Ministro da Educação, Mendonça Filho apresenta os dados
do Ideb 2015 |
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Descalvado está
entre as 32 das 42 cidades da região de São Carlos que
alcançaram ou superaram a meta do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino
fundamental, segundo dados divulgados pelo Ministério da
Educação (MEC).
De acordo com o
levantamento, apresentado na quinta-feira (8) em Brasília, na
etapa inicial [que engloba do 1º ao 5º ano], dez cidades da
região não conseguiram alcançar os índices previstos para 2015.
Veja nas tabelas
para o ensino
fundamental I e
para o ensino
fundamental II
o desempenho de cada cidade na Prova Brasil e no Ideb. O
desempenho por escola pode ser |
consultado na página
do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep).
ANOS INICIAIS
- Na região, as escolas públicas de Aguaí, Águas da
Prata, Analândia, Boa Esperança do Sul, Casa Branca, Gavião
Peixoto, Rincão, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro e
Tapiratiba não chegaram à meta. Em Boa Esperança, por exemplo, a
previsão era de um índice de 5,6 em 2015, mas o município ficou
com 4,9.
Entre as cidades
que alcançaram o esperado, Araras, São Carlos e Trabiju ficaram
com as maiores notas da região.
Descalvado
também obteve resultado acima do esperado, obtendo um índice de
6,6 ante os 6,2 que era previsto para o ano de 2015.
ANOS FINAIS
- Já para os anos finais do ensino fundamental, os municípios da
região tiveram índices piores do que os do 1º ao 5º ano. Apenas
Analândia, Brotas, Conchal, Corumbataí, Ribeirão Bonito, Santa
Cruz da Conceição, São Sebastião da Grama,Tapiratiba e Trabiju
chegaram às projeções.
BRASIL
- No país como um todo, os números mais preocupantes são os
do ensino médio, estagnado desde 2011 com nota 3,7. No ensino
fundamental 1, o Brasil alcançou Ideb de 5,5 e bateu a meta, que
era 5,2; e, no ensino fundamental 2, que compreende do 6º ao 9º
ano, as escolas ficaram com 4,5, abaixo dos 4,7 previstos.
IDEB
- O Ideb é um indicador geral da educação, uma espécie de nota
que é divulgada a cada dois anos e tem metas projetadas até
2021. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre
rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e
desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada
para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do
ensino médio.
*Com
informações do G1/São Carlos (Foto: Gabriel Luiz)
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