20/10/2015 (13h50)

Mentoplastia - A plástica do queixo

A Mentoplastia com prótese basicamente consiste na inserção de uma prótese de silicone entre o osso e os músculos do mento (queixo). Trata-se de um procedimento indicado em situações de correção do queixo na estética da face, com o objetivo de proporcionar harmonia entre o nariz e a boca.

A idade mínima para realizar a cirurgia é a partir dos 17 anos de idade. Nos casos em que a desarmonia é devido a trauma ou malformações congênitas este prazo normalmente pode ser abreviado. O objetivo do resultado clínico  é um melhor equilíbrio

do rosto do paciente, sem perder as suas características fisionômicas individuais.

Esta cirurgia pode ser feita de duas maneiras: primeiramente o cirurgião realiza uma incisão dentro da boca e insere a prótese. Uma outra abordagem seria uma incisão externa na parte inferior do mento e inserir a prótese de silicone. O cirurgião  geralmente modela a peça ou utiliza peças pré-moldadas (que possuem diversos tamanhos e podem ser apresentadas ao paciente durante a entrevista pré-operatória).

A Cirurgia Plástica do Mento - A mentoplastia também pode ser para retroposicionar, avançar, encurtar ou alongar o queixo, corrigir desvios ou alterar a forma.

O tratamento cirúrgico, na imensa maioria das vezes, pode ser feito através de cortes internos na boca sem cicatrizes externas. Os tecidos são descolados  e um corte é feito no osso para que ele possa ser reposicionado e fixado. No final a pele se acomoda à nova estrutura. Raramente pode ser necessária a utilização de enxertos de osso da própria pessoa. Os pontos são todos internos e normalmente não precisam ser removidos.

A mentoplastia utiliza  materiais aloplásticos ou próteses. Atualmente dois materiais são os mais utilizados: o politetrafluoroetileno e o silicone rígido. O silicone, na forma sólida, vem sendo empregado há mais de 35 anos em todo o mundo. Trata-se de substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo forma  logo nos primeiros dias. A vantagem deste método é que a cirurgia é um pouco mais simples. As desvantagens são: a utilização de um material estranho ao organismo e o custo do material.

As modalidades de cirurgia plástica do mento mais realizadas são :

1) Cirurgia ortognática:

Técnica onde é feita a manipulação do osso da mandíbula e da maxila para a obtenção de uma relação de dentes adequada.

• Como a cirurgia é feita? É realizada uma incisão por dentro da boca. Em seguida faz-se um corte sobre o osso da maxila e movimenta esse osso para frente ou para baixo (dependendo da indicação do caso), levando-se em consideração a oclusão dentária (encaixe dos dentes). Depois que a maxila é posicionada e é estabelecida uma oclusão dentária ideal, esse osso que foi fraturado é fixado novamente. Essa fixação pode ser feita através de fio de aço ou de mini-placas (que podem ser de titânio – as mais modernas são reabsorvíveis) e parafusos. A finalidade é fixar o osso que foi fraturado na sua nova posição para que exista a consolidação óssea.

• Indicação: para pacientes que não têm oclusão dentária adequada. Este procedimento altera significativamente as feições  da pessoa.

• Tempo de cirurgia: cerca de duas horas. Caso seja necessário este período poderá ser prolongado que  envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

• Internação: dois dias.

• Anestesia: geral.

• Pós-operatório: se forem utilizadas as mini-placas (maioria dos casos), o paciente terá somente uma alimentação líquida nos primeiros 20 dias, passando depois para alimentos pastosos até 30 dias. Após esse período, poderá comer alimentos sólidos. Se a fixação do osso for feita com fio de aço, existe a necessidade de complementar a imobilização do osso através da amarração dos dentes superiores nos inferiores. Neste caso o paciente ficará com os dentes amarrados entre 45 a 60 dias. Ele poderá abrir os lábios, mas não abrirá os dentes. Sendo assim, a alimentação é à base de líquidos.

