24/05/2015 (11h04)

TRADIÇÃO DE QUASE 70 ANOS

Acontece neste domingo a tradicional procissão da 'Festa do Divino'

Missa Solene na Igreja Matriz acontece a partir das 16h00, que será precedida pela procissão da 'Corte do Imperador'.

Acontece neste domingo, a partir das 16h00, Missa Solene de Pentecostes na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Belém. O encerramento da tradicional festa - que segundo registros históricos acontece em Descalvado desde o ano de 1946 -, terá início com a Procissão da 'Corte do Imperador' seguida da Missa Solene que será celebrada pelo Padre Élcio Medeiros.

Além da Paróquia de Nossa Senhora do Belém, a Solenidade de Pentecostes também conta a participação da Paróquia de São Sebastião e da quase Paróquia São Judas Tadeu.

Iniciada no último dia 15 de Maio, a Novena de Pentecostes (ou 'Festa do Divino' como é conhecida) terminou

neste sábado, dia 23. O dia de Pentecostes simboliza a descida do Espírito Santo com poder sobre os Apóstolos, dando início à missão da Igreja no mundo. O próprio Jesus tinha preparado os Onze para esta Missão, aparecendo-lhes várias vezes após a sua ressurreição.. Antes da sua ascensão ao Céu, Jesus ordenou aos Apóstolos que não se afastassem de Jerusalém, para que assim pudessem aguardar que se cumprisse a promessa do Pai. Assim, os Apóstolos permaneceram juntos, preparando-se em Oração para receber o Dom do Espírito Santo.

Já a tradição da Corte do Imperador teve origem em Portugal, nos primeiros anos do século XVI. De acordo com relatos históricos, a rainha Isabel, esposa de D. Diniz, teria ordenado a construção da Igreja do Espírito Santo, em Alenquer. Conta-se que a rainha teria tido um sonho, onde Deus lhe informou a Sua alegria se fosse construída naquela localidade uma Igreja ao Espírito Santo. Ao acordar, a rainha Isabel ordenou a quatro pedreiros e seis ajudantes, que dessem início à construção da Igreja. Ao chegarem no lugar indicado para a construção da Igreja, os homens teriam encontrado os alicerces prontos, embora nenhum homem tivesse trabalhado ali.

Vendo isso como uma obra Divina, a rainha orou em agradecimento ao milagre, e os operários, ao receberem rosas de Isabel como forma de pagamento, viram elas se transformarem em dinheiro. A partir de então, a Festa do Divino difundiu-se em toda Portugal, chegando mais tarde até o Brasil, onde ainda é celebrada em alguns estados até os dias atuais.

 

A TRADIÇÃO EM DESCALVADO - A Festa do Divino no município de Descalvado teve inicio após a chegada do reverendíssimo Monsenhor Jose Canônico, em 22 de setembro de 1946, que sempre demonstrou muita valorização a este tipo de evento.Vale lembrar também que o mesmo Monsenhor Jose Canônico é quem trouxe também a Cavalaria Antoniana, no qual acontece até hoje por ocasião dos festejos em louvor a Santo Antonio.

A primeira Festa do Divino deve ter acontecido por volta de 1948, sendo que no início a corte era composta por somente por adultos Já na década de 50, o Pároco resolveu alterar a composição da corte, que passou a ser formada então por crianças e adolescentes, formato mantido até hoje.

A festa tem um caráter religioso e folclórico. Fazendo memória da Corte Imperial, ela adentra no sentido religioso, pois pelo Espírito Santo recebido por meio do batismo, os católicos são impelidos a construir o Reinado de Deus entre os homens. A pureza e a meiguice das crianças bem revelam o amor misericordioso de Deus por seus filhos.

Em Descalvado, as celebrações se caracterizam pela novena preparatória à 'Festa do Divino', à Celebração Solene de Pentecostes, e a participação nas procissões de Corpus Christi e da Padroeira, no dia 8 de setembro.

No dia de Pentecostes, a procissão se inicia a partir da casa da Imperatriz, em direção a Igreja Matriz Nossa Senhora do Belém, onde acontece a missa Solene de Pentecostes. Caso a distancia da casa imperatriz seja longa, inicia-se a procissão a partir da Sede paroquial e percorre algumas ruas próximas à Igreja Matriz.

Durante muitos anos (aproximadamente até o ano de 2001), no sábado, último dia da novena e véspera de Pentecostes, também acontecia o tradicional “leilão de lenha” nas dependências da Sede Paroquial. A idéia do leilão surgiu pelo simbolismo que o fogo traz em si do Espírito Santo.

O leilão sempre teve boa participação de benfeitores, que concorriam para arrematar os lotes de lenha ofertados e os doavam às entidades assistenciais do município. Com a modernização dos fogões - que não mais utilizam lenha -, o leilão acabou se desgastando e parando.

Desde então, a Paróquia optou pela elaboração da quermesse por meio de barracas típicas, além da realização de bingos e rifas.

  

*Fotos: Facebook da Paróquia Nossa Senhora do Belém
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Acontece neste domingo a tradicional procissão da 'Festa do Divino'
Homem fica preso às ferragens de caminhão que tombou em estrada
Três homens armados assaltam residência do Bairro Morumbi
Secretarias Municipais fazem o descarte correto de mais de 5,5 mil lâmpadas
Colisão na SP-215 deixa Monza e Hilux destruídos
Vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 3 de junho
Alunos da UFSCar desenvolverão projeto ambiental para Descalvado
Descalvado será a sede de evento esportivo grandioso
Homem de 44 anos é preso em flagrante com R$ 1,7 mil em cédulas falsificadas
Caminhoneiro morre em batida frontal entre Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro
Câncer de mama é tema de palestra promovida pela Fênix em Descalvado
Moradores da região oeste reclamam dos abusos praticados por motoristas de veículos pesados
Em menos de 24 horas, 6 pessoas ficam reféns em 3 roubos à chácaras na área rural de Descalvado
3ª edição do passeio ciclístico do Proerd foi um sucesso
Gol furtado em Descalvado é localizado abandonado em São Carlos
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"