|
O Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira, 15, é um
reconhecimento ao potencial da classe, além de observar os direitos garantidos
nas relações de consumo de produtos e serviços com empresas e comércio.
Atualmente, a
atuação do consumidor representa uma importante participação no
crescimento da economia nacional, além de proporcionar melhorias
e novas ferramentas de consumo.
Os
comerciantes, percebendo o fortalecimento do setor, também foram
impulsionados a criar novos sistemas e estratégias para atrair e
conquistar novos e velhos consumidores cada vez mais exigentes e
conhecedores de seus direitos, além da competitividade com a
concorrência. |
Para o diretor do Procon São Carlos, Joner José Nery, os consumidores devem
estar atentos a todas as relações de consumo e conhecer bem os seus direitos. As
denúncias contra o descumprimento das leis devem ser registradas.
As situações de compras que envolvam pagamentos no cartão, de crédito ou débito,
crediário, cheque, juros, taxas, descontos, garantia, troca, devolução, entre
outros casos em que o consumidor se sinta lesado ou com dúvidas no procedimento
do lojista, devem ser pesquisadas no código de direito ao consumidor. Toda loja
deve ter uma cópia da publicação e disponibilizá-la à pesquisa.
Durante todo o dia de hoje, das 9h às 16h, o Procon esteve distribuindo
panfletos e realizando atendimentos na praça do Mercado Municipal, com as
informações e esclarecimentos de dúvidas aos consumidores.
O diretor do Procon lembra que qualquer consumidor tem o direito de buscar
informações a respeito de algum problema envolvendo a relação de consumo e em
qualquer dúvida pode e deve procurar o órgão para melhor esclarecimento.
*Fonte: Jornal Primeira Página |