02/08/2016 (10h02)

Falta de energia prejudica o armazenamento de 3 mil doses de vacinas

Geladeira que armazena vacinas no Centro de Saúde chegou a 11 °C, medidos na manhã de segunda-feira. Diretora de Saúde providenciará a instalação de um gerador de energia.

Devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica na tarde do último sábado, 30, das 14 às 18h, a unidade do Centro de Saúde Municipal Dr. Vital Brasil (centro da cidade) teve o comprometimento de um lote de cerca de 3.000 vacinas destinadas à imunização de vários tipos de doenças. A Secretaria Municipal de Saúde está em busca de informações para saber o motivo da falha na comunicação antecipada pela CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz.

A enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Santana ao chegar para trabalhar na manhã de segunda-feira, 1º de agosto, ao verificar a

temperatura da geladeira onde ficam armazenadas todas as vacinas do município, notou alteração no termômetro que marcava 11 °C, sendo que o ideal seria até 8°C. Foi verificado que não havia problemas com o equipamento e sim que teria faltado energia no final de semana.
 
De imediato a administração pública municipal foi informada do ocorrido bem como à Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Araraquara, que já providenciou a reposição das principais vacinas usadas para o atendimento da população. Segundo a diretora Municipal de Saúde, Luiza Tinelli, não dá para se falar em danos monetários, pois as vacinas são encaminhadas aos municípios sem qualquer custo. O prejuízo seria no atendimento aos usuários da rede de atenção básica caso houvesse demora na reposição das vacinas.

Faziam parte do lote que pode ter sido danificado pela falta de energia vacinas de combate à Febre Amarela, BCG (Tuberculose), SCR  - tríplice infantil viral : Sarampo, Caxumba e Rubéola; VIP (Poliomielite), Hepatite B


Segundo a diretora Municipal de Saúde, Luiza Tinelli,
as vacinas são encaminhadas aos municípios sem qualquer custo, portanto não houve prejuízo monetário.

Dupla Adulto, Penta (combate 05 tipos de doenças infantil), contra a Gripe, Meningocócica, Pneu e DTPA (Tríplice Bacteriana Acelular do Adulto). O lote será encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado que fará o envio ao laboratório de análises que confirmará ou não o descarte do material.

FALTA DE ENERGIA - Houve contato com o setor responsável da CPFL para saber sobre a falta de energia e a informação foi de que um comunicado fora emitido junto com a última conta de energia a ser paga até 15 de agosto, ou seja, conta referente ao consumo de julho. Como a maioria das contas é direcionada à Secretaria Municipal de Finanças, o Centro de Saúde não teria tido conhecimento do comunicado.

As informações são de que a CPFL tem enviado as contas para a Prefeitura com bastante atraso e a última conta recebida pelo setor seria a referente ao pagamento de junho. Caso o comunicado tivesse chegado à Secretaria a informação teria sido repassada ao Centro de Saúde.

Lourdes confirmou a falta de energia no sábado após triagem com a vizinhança da região central da cidade, próximo ao Centro de Saúde, conseguindo uma cópia do comunicado enviado pela CPFL com data de 13 de julho.

As especulações são de que outros locais particulares e pontos comerciais de parte da região central tiveram prejuízos pela falta de energia, não tendo recebido o aviso com antecedência.

O escritório da CPFL local informou que a empresa emite um comunicado de aviso no corte programado da energia, tanto junto com a conta ou separado em caso da conta já ter sido entregue e não soube precisar se este comunicado para a interrupção no dia 30/07 chegou junto com a conta a ser paga em agosto. A cópia do comunicado obtida junto a um morador próximo ao Centro de Saúde estava anexada à conta de


Maria de Lourdes Santana,
enfermeira responsável pelo
setor de Vigilância Epidemiológica,

energia com data de 13 de julho de 2016.

Centro de Saúde receberá um gerador de energia - De acordo com a diretora de Saúde, Luiza e a enfermeira Lourdes esses tipos de eventos são raros, tanto que na gestão Henrique do Nascimento esta é a primeira vez que há perdas na Saúde por falta de energia elétrica. Caso o comunicado tivesse sido entregue a Vigilância Epidemiológica teria tomado as devidas providências para manter o lote de vacinas refrigerado durante a interrupção da energia.

Há 20 anos que se fala na necessidade de instalação de um gerador de energia de pequeno porte para o Centro de Saúde, mas como até o momento nenhum evento do tipo ocorrera o gerador não foi requisitado à atual administração municipal.

Ainda nesta segunda-feira, Luiza Tinelli solicitou à empresa que faz manutenção elétrica para a Prefeitura que verificasse qual tipo de  gerador de energia estaria apito a atender às necessidades do Centro de Saúde.

Desde 2012, um gerador da municipalidade se encontra estagnado na empresa SANTEC aguardando autorização para manutenção. O equipamento será analisado para ver se poderá atender à unidade de Saúde, caso contrário um novo equipamento será cotado e adquirido para se eliminar de vez as possibilidades de perda de material por falta de energia elétrica.

A previsão segundo a diretora de Saúde é de que em 30 dias um gerador seja instalado no Centro de Saúde Dr. Vital Brasil.

Enquanto isso, se ficar caracterizado que houve falha na comunicação por parte da CPFL, o Departamento Jurídico da Prefeitura poderá acionar a empresa para o ressarcimento dos danos.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Falta de energia prejudica o armazenamento de 3 mil doses de vacinas
Troca do asfalto fecha o principal acesso a Leme por uma semana
Museus de São Paulo oferecem dicas de passeios para o Dia dos Pais
Vendas do varejo caem 11,4% em maio na região
CPFL inicia poda de árvores programada em toda cidade
Avião da AFA faz pouso forçado após problemas técnicos em Pirassununga
Campanha Nacional de Multivacinação é adiada para setembro
Fiscalização da SEMARH irá notificar e multar abusos no consumo de água
Brasil fecha mais de 500 mil vagas de emprego formais no 1º semestre
Idoso de 83 anos é preso após agredir filha de 45 com golpes de enxada
PUBLICIDADE LEGAL: Edital de Convocação de Convenção Municipal
PUBLICIDADE LEGAL: Edital de Convocação de Convenção 2016
Com nova baixa, frango vivo de São Paulo retrocede ao menor valor de 2016
Caminhão tomba na SP-310 e carga de papel sulfite se espalha pela pista
COMUCRA promove capacitação continuada para funcionários públicos e entidades de classe
Acesso à Usina Ipiranga tem meia pista interditada na ‘curva do borrachudo’
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"