|
Uma nova empresa acaba de ingressar no mercado de pedagiamento eletrônico de São
Paulo: a norte americana Honeywell protocolou junto a ARTESP a homologação de um
sticker tag (etiqueta adesiva para pagamento de pedágio) para comercializar
junto às operadoras de pedágio.
“A gente entendeu que a
competição no mercado era a melhor forma de levar melhores serviços com
menor custo para os usuários das rodovias”, comenta o Diretor Geral da
ARTESP, Giovanni Pengue Filho. Atualmente quatro empresas operam o
serviço na malha rodoviária estadual: Sem Parar, DBTrans, ConectCar e
Move Mais – porém, apenas a Sem Parar fabrica e comercializa desde 2015
as modernas etiquetas adesivas ao invés dos tags maiores em formato de
caixa plástica. |
Juntas, as quatro empresas têm uma base de 4,3 milhões de veículos em
São Paulo. Hoje, 58% dos pagamentos de pedágio já são feitos através do
modelo eletrônico nas rodovias paulistas sob concessão. O sticker tag
tem custo de produção até 70% mais barato, redução que agora poderá ser
repassada para os usuários finais das demais operadoras que contam com
um fabricante homologado para os 6,9 mil quilômetros de rodovias
paulistas sob concessão.
O equipamento também é mais
ecológico, uma vez que dispensa uso de bateria e gera menos resíduo
quando descartado. A redução de custos não se dá somente na produção,
mas também na distribuição, logística e manutenção, uma vez que a
etiqueta adesiva não tem prazo de vida útil. “Com todas essas reduções
de custos, a gente espera ver o aumento dos planos com adesão zero,
levando novos benefícios para os usuários das rodovias paulistas a
partir de uma política que a gente vem adotando desde 2011”, explica
Giovanni.
O desenvolvimento no
Brasil de tags em formato de adesivo e com valor menor de produção é
resultado de uma política pública de transportes do Governo do Estado de
São Paulo que vem sendo adotada pela ARTESP na regulação das rodovias
concedidas.
*Fonte: Portal do Governo do Estado (Foto: Mário Zambelli)
|