O Procon de
Descalvado já registrou cerca de 40 reclamações de assinantes
de telefonia fixa da operadora Vivo, que questionam a cobrança de ligações
internacionais [para outros países] na conta do mês de abril.
Segundo o que foi apurado
pelo DESCALVADO
NEWS, desde o
último dia 31 de março, o Procon de Descalvado começou a atender os
clientes da Vivo, que procuram pelo órgão de proteção ao consumidor para
reclamarem de cobranças irregulares em suas contas telefônicas. As
primeiras reclamações apontaram a cobrança de ligações feitas para a
Rússia, todas supostamente feitas durante as madrugadas dos dias 19, 20
e 21 de março, por meio da operadora Telemar [código 31].
Depois das primeiras
reclamações, surgiram outros clientes da Vivo
questionando mais cobranças indevidas. Além de telefonemas para a Russia,
surgiram também cobranças de supostas ligações feitas para a Colômbia e para o Líbano [via operadora Tim
/ código 41], bem como para o
Chile e El Salvador, essas duas últimas feitas diretamente com o código
de operadora da própria Vivo [15].
Com o volume de reclamações
aumentando, o Procon de Descalvado montou um esquema especial de
atendimento aos clientes de telefonia fixa. A orientação do órgão é para que os clientes da Vivo procurem pelo posto
de atendimento da operadora, localizado na Rua Orderigo Gabrielli, n.º
593, no centro, e peçam o desmembramento da fatura.
Por meio da solicitação, a
Vivo 'desmembra' as cobranças de outras operadoras da sua própria fatura,
gerando um novo boleto para pagamento. Em seguida, os clientes devem
procurar o Procon munido dos documentos pessoais [originais e cópias do
CIC e RG], para então proceder o registro da cobrança indevida. As operadoras
envolvidas nas reclamações serão notificadas e terão as cobranças
contestadas.
FATURAS ENTRE R$ 300 E R$
700 - Vários
assinantes da Vivo levaram um susto quando recebram as contas do mês de
abril. A reportagem do
DESCALVADO NEWS
apurou que a maioria dos clientes que sofreram as cobranças indevidas
receberam as suas faturas com valores entre R$ 300 e R$ 700. Há pelo menos um
caso de fatura com valor ainda maior.
Todos os assinantes que
procuraram o Procon garantiram que não fizeram nenhuma das ligações que
estão sendo cobradas. Umas destas assinantes é a dona de casa Ana Maria
Paiva, moradora do bairro Jardim Cidade Nova. Assinante de linha fixa da
Vivo, Ana Maria disse que paga em média, cerca de R$ 65 a R$ 70 mensais
em gastos com o seu telefone residencial. Mas neste mês, a conta que
chegou superou o montante de R$ 380. "Eu levei um susto quando abri a
minha conta deste mês. Estão me cobrando uma ligação feita para a
Russia, com duração de meia hora, feita às 5h07 da manhã no dia 19 de
março. Eu não sei falar russo e nunca liguei para a Russia, mas mesmo
assim só desta ligação estão querendo me cobrar R$ 315,38. Um absurdo!",
explicou.
De acordo com a dona de
casa, antes mesmo de abrir o envelope da sua fatura ela já teria
estranhado o fato da conta ter chegado mais cedo neste mês. Ana Maria
relatou que a conta sempre chega um ou dois dias antes do vencimento
[que é no dia 12 de todo mês], mas esta fatura chegou no dia 31 de
março. "Depois que eu abri, procurei o meu primo que trabalha no Fórum e
ele me orientou a procurar o Procon. Lá eu recebi a orientação de me
dirigir até o posto da Vivo ali perto do Forum, para pedir o
desmembramento da conta. Me deram um protocolo e me pediram cinco dias
para me enviarem a conta separada, só que até agora não veio nada e o
vencimento é amanhã. Por isso voltei aqui no Procon hoje para saber o
que preciso fazer", contou ela. |
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Sobre a possibilidade de
alguém ter feito a ligação sem o seu conhecimento, a assinante garantiu
que isso é impossível de ter acontecido. "De jeito nenhum que alguém fez
essa ligação! Quase caí de costas! E eu agora 'tô' nesse impasse: não
tenho o dinheiro pra pagar a conta, e mesmo que tivesse não pagaria por
uma coisa que eu não fiz! E se não pagar, corro o risco de ficar sem
telefone, de pagar juros, e as vezes pode até sujar o nome da gente!
Tudo por culpa deles!", desabafou a assinante que ainda aguarda por uma
solução para o problema. "Se eles não resolverem, aí eu vou ter que ir
no Fórum 'né', porque eu não gastei isso!", finalizou.
VIVO
- A reportagem do
DESCALVADO NEWS
tentou um contato telefonico com a Vivo, que nos solicitou o
encaminhamento dos questionamentos através do e-mail da assessoria de
imprensa. Até a publicação desta reportagem, a empresa não havia
retornado para falar sobre o problema apontado pelos clientes de
telefonia fixa.
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