08/09/2015 (09h00)

ESPECIAL DESCALVADO 183 ANOS

Conheça os personagens de um Senado que tem muita história para contar

Há exatos 40 anos, grupo de 'jovens senhores' reúne-se na Praça da Matriz para celebrar a amizade e a união entre amigos de longa data. Conhecido carinhosamente como 'Senadinho', encontro une experiência, conhecimento, sabedoria e muitas histórias para contar.


Saudade: Sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, de uma coisa ou de um lugar. Ou ainda, à ausência de experiências prazerosas já vividas. A música “Memórias do Café Nice”, composta por Artúlio Reis e gravada por Nelson Gonçalves, não poderia representar melhor o significado da palavra saudade! Não no seu significado mais excêntrico, mas por sua representatividade e pelo que este sentimento - que se em alguns casos reflete à dor de uma perda irreparável -, aqui na Praça da Matriz de Descalvado é sinônimo dos bons e velhos tempos de uma época que infelizmente não volta mais.

Há exatos 40 anos, um grupo de amigos passou a se reunir nos bancos da praça para colocar o papo em dia, e discutir sobre os mais variados assuntos. De lá pra cá, o grupo só foi aumentando e mesmo com a perda de alguns companheiros que já partiram para uma outra jornada, ele fica cada vez mais alegre, divertido, e como eles mesmos fazem questão de afirmar, com uma extensa pauta de assuntos a serem discutidos.

Conhecido carinhosamente como “Senadinho”, o grupo surgiu por meio da reunião de amigos em meados da década de 70, que marcavam o encontro na Praça da Igreja Matriz para falar de uma das maiores paixões do brasileiro: o automóvel. Quem começa a nos contar essa história são os amigos de longa data [ambos funcionários públicos aposentados] Mário Ângelo Vitulli Zambelli, de 73 anos, e Victorino Pozzi Junior, de 67. "Era num murinho aqui em baixo, tudo aí, e era por volta do ano de 1975. Era um tempo de mexer com automóvel, carro, então a gente ficava mais lá" relembra Mário Ângelo, apontando para a mureta que separa a praça da rua. "Então a gente costumava se encontrar nesse grupinho. Mais ou menos sempre a mesma turma, aos sábados e domingos, e trocar figurinha como diz o outro", completou Victorino.

  

E o grupo foi mesmo aumentando. De lá para cá, os encontros deixaram de acontecer somente aos finais de semana, e hoje tornou-se um compromisso diário para a maioria dos amigos que frequentam o "Senadinho". Mas nem só de bate papo e conversa despretensiosa vive o grupo. Assim como acontece em todos os 'parlamentos', os amigos também discordam em várias opiniões, dentre elas, sobre qual a maior mudança ocorrida em Descalvado ao longo destes últimos 40 anos. Apesar de raro, constam nos registros do "Senadinho", que já houve discussões que chegaram a ficar mais acaloradas, mas nada que abalasse qualquer amizade, ressaltam.

Dentre os assuntos discutidos no "Senadinho", estão os temas mais variados: política, religião e futebol, é claro, estão entre os mais discutidos, mas o que eles gostam mesmo é de relembrar as boas e velhas histórias vividas por cada um deles.

Sobre política, os senadores falaram como era viver na época da ditadura militar em uma cidade pequena como Descalvado. O empresário aposentado Celso Luis Galetti, de 68 anos, contou sobre uma experiência vivenciada ainda em sua juventude, ao atuar em uma peça de teatro apresentada em na cidade durante o período em que o país vivia sob o regime militar, e que acabou o levando diretamente até a delegacia de polícia para prestar alguns esclarecimentos. "Eu estava em Descalvado na década de sessenta, e nós participávamos na nossa juventude de um grupo teatral. Nós fizemos muito teatro aqui em Descalvado, e sofremos sim a repressão da ditadura! Não se podia falar quase nada, e éramos obrigados a seguir exatamente o texto. Eu me lembro de uma peça chamada 'Os Três Gostosões', em que eu propositalmente saí do texto e disse 'Será que nesse país não se pode nem conversar com os meus botões?'. No dia seguinte, eu trabalhava no Banco Moreira Salles, e foram dois senhores lá e me chamaram até a delegacia para dar explicações sobre este assunto", relatou Celso.

Ícone da política descalvadense, o ex prefeito, ex vereador e ex presidente da Câmara Municipal, Dr. Tomás Vita, de 81 anos, também é frequentador assíduo do "Senadinho", desde a época em que o grupo não era conhecido pelo nome que hoje faz referência à Casa pertencente ao Congresso Nacional, em Brasília. "Eu sempre frequentei aqui, mas não existia ainda o Senadinho. O Senadinho é uma coisa mais recente", explicou o ex prefeito. Perguntado se na época em que ocupava a cadeira de Chefe do Poder Executivo haviam muitos pedidos quando ele frequentava o local, Tomás foi categórico: "Sempre existe. O Prefeito é sempre chamado a atender algumas reivindicações", brincou.

