18/05/2016 (17h44) - Atualizado às 22h36

Funcionário de usina agride jornalista do Descalvado News durante reportagem que apurava denúncia sobre fogo em canavial

Moradores do Bairro Novo São Sebastião enviaram vídeos para o DN no início da tarde desta quarta-feira (18), denunciando que funcionários da Usina Ferrari estariam ateando fogo em canavial que faz divisa com residências. Empresa negou a prática de crime ambiental e alegou que estaria combatendo chamas provocadas por vândalos.

Um funcionário da Usina Ferrari, sediada em Pirassununga, agrediu no início da tarde desta quarta-feira (18), um dos jornalistas do site DESCALVADO NEWS que apurava uma denúncia de moradores do Bairro Novo São Sebastião sobre a queima indiscriminada de um canavial que faz divisa com o bairro. [Veja vídeo ao lado]

Por volta das 13h20, moradores do Bairro Novo São Sebastião, na região oeste do município de Descalvado, enviaram por meio do WhatsApp do site DESCALVADO NEWS, diversos vídeos onde denunciavam um possível crime ambiental que estaria sendo praticado pelos funcionários da Usina Ferrari.


Nos vídeos recebidos, além de uma grande quantidade de chamas no canavial, é possível ver um homem trajando roupas parecidas com o uniforme da empresa, caminhado ao lado do canavial. Logo atrás dele, haviam várias chamas se alastrando. Segundo o autor dos vídeos, o homem que aparece nas imagens estaria ateando fogo de forma proposital no canavial que faz fundos com a sua residência.

A reportagem do DESCALVADO NEWS foi até o local e encontrou vários moradores defronte as residências da Rua Elias Stefani, no Bairro Novo São Sebastião, assustados com a altura e a quantidade das chamas. Duas senhoras que preferiram não se identificar, disseram estar cansadas com os constantes incêndios que ocorrem naquele local. De acordo com as moradoras, este ano é a terceira vez que este tipo de incêndio ocorre próximo das suas casas.

Já próximo do cruzamento da Rua Elias Stefani com a Rua Carlindo Boller Kastein, o diretor de jornalismo do DESCALVADO NEWS, Mário Zambelli, avistou um veículo com o adesivo da Usina Ferrai, no final da Avenida Luiz Alton. Ao dar meia volta e se aproximar do veículo, também foi possível avistar um caminhão pipa estacionado na Rua Guilherme Biazolli, com o motorista em seu interior. Neste mesmo instante, um homem desceu do VW/Gol da empresa, portando um equipamento parecido com um lança chamas.

Ao perceber que estavam sendo filmados, o motorista do Gol também desceu do veículo e veio em direção ao repórter, que indagava se eles tinham conhecimento de que atear fogo no canavial é um crime ambiental. Justificando-se que tratava-se de combate ao fogo, e não de um incêndio que estaria sendo provocado, o funcionário de nome João, surpreendentemente, tentou agredir o jornalista, desferindo um golpe e acertando o celular que fazia a filmagem de toda a ação. O aparelho eletrônico chegou a cair no chão, porém não desligou, o que permitiu a retomada das filmagens.

Foi neste instante que o outro funcionário que portava o lança chamas rapidamente recolheu o equipamento e se evadiu do local, sendo resgatado por um outro Gol da Usina, que deu meia volta e foi embora. Concomitantemente, o caminhão pipa que estava parado se deslocou em direção ao canavial e passou a receber “orientações” para combater o fogo.

Uma viatura da Polícia Militar foi acionada e registrou um Boletim de Ocorrência por agressão contra o jornalista. Um terceiro Gol da Usina Ferrari e mais dois caminhões pipa também chegaram posteriormente no local.

USINA NEGA TER PROVOCADO O INCÊNDIO – Durante o atendimento da PM, teve início uma pancada de chuva que ajudou a diminuir o fogo no canavial. Neste mesmo instante, dois diretores da Usina Ferrari chegaram no local e um deles aceitou falar com o DESCALVADO NEWS.

Breno Alves Luporini Ruiz, supervisor de produção agrícola da Usina Ferrari, negou que o incêndio tivesse sido provocado pelos funcionários da Usina Ferrari. “Não, nós não usamos a prática de incêndio pra colheita de cana-de-açúcar, a aproximadamente quatro ou cinco anos”, disse ele.

Segundo o supervisor de produção, o canavial que estava queimando pertence à Fazenda São Sebastião do Paraíso. Questionado sobre as denúncias de que em outras oportunidades o local também já havia sido tomado por incêndios, Breno disse que isso acontece por ‘badernismo’. “Esse incêndios acontecem por algumas pessoas que realmente não tem a noção do perigo que pode acontecer um incêndio, e virem aqui por puro badernismo e colocar fogo na cana”, respondeu ele.