2) Cirurgia Plástica de Mento com uso de Porex:

É uma técnica indicada para aumentar o queixo. O Porex (polietileno poroso de alta densidade) tem a mesma função do silicone só que com um diferencial: é biocompatível, ou seja, o organismo aceita melhor.

• Como a cirurgia é feita?

 A via de acesso é através de uma incisão na parte interna da boca. O processo é igual ao do silicone, porém o Porex precisa ser fixado com parafuso.

• Tempo de cirurgia: cerca de uma hora.

• Pós-operatório: o paciente ficará usando uma bandagem ou uma fita microporosa em volta do queixo por 15 dias. A alimentação é à base de líquidos. É indicado evitar exposição ao sol.

3) Cirurgia Plástica de Mento com uso de prótese de silicone:

Indicada para aqueles pacientes que apresentam queixo retraído. Neste caso é utilizada uma prótese de silicone com formato especial para a região.

• Como a cirurgia é feita?

É realizada uma incisão interna (dentro da boca) ou na parte inferior do queixo para introdução da peça de silicone.

• Tempo de cirurgia: cerca de uma hora.

• O paciente pode ir para casa logo  após a cirurgia.

• Anestesia: local com sedação.

• Pós-operatório: evitar friagem, sol e traumatismos locais. Escovar os dentes com escova macia e evitar alimentos sólidos nos primeiros dias.

Riscos cirúrgicos - As complicações cirúrgicas da mentoplastia são raras. Em pouquíssimos casos pode acontecer infecção e hemorragia no pós-operatório. Neste caso retira-se a peça mediante simples cirurgia sob anestesia local, sem ficar qualquer seqüela. Posteriormente poderá ser reintroduzida nova peça se necessário.

A anestesia em cirurgias plásticas de mento pode ser local com ou sem sedação.  Se for associada a outras cirurgias, o cirurgião ponderará quanto à conveniência de se realizar o ato cirúrgico sob anestesia local ou geral.

A recuperação é rápida e segura, podendo-se retornar às atividades diárias em poucos dias. Em alguns casos o cirurgião bucomaxilo facial poderá determinar cuidados por uma semana, sem, contudo necessitar de repouso absoluto.

Geralmente os pacientes não se queixam de dores no pós-operatório. Mesmo que exista um discreto desconforto, atualmente  os analgésicos e antiinflamatórios são capazes de amenizar o desconforto. Costuma-se fazer um tipo de curativo local de manutenção com a finalidade de ajudar a manter a prótese fixada.

Este curativo também serve de proteção a eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias. O paciente fica com um curativo (micropore) por um período de 5-7 dias.

A Clínica do Dr. Marcus Aurelius situa-se na Rua Paula Carvalho, 634, Centro. Os telefones para contato são (19) 3583.2070 e (19) 99688.3003.


Dr. Marcus Aurelius

 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Mentoplastia - A plástica do queixo
Motorista perde controle de Fox e invade canteiro central da SP-215
Posto de Atendimento ao Empreendedor de Descalvado oferece palestra e feira
Treinador de escolinha de futebol é preso acusado de estuprar menino de 16 anos em São Carlos
Empresário são-carlense é rendido por sequestradores e depois solto próximo à SP-215
Moto Clube Trevas do Brasil faz doação de brinquedos para o Lar dos Meninos
Câmara discute em duas audiências na próxima semana, Plano Diretor e Lei Orçamentária
Fênix participa da Campanha “Outubro Rosa”
Mars anuncia investimento de R$ 750 milhões no Estado de São Paulo
Crianças do ‘Projeto Conviver’ recebem brinquedos da Intervias
Mulher é fecha da por caminhão e capota veículo na Vicinal Guilherme Scatena em São Carlos
Suspeito de esfaquear pais diz que casal pediu para não morrer
Dupla rouba minimercado e leva dinheiro e veículo
Após 12 anos, Descalvado volta a ter as suas ‘Misses’
Neste sábado e domingo tem apresentação de teatro em comemoração à semana da criança
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"