02/04/2014 (07h20)

Após mais de dois anos, USF do Morada do Sol é entregue à população

Unidade de saúde leva o nome da ‘Vô Maria – a da Farmácia Central’, uma pessoa do povo que sempre atuou pela saúde

Na tarde da última segunda-feira, 31 de março, a Unidade de Saúde da Família (USF)  do bairro Morada do Sol enfim foi entregue, após mais de dois anos do início de sua construção.  Denominada “Maria Martins Kastein – Vó Maria”, a USF atenderá a antigo anseio da comunidade que há anos pleiteava a retirada do ‘postinho’ das dependências do CAIC ‘Dr. Cid Muniz Barreto, localizado naquele bairro.

A obra, iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Luís Antônio Panone –, absorveu mais de R$ 200 mil de investimentos de recursos próprios, tendo sido abandonada por duas vezes por empresas vencedoras de licitações, que desistiram da construção antes

mesmo do seu término. Além disso, em janeiro de 2012 sofreu ato de vandalismo. Na ocasião,  funcionários da Secretaria de Obras receberam denúncia anônima informando que quatro homens portando marretas estariam derrubando as paredes de alvenaria da nova Unidade de Saúde da Família. Foi necessária a reconstrução de tudo o que já havia sido feito, o que demandou mais tempo e dinheiro.

No ano de 2013, o então prefeito interino Anderson Aparecido Sposito chegou a colocar uma placa com o seu nome no local, dando a entender que o prédio estaria concluído, o qual continuou fechado para a população por inadequações e indisponibilidade de atendimento.

O atual prefeito Henrique Fernando do Nascimento, exatamente ao completar três meses de mandato, acabou concluindo e equipando a Unidade de Saúde da Família que, já no dia seguinte (terça-feira, 1º de abril) passou a atender os pacientes do bairro.

Na ocasião, familiares e amigos se fizeram presentes na inauguração, que contou com a apresentação do Grupo Acordes (da Escola Municipal de Música), além de autoridades e profissionais da Secretaria de Saúde. Em nome da família, um dos filhos da ‘Vó Maria’, Luiz Carlindo Arruda Kastein, agradeceu a homenagem: “Eu agradeço a homenagem e a lembrança, mas quero aqui esclarecer que a Vó Maria não era

farmacêutica, mas seguindo os passos do pai, era uma boticária que, numa época difícil, de poucos médicos, acolhia e ajudava as pessoas. Afinal quem não lembra da farmácia do centro, da Vó Maria? Ela era uma pessoa do povo, que sempre se dedicou à saúde”, disse.
 
Maria Martins Kastein, a Vó Maria como era carinhosamente chamada por todos, nasceu em Descalvado em 24 de abril do ano de 1920, filha de Antônio José Martins e Adalgiza Bonavitta Martins, assumindo a Farmácia Central quando de seu casamento com Carlindo Boller Kastein em junho de 1953.

Era tão dedicada e atenciosa com seus clientes que a Drogaria Central era conhecida como “Farmácia da Vó Maria”. Além dos netos verdadeiros ela teve praticamente toda a população de Descalvado como netos, já que todos carinhosamente a chamavam de “Vó”. Faleceu em 14 de junho de 2006.

ATENDIMENTO PARA 4.000 PESSOAS – A nova Unidade de Saúde de Família do bairro Morada do Sol dará sequência ao atendimento de 1.053 famílias, ou seja, 4.015 pacientes, os quais contam com uma equipe formada por três médicos (Dr. Rubens Algarte de Rezende, Dr. Paulo Guerra e Dr. Paulo Bermudes), uma dentista (Dra. Aline Cunha Santana) e a auxiliar de consultório, quatro auxiliares de enfermagem, sete agentes comunitárias, uma escriturária e a enfermeira gestora, Gislaine Tordatto.

“Aqui teremos condições de oferecer atendimento com mais qualidade ainda. Nossa equipe está preparada para bem atender nossos usuários”, disse a enfermeira Gislaine.