  

Responsável por batizar o grupo de amigos com o nome pelo qual hoje são reconhecidos, o empresário aposentado Ariovaldo Andrade Jardim, de 81 anos, contou como surgiu a idéia de dar o nome de Senadinho ao grupo. "É que em Pirassununga o meu pai também se reunia com outros idosos, e eles chamavam de Senadinho. E quando eu comecei a frequentar aqui, eu passei a chamar brincando de Senadinho, e agora parece que pegou", disse Ariovaldo. Sobre os encontros diários com os amigos, o aposentado disse ser uma experiência muito boa. "Você passa quase uma hora e meia, duas horas, e desoplia o fígado, dá bastante risada. As vezes quem passa aqui, parece que tá saindo fora do normal, mas não é não, é uma brincadeira sadia das crianças de ontem", concluiu o aposentado.

Perguntado sobre o que é preciso para se tornar um 'senador', Ariovaldo brinca que é necessário se candidatar ao posto e passar pelo crivo dos demais membros do grupo. "Ah, tem um cadastrinho pra preencher, e se não tiver de acordo com aquilo lá, reúne o Conselho dos Senadores daqui e aí aceita ou não aceita", finalizou.

  

Um dos grandes responsáveis pela recente fama do "Senadinho" é o músico aposentado Flávio Tallarico, de 74 anos. Usuário assíduo das redes sociais, Flávio tem levado algumas das histórias mais engraçadas que acontecem no Senadinho, para o mundo virtual. O resultado? Centenas de curtidas, compartilhamentos e comentários a cada nova postagem. Além de Senador, o músico também tem papel importante nos encontros, já que muitas vezes presenteia os amigos com algumas apresentações ao lado de seu violino, saxofone ou teclado. "Eu tenho facilidade para escrever, então eu comecei a compilar as histórias daqui, e naquela seção 'História de Descalvado', eu comecei a narrar os fatos do dia. Então, como tinha algum acontecimento, eu dava uma apimentada e postava. E o pessoal começou a curtir!", explicou o músico.

O Senador Ovídio Francisco Pratta, de 71 anos, também lembrou de outros amigos que frequentam o local, e apesar de destacar o clima amigável que prevalece nos encontros dos amigos, disse também que já houve algumas discussões, mas que no final, tudo sempre acaba bem.

  

Já próximo do final da entrevista cedida ao DESCALVADO NEWS - e sentindo-se bem mais a vontade com a presença da nossa câmera -, os ilustres senadores acabaram falando da satisfação de estar entre os amigos, e revelaram algumas das histórias que certamente merecem ser contadas. E como em toda história, é claro que nesta que estamos contando também existe um personagem principal. O nome dele é Antonio Osvaldo Assoni, de 70 anos, mas que é mais conhecido por todos em Descalvado pelo nome 'Futir'.

Unanimidade entre os Senadores, Futir parece ser o personagem das histórias que mais divertem os amigos no encontro realizado na Praça da Matriz. Detentor de inúmeras histórias divertidas - dentre elas a protagonização do primeiro desfile gay do Brasil segundo os amigos -, o proprietário do Hotel Descalvado contou duas das mais famosas histórias ocorridas no seu estabelecimento, e que coincidentemente está localizado bem ao lado do "Senadinho".

"Essa unidade - que todo dia a gente vem aqui né - nos une, nos fortalece, e nos dá mais vida. Esse é o princípio da coisa! Hoje em dia falta tanta conversa, um bate papo, então essa convivência nossa aqui é muito importante! Prolonga até a vida!", finalizou Futir.

 

  
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

ESPECIAL DESCALVADO 183 ANOS: Conheça os personagens de um Senado que tem muita história para contar
Tempo chuvoso obriga o cancelamento do Desfile Cívico de 7 de Setembro
53% dos passageiros não usam cinto de segurança no banco traseiro, aponta pesquisa da Artesp
Quadrilha explode caixas eletrônicos dentro de empresa em Matão
Prefeito participa de encontro na Assembleia para discutir a grave crise econômica enfrentada pelos municípios
Campanha de vacinação antirrábica terá início na zona rural
1ª parcela do 13º de aposentado do INSS será paga na folha de setembro
Rodovias paulistas devem registrar tráfego intenso de veículos neste feriado da Independência
CIEE recruta para vagas de estágio em Descalvado, para o TRE-SP
Câmara convida população para a “Plenária do Estudante"
Estética Orofacial: O futuro da Odontologia
Lobbe denuncia atraso de repasses federais para prefeituras
Um ano após agressão em creche, pai fala em superação, não em perdão
Integrantes da 'Gangue da marcha ré' são detidos em Descalvado, diz PM
Polícia Civil cumpre mandado e detém tio suspeito de atirar em sobrinho com uma garrucha
Caminhão sem iluminação traseira causa acidente na SP-215, em Descalvado
Grupo Trapiche de Teatro apresenta a peça 'Auto da Barca do Inferno' nesta quarta-feira
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"