“Nós não temos essa prática! É muito prejuízo pra Usina queimar a cana numa época dessa. É uma cana que ainda não estava pronta para a colheita, então de origem desconhecida, ou criminoso ou é algum tipo de acidente como raio ou coisa assim”, ratificou Breno Ruiz.

Perguntado também se seria possível uma única pessoa causar diversos focos de incêndio em um mesmo local, apenas por vandalismo [que é o que as imagens recebidas pelo DESCALVADO NEWS demostram], Breno respondeu que por alguma razão, algum desconhecido teria dado início ao incêndio. “É... uma pessoa, ela pode atear fogo, porque se você encontrou vários focos de incêndio, quer dizer que o incêndio não partiu de um lugar e queimou toda a quadra de cana. É que justamente, alguma pessoa por alguma razão desconhecida, ateou fogo no canavial”, explicou.

Sobre a agressão do funcionário da Usina contra a reportagem do site, Breno preferiu não se manifestar ao ser perguntado se este é o procedimento operacional padrão da empresa. “É complicado eu falar disso porque eu não estava aqui no momento. O que eu posso adiantar, é que o funcionário chegou, a situação é uma situação completamente delicada, porque você pode ver que nós temos casas aqui, ao lado do incêndio, e isso  pode acarretar em um problema maior. O funcionário estava aqui trabalhando assim como você, e em relação a agressão ou não, eu não posso te falar nada”, justificou.

Por fim, o representante da Usina Ferrari disse que a empresa gasta hoje R$ 1 (um real) por tonelada de cana colhida, especificamente no combate à incêndios. “Nós mantemos equipes de plantão em Descalvado, Pirassununga, Santa Rita, Tambaú e Santa Cruz das Palmeiras. Nós recolhemos cerca de 45 a 50 por cento da palha que fica no canavial, nós recolhemos para a geração de energia”, concluiu ele reafirmando que 100% da colheita de cana de açúcar feita pela Usina Ferrari hoje é mecanizada.

LEI PROÍBE QUEIMA DA PALHA DA CANA EM TODO ESTADO DE SP – Uma lei estadual proíbe a queima da palha da cana de açúcar em todo o Estado de SP, salvo em condições especiais, com autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A Usina Guarani, uma das maiores produtoras de açúcar do País, foi condenada em primeira instância a pagar multa de R$ 4,2 milhões por queima ilegal da palha de cana-de-açúcar na região de Barretos, interior paulista, entre 2010 e 2014.

O juiz Carlos Fakiani Macatti acatou a tese da responsabilidade objetiva para condenar a usina, mesmo sem a comprovação de que deu causa ao fogo. A ação foi iniciada em 2015 a a sentença foi divulgada na quarta-feira, 11. O incêndio ocorreu quando a queima da cana estava proibida na região por resolução da Cetesb.

A usina alegou que não deu causa ao incêndio, mas o juiz entendeu que a empresa se beneficiou, pois colheu e processou a cana queimada. O Grupo Tereos, detentor da Guarani, informou que não teve qualquer responsabilidade pelo incêndio e vai entrar com recurso contra a decisão.

A empresa informou que, desde 2007, cumpre o Protocolo Agroambiental que estabeleceu o fim da queima da cana para o corte. Na Guarani, praticamente 100% da colheita já é feita de forma mecanizada.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Funcionário de usina agride jornalista do Descalvado News durante reportagem que apurava denúncia sobre fogo em canavial
“Ao Revés do Papel” será apresentado no dia 20
Árvore cai dentro de escola e aulas são suspensas em Porto Ferreira
Avião com destino à Pirassununga faz pouso forçado em Campinas
Neste sábado tem passeio ciclístico organizado pela equipe do Proerd
Dois acidentes com motos marcam o final de semana na SP-215
Usuários do PSF do Bairro Tamanduá reclamam da falta de médico fixo na unidade
Quatro pessoas ficam feridas em acidente na SP-215 em São Carlos
Deriseg Corretora de Seguros completa 10 anos de fundação
‘Queijo D’Albina’ é o primeiro a receber a certificação do SIM em Descalvado
PM de Ribeirão Bonito prende 4 homens depois de assalto à mão armada em bar de Descalvado
Van com 21 pessoas capota e deixa quatro feridos em Ibaté
PM faz especialização, intensifica fiscalização de trânsito e indica melhorias na sinalização de ruas da cidade
Neste domingo acontece a IV Festa da Emancipação de Descalvado
Jardim Velho volta a contar com iluminação durante a noite
Rotary Club promove palestra sobre qualidade de vida com o Dr. Jener Sápia
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"