A USF ‘Maria Martins Kastein – Vó Maria’, localizada à rua Rua das Petúnias, 728 , está estruturada seguindo os moldes das demais existentes no município, para poder oferecer à população o médico da família, pediatra, ginecologista, dentista, além de atendimentos específicos para grupos de gestante, obesidade, hipertensão e crianças abaixo do peso, além de outros procedimentos.  Há ainda a visita domiciliar que diferencia o sistema de atendimento, quando da impossibilidade de deslocamento do paciente até a Unidade.

Unidade de Saúde ‘Arlindo Zóia’  no Santa Cruz é revitalizada

Um pouco mais cedo, também na segunda-feira, a administração municipal entregou a revitalização da Unidade de Saúde da Família ‘Arlindo Zóia’, que atende dos bairros de Santa Cruz, Jardim Paola e Bela Vista.

Localizada à Avenida Lázaro Timotheo do Amaral, 609 - Bairro Santa Cruz, a Unidade atende em média 40 pessoas diariamente, também oferecendo médico da família, pediatra, ginecologista, dentista, atendimentos específicos para grupos de gestante, obesidade, hipertensão e crianças. O diferencial é o atendimento em casa:  “É uma forma de atendimento bem ampla que proporciona aproximação da nossa equipe com a comunidade. Fazemos também coleta de sangue, temos condições de realizar pequenas cirurgias, e tudo isso representa agilidade nos atendimentos”, comentou Darlene Meli Lopes Calza, enfermeira e gestora da Unidade.

Presente em ambas as entregas, o prefeito Henrique da Caixa destacou o ganho no atendimento que a população dessas duas regiões da cidade terá com as novas Unidades de Saúde, representando  avanço na qualidade de vida. “Independente de quem inicia, conclui ou entrega melhorias como estas, o mais importante é que a população está  sendo beneficiada e garantindo mais qualidade de vida. Reafirmo o compromisso que tenho de sempre buscar pelo melhor para o munícipe. E por isso conto com as equipes de cada um dos setores da prefeitura, hoje especialmente da Saúde, por meio do nosso secretário Carlos Bianchi, também com a Câmara Municipal e com o meu vice Dr. Paulo Guerra. Nossa busca por recursos para investimentos no município é incessante tenham certeza disso. Quanto às homenagens considero mais do que justas, pelo fato de serem pessoas que se dedicaram ao extremo às suas profissões e a comunidade descalvadense”.

O HOMENAGEADO - Farmacêutico por mais de 43 anos, fundador da APAE de Descalvado, Arlindo Zóia sempre pautou sua vida profissional pela ética, eficiência e honestidade servindo de espelho aos seus familiares, assim como, para muitos profissionais de sua área. Arlindo Zóia faleceu no dia 13 de agosto de 1992. A Unidade de Saúde recebeu o seu nome desde sua implantação em julho de 2006, como forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população descalvadense.
 
   

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Após mais de dois anos, USF do Morada do Sol é entregue à população
Corpo de mulher é encontrado com perfurações em Pirassununga
Caminhão carregado de medicamentos tomba na Washington Luiz
Falhas podem levar Net a pagar multa de até R$ 7 milhões
TRT mantém proibição da terceirização da colheita da laranja
Taxista bate em caminhão e fica gravemente ferido em Ibaté
Ministério da Saúde assegura que vacina contra HPV não traz riscos
Governador anuncia reforço de mil policiais por dia em todo o Estado
Produtos caseiros ganham destaque nesta Páscoa
Reunião entre empresários e equipe de governo tenta incentivar comércio local  a participar mais de licitações
Motociclista envolve-se em acidente próximo ao Nosso Clube, é socorrido pela ambulância e em seguida foge do PS
Empresário de 60 anos morre em acidente ao dirigir na contramão da Rodovia Washington Luiz
Jornalista Lázaro Timothéo do Amaral terá foto afixada na “Sala de Imprensa” da Câmara
Projeto enviado à Câmara concede 7,5% de aumento salarial ao funcionalismo
Câmara de Descalvado muda o horário de atendimento ao público
Agência da Previdência Social em Descalvado poderá ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2014
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
    Carnaval 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"