07/01/2014 (00h02)

PRIMEIRA "BUCHA"

Descalvado poderá enfrentar racionamento de água nos próximos dias

Herdando um problema que há tempos ameaça eclodir, e agravado pela falta de chuva, administração de Henrique da Caixa terá que lidar com ameaça de racionamento até que medidas emergenciais possam ser colocadas em prática.

Sem ao menos ter ser interado totalmente dos problemas administrativos que ainda têm pela frente, a administração do novo prefeito Henrique Fernando do Nascimento (PMDB) poderá enfrentar já nos próximos dias a sua primeira grande crise: sem nenhum investimento ou planejamento realizado nos últimos anos, o principal sistema de abastecimento de água do município talvez nunca esteve tão perto de um colapso como têm se registrado nos últimos dias. Segundo algumas pessoas ligadas à Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH -, a previsão é a de que caso não chova moderadamente até o próximo final de semana, haverá possibilidade de se implantar sistema de racionamento de água.

Em uma reunião emergencial ocorrida na tarde da última segunda-feira (6) convocada pelo prefeito e pelo vereador Edevaldo Guilherme (PMDB), foram discutidas algumas medidas emergenciais que precisarão ser colocadas em prática rapidamente, evitando que o sistema de captação composto pelas Represas Rosário e Calmon entrem em colapso por não comportarem o consumo excessivo de água típico desta época do ano, e que está sendo agravado pela onda de calor que vêm atingindo o município nos últimos dias.
 
A reportagem do DESCALVADO NEWS esteve na tarde de hoje na represa Rosário e constatou a situação crítica em que se encontra o reservatório, que só não teve seu fornecimento interrompido por completo graças à ajuda que recebe de um poço localizado no Bairro Alto da Boa Vista, de uma mina localizada em uma propriedade rural próxima dali e da própria Represa Calmon, localizada poucos metros abaixo, e que juntas, fornecem um suporte adicional de cerca de 200 mil litros de água por hora. Ainda segundo informações, a mina d'água que abastece naturalmente a Represa Rosário fornece cerca de 400 mil litros por hora, e nesta época do ano, nos dias de pico [geralmente às sextas-feiras] o consumo chega a ser de 12 milhões de litros/dia.

Desde a semana passada, os moradores da região leste têm se queixado da interrupção no fornecimento de água naquela zona da cidade. A nossa reportagem não conseguiu obter uma informação oficial a respeito das interrupções, mas extra-oficialmente, pudemos apurar que o fornecimento pode estar sendo interrompido em determinados momentos justamente devido à falta de chuva dos últimos meses, que foi agravando a situação dos reservatórios até a atual circunstância na qual se encontram.

Nesta terça-feira (7), a portaria que vai nomear o novo  secretário da SEMARH deverá ser assinada. O DESCALVADO NEWS conseguiu com exclusividade a informação de que o nome escolhido para o cargo é o de Valdecir Marcolino, que já ocupou o cargo em outras administrações. Em contato com Valdecir, nossa reportagem apurou que o futuro secretário já está a par de algumas medidas que precisarão ser tomadas tão logo ele assuma sua secretaria. Dentre elas algumas emergenciais, que tentarão amenizar o problema do baixíssimo nível no qual se encontra a Represa Rosário. "Tive conhecimento da situação em que se encontra a Represa Rosário e as dificuldades que poderemos enfrentar logo no início. Uma solução emergencial e que pedirei o aval do prefeito, será a captação de água do Córrego da Onça, onde através da utilização de bombas, traremos um reforço até o reservatório que está em situação crítica. Isso já foi feito por mim uma vez de forma provisória e emergencial, e agora tentaremos uma ligação de forma definitiva e não apenas paliativa", explicou Valdecir.

Quanto aos problemas enfrentados pelos moradores da zona leste, Valdecir disse que a falta de investimentos no setor ao longo dos últimos anos também contribuiu para que essa situação esteja ocorrendo. "Quando eu ocupava o cargo de secretário no passado, eu já havia previsto que essa situação chegaria a esse ponto, e por isso fiz um planejamento para a implantação de uma nova adutora de água para ligar a Estação de Tratamento de Água do Jardim Belém [caixa d'água] diretamente àquela que está localizada no bairro do Jardim Albertina, suprindo toda aquela região com uma maior quantidade de água tratada e eliminando o risco de problemas técnicos que às vezes, podem deixar o bairro sem abastecimento já que hoje só há uma ligação até o bairro. Esse sistema de interligação entre várias ETA's [Estações de Tratamento de Água] já foi implantando por nós no passado em alguns pontos, e agora na administração do Henrique terminaremos de implantá-las e ampliá-las" finalizou o futuro secretário.

Sobre o tempo que poderá levar para que a nova adutora que irá abastecer a região leste fique pronta, Valdecir disse que assim que der início às obras, no período compreendido entre 30 a 60 dias elas deverão ser concluídas.
 
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Descalvado pode ter de que enfrentar racionamento de água nos próximos dias
Rute Pozzi Casati é a nova Secretária Municipal de Educação
Mãe e padrasto de Joaquim voltam a Ribeirão antes de serem levados ao CDP
Quadrilha explode caixas eletrônicos e foge sem levar nada em Porto Ferreira
Engenheiro embriagado colide carro e mata dois; uma vítima estava grávida
Segurança do Supermercado Dia é brutalmente assassinado durante assalto em São Carlos
Polícia Militar de Porto Ferreira prende suspeito por tráfico em residência da estrada velha para Descalvado
Sucesso com o hit 'Bara Bará Bere Berê', Leo Rodriguez vai procurar namorada no programa Eliana
Radares 'escondidos' preocupam motoristas da região
Studio Foto Look está de cara nova e em novo endereço
SP-215 registrou a passagem de 47 mil veículos durante o feriado de Ano Novo
Em seu primeiro dia de trabalho, Henrique e Dr. Paulo Guerra iniciam sua gestão com a exoneração de Secretários e Procurador Jurídico
Falta de plantão em delegacias de 13 cidades da região gerou reclamações durante recessos de fim de ano
Carro furtado é encontrado pela PM na estrada velha entre Descalvado e Porto Ferreira
 
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  h Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-f  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
    Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"