplicar golpes

Vítimas da loja criaram uma página no Facebook para denunciar os crimes Em um mês, órgão de defesa do consumidor registrou 30 reclamações.

Pessoas de diferentes cidades afirmam que foram vítimas de uma empresa de São Carlos que teria aplicado golpes de até R$ 20 mil. Uma página criada pelos consumidores para denunciar os crimes já soma 270 membros e em um mês o Procon do município registrou 30 casos. Foram tantas denúncias que nesta semana o órgão de defesa do consumidor conseguiu tirar o site do ar.

O site atraía clientes oferecendo produtos por preços muito mais baixos do que os da concorrência. O aposentado Geraldo Cia, de Campinas, foi uma das vítimas. Achou que comprar uma geladeira por R$ 2,3 mil era um bom negócio e pagou à vista.


“Eu fiz diversas pesquisas em diversos fornecedores e esse fornecedor foi o que se mostrou mais atraente. Ele tinha um preço 20%, 25% menor”, contou.  A empresa prometeu fazer a entrega até o dia 8 de agosto, mas, até agora, a geladeira não chegou.  “Eu entrei no site, no Reclame Aqui, e aí eu vi que tinha um monte de reclamações”.

Uma loja de móveis da cidade também ficou no prejuízo, vendeu 34 peças por mais de R$ 4 mil e parcelou em quatro vezes para os donos do site. “Pagaram o primeiro cheque e depois, na hora em que depositamos o segundo cheque, eles sumiram, desapareceram, não conseguimos encontrar mais”, relatou o empresário Rogério Ferreira.

Ele foi até o endereço de entrega dos produtos, mas a casa estava vazia. “Era um endereço da residência, não da loja, e depois que o cheque voltou nós fomos a esse mesmo endereço, loja fechada e, conversando com uma vizinha, ela falou que do mesmo jeito que nós descarregávamos em um dia, no outro dia encostava um caminhão e retirava”.

FORA DO AR - A página, inserida na lista dos sites não recomendados pelo Procon, não está mais disponível na rede. Na Receita Federal, ela tinha o mesmo registro, o mesmo CNPJ, de uma loja de bolsas e acessórios que ficava no Centro de São Carlos. Quando o comércio fechou as portas, a página entrou no ar.

“O CNPJ da empresa remete ela a São Carlos, São Paulo, e o SAC era em São Paulo”, comentou o diretor do Procon no município, Joner Nery, afirmando que esse não era o único indício de fraude.  “Eles aceitavam todos os tipos de cartões, no entanto, quando o consumidor pedia para efetuar a compra no cartão, a opção estava temporariamente indisponível”, disse.

Isso levava os clientes a comprar no boleto, no qual a empresa oferecia até 50% de desconto. “Por quê? Efetuou o pagamento, o dinheiro cai na conta e o consumidor fica impossibilitado de rever esses valores”, explicou Nery.

“Eles são estelionatários, eles não apenas venderam e não entregaram, e sim compraram e não pagaram. Existem diversos cheques sem fundo repassados por esses criminosos”, completou.

O Procon enviou as denúncias para o Ministério Público, que encaminhou o caso para a Promotoria de Justiça do Consumidor em São Paulo. As punições, segundo Nery, vão da esfera cível, com reparação de danos, incluindo dano moral, até a esfera criminal, com a prisão dos envolvidos.

*Fonte: G1/São Carlos
 

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