22/06/2014 (09h16)

“Empresa virtual” é investimento para aqueles que têm interesse em expandir seus negócios

Consultor do Sebrae explica quais são as vantagens e desvantagens do comércio online.

Ter uma loja online tornou-se uma necessidade quando se pensa em otimizar um negócio. Como a tecnologia evolui, o consumo de novas práticas cada vez avança mais,  tornando o e-commerce (comércio eletrônico), numa tendência irreversível, quando analisamos os hábitos dos consumidores. O avanço na tecnologia dos dispositivos móveis tem revolucionado aos poucos cada forma de pagamento que um dia foram as mais tradicionais.

Economia no tempo, diferentes formas de pagamentos e a variedade de produtos são os três fatores principais pelo quais os consumidores buscam fazer suas compras em lojas online. Por esses e outros

fatores citados acima, a Associação Comercial e Industrial de Descalvado (ACID), em parceria com o Sebrae, promove no próximo dia 26 de junho, a partir das 19h, a oficina "Internet Na Medida", voltadas a  empresários  interessados em inserir suas empresas no mundo virtual.

Em entrevista, o consultor Alexander Ferreira Lavelli, esclarece quais são as vantagens de se investir numa empresa virtual, o público a ser atingido e, também se esse novo comércio detém alguma desvantagem. Acompanhe a seguir a entrevista:

- Por que ter uma loja virtual?

Alexander: O e-commerce vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Para as empresas que tem interesse em expandir seu negócio, entrar na maior vitrine virtual mundial, é uma ótima oportunidade. Muitas são as vantagens em se ter uma loja virtual: a loja virtual não tem horário de funcionamento e pode estar de portas abertas durante as 24 horas do dia; uma loja virtual não tem limitações geográficas, ou seja, posso vender para qualquer pessoa localizada em qualquer lugar do mundo, observando, principalmente as questões logísticas da transação; facilidade por parte do consumidor em realizar suas compras, pois não precisam sair de casa, comodidade; dependendo do modelo da loja, não há necessidade de altos investimentos iniciais. Estas são apenas algumas das vantagens em se ter uma loja virtual e que serão aprofundadas na oficina no próximo dia 26 de junho, na ACID.

O comércio online é uma tendência garantida ou corre o risco de, ser apenas mais um 'modismo'?

Alexander: O e-commerce está em constante crescimento e não é modo e um novo modo de comprar. De acordo com o site e-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, em 2013 o setor movimentou R$ 28,8 bilhões, registrando um crescimento de 28% com relação a 2012, com um volume de pedidos de 88,3 milhões, registrando um ticket médio de R$ 327,00. A previsão da e-bit é que em 2014 o setor movimente cerca de R$ 34,6 bilhões, um crescimento nominal na casa de 20% em relação a 2013.

- Não basta ter um espaço online para vendas, é preciso fazê-lo atrativo. Como fazer?

Alexander: Não diferente de uma loja física, a loja virtual também precisa ser conhecida. Os clientes precisam saber que a loja existe. Para isto, investir em marketing, principalmente digital, favorece a visibilidade e o conhecimento por parte dos clientes de que a loja é real. A loja deve ser dinâmica, atualizada constantemente para que o cliente perceba as mudanças. É a sua vitrine, mas virtual. Da mesma forma que você organiza a vitrine da sua loja física em uma loja virtual não deve ser diferente, esta deve ser dinâmica e atrativa aos olhos do cliente.

- Quais as vantagens e desvantagens com relação à loja física?

Alexander: Vou citar aqui as desvantagens, pois algumas das vantagens já foram apresentadas acima: muito cuidado se você pensa que ter sua loja virtual dará menos trabalho que uma loja física, pelo contrário, a sua loja virtual demandará de muito mais atenção, pois a operacionalização é diferenciada. Você precisa manter os produtos organizados, com todas as suas devidas descrições e especificações, com fotos de vários ângulos, pois, um dos problemas em se vender pela internet é a intangibilidade, ou seja, o cliente não pode tocar o produto, portanto, é necessário maior detalhamento do produto para que o cliente sinta segurança em realizar a transação. Outro fator que é importante é quanto a logística de entrega. O cumprimento do prazo de entrega é fator predominante para a manutenção da qualidade e da credibilidade/moral da sua empresa perante os clientes. As formas de pagamento também devem oferecer segurança para o cliente. Utilize meios consolidados de recebimento, facilitará a efetivação da venda, transmitindo segurança para o cliente e principalmente para você, garantindo o efetivo recebimento dos valores vendidos. Mais detalhes serão abordados na oficina.

- O Comércio online tem um público específico?

Alexander: No comércio eletrônico os consumidores são denominados e-consumidores. Em um universo de aproximadamente 105 milhões de usuários de internet no Brasil, cerda de 51 milhões são e-consumidores, ou seja, já realizaram pelo menos uma transação de compra pela internet. De acordo com o site e-bit, boa parte dos e-consumidores são da classe C e as mulheres entre 25 e 49 anos correspondem a 55% deste total.

- O que é melhor? Um site ou uma página no Facebook?

Alexander: As duas ferramentas são complementares. É importante você ter um site institucional, o qual serve para divulgar institucionalmente o seu negócio. Se você quiser realizar transações pela Internet, o caminho correto é criar a sua loja virtual, pois através dela poderá realizar negócios pela Internet. Já o Facebook pode ser utilizado como estratégia de venda e prospecção. O Face é uma excelente ferramenta de relacionamento e se usado de maneira estratégica, facilita em muito a segmentação do público alvo, além de contribuir na efetivação do processo de divulgação, atingindo estrategicamente o cliente interessado, sendo assertivo na comunicação e a quem deva interessar.

- No curso que será ministrado em Descalvado, qual o conteúdo a ser explanado aos participantes? Eles sairão com sua loja já no comércio digital?

Alexander: O foco da oficina que ocorrerá em Descalvado no dia 26/06, é apresentar o cenário do comércio virtual e a tendência deste segmento que vem crescendo muito a cada ano. Ao final da oficina, o interessado sairá com sua loja virtual criada, já podendo realizar transações pela Internet. A ferramenta é gratuita e tem limitações, mas é a porta de entrada de sua empresa na maior vitrine virtual de comércio.

SERVIÇO: É imprescindível que o participante leve o notebook para realização das atividades durante a oficina”, explica o consultor do Sebrae – SP, Alexander Ferreira Lavelli.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (19) 3594 1109, com Flávia ou Jaqueline. A ACID está localizada na Rua Madre Cecília, 397B. O investimento por participante é de R$ 70,00. As vagas são limitadas.
 

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