28/01/2015 (18h53)

Apesar de lei, cidades da região não têm farmácias que funcionem por 24h

Norma federal tem 41 anos e prevê que drogarias trabalhem em plantão. No entanto, Conselho Regional de Farmácia afirma que não há fiscalização.

Moradores de cidades como Ribeirão Bonito, Casa Branca, Nova Europa, Divinolândia e Tambaú reclamam da falta de farmácias que funcionem 24 horas por dia nos municípios. Apesar de uma lei federal existente há 41 anos que prevê que as farmácias trabalhem em esquema de plantão, os estabelecimentos não costumam ficar abertos por motivos como segurança ou falta de movimento.  O Conselho Regional de Farmácia diz que não fiscaliza se há farmácias 24 horas nas cidades, já que isso caberia às prefeituras, que devem organizar o sistema de plantão. A Prefeitura de
Ribeirão Bonito afirmou que a lei não a obriga a abrir uma farmácia que funcione o dia todo.

Wanderlei Rodrigues é dono de uma drogaria há 40 anos e atende cerca de 30 pessoas por dia. O trabalho começa às 8h e vai até as 20h. Em casos de emergência, alguns clientes vão até a casa dele, que fica em cima do comércio. No entanto, dois motivos fazem com que Rodrigues não deixe a farmácia aberta por 24 horas. Um deles é a necessidade de contratação de mais um farmacêutico, o que aumentaria os gastos. Outro problema é a falta de segurança.

“Eu desço da minha casa e atendo pessoas no meio da noite. Tem noite que atendo até quatro fregueses, mas acontece o seguinte, não é todas as noites que se atende. As vezes fico dias sem atender ninguém. Nosso contingente policial é pequeno e não tem segurança. Não tem como eles darem segurança para nós após às 20h”, explicou Rodrigues.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ribeirão Bonito (Acerb), Antonio Carlos Caregaro, também é gerente de uma drogaria e diz ser inviável manter o estabelecimento aberto o dia todo. “É uma cidade de 12 mil habitantes é não há fluxo para que isso aconteça”, disse.

POPULAÇÃO - Celso Paulino de Silva Neto já passou sufoco e gostaria de ter farmácias à disposição em tempo integral. “Precisei de um medicamento e quando vim procurar as farmácias, já estavam todas fechadas. Aí tive que enfrentar uma fila no pronto-socorro apenas para ser medicado”, disse.

A cozinheira Ana Paula de Souza Silva tem cinco filhos e já precisou sair diversas vezes na madrugada para comprar remédios. Ela possui uma caixa com medicamentos para evitar ser pega desprevenida, mas às vezes não encontra o que precisa. A mulher afirma que já foi até a casa de um farmacêutico para conseguir remédios. Ana Paula afirma que já recorreu ao pronto-socorro em algumas vezes, mas nem sempre as crianças foram medicadas.

“Às vezes a criança tem que ficar aqui a noite inteira com dor esperando a farmácia abrir no outro dia. Várias vezes já batemos na porta de farmacêuticos para comprar remédios. Alguns abrem no meio da noite, mas outros não. Fica difícil”, relatou.

DESCALVADO - Desde o dia 1º de janeiro, uma mudança no sistema de plantões farmacêuticos em Descalvado estendeu o atendimento comercial à população. A principal mudança foi a extinção do plantão diurno, tanto nos finais de semana quanto nos feriados. Desde o início do ano, todos os estabelecimentos comerciais estão autorizados a funcionar ininterruptamente, ficando a cargo de cada farmácia a decisão de abrir ou não nestes dias.

Antes da mudança, as farmácias fechavam as portas a partir das 12h00 do sábado e só podiam reabrir no início do expediente da segunda-feira seguinte. O atendimento durante este período só podia ser feito pelos dois estabelecimentos que estivessem de plantão.

Com a mudança, todas as farmácias estão autorizadas a funcionar de domingo à domingo, entre as 7h00 e as 23h00. Não existe mais plantão durante o dia. Já os plantões noturnos continuam a funcionar normalmente, mas com uma pequena alteração: o horário em que a farmácia deve iniciar o seu plantão passou a ser a partir das 22h00, ao invés das 20h30 como acontecia até o dia 31 de dezembro de 2014.

*Com informações do G1/São Carlos
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Apesar de lei, cidades da região não têm farmácias que funcionem por 24h
COMUTRAN atende reivindicação e trecho da rua Paula Carvalho tem sentido de direção alterado
Multas por excesso de velocidade crescem 50% nas estradas paulistas em 2014
Acidente entre dois caminhões fere uma pessoa e causa congestiona-mento na Washington Luís
Prefeitura convoca Sessão Extraordinária para aprovação de projeto de lei de doação de área para nova empresa do setor pet
Na contramão do país, Descalvado fechou 2014 com saldo positivo no mercado de trabalho
Veterinários dão dicas de como evitar que cães e gatos sofram com o calor
Interrupção no fornecimento de energia e falta de atendimento da CPFL tem causado transtornos à população
Acidente na SP-215 envolve três veículos e deixa uma pessoa gravemente ferida
Militar do exército fica ferido depois de capotar o carro próximo a rotatória da Unicastelo
Prefeitura deve assinar contrato com UNIMED para oferta de plano de saúde ao funcionalismo
Temporal causa alagamentos e estragos em Pirassununga
Casal suspeito de matar idoso de 72 anos é preso em Porto Ferreira
“Estado de Alerta de Desabastecimento” se mantém no município
Carro pega fogo e fica destruído logo após passar por manutenção em Pirassununga
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"