fatores citados
acima, a Associação Comercial e Industrial de Descalvado (ACID),
em parceria com o Sebrae, promove no próximo dia 26 de junho, a
partir das 19h, a oficina "Internet Na Medida", voltadas a
empresários interessados em inserir suas empresas no mundo
virtual.
Em entrevista, o consultor Alexander Ferreira Lavelli, esclarece
quais são as vantagens de se investir numa empresa virtual, o
público a ser atingido e, também se esse novo comércio detém
alguma desvantagem. Acompanhe a seguir a entrevista:
- Por que ter uma loja virtual?
Alexander:
O e-commerce vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.
Para as empresas que tem interesse em expandir seu negócio,
entrar na maior vitrine virtual mundial, é uma ótima
oportunidade. Muitas são as vantagens em se ter uma loja
virtual: a loja virtual não tem horário de funcionamento e pode
estar de portas abertas durante as 24 horas do dia; uma loja
virtual não tem limitações geográficas, ou seja, posso vender
para qualquer pessoa localizada em qualquer lugar do mundo,
observando, principalmente as questões logísticas da transação;
facilidade por parte do consumidor em realizar suas compras,
pois não precisam sair de casa, comodidade; dependendo do modelo
da loja, não há necessidade de altos investimentos iniciais.
Estas são apenas algumas das vantagens em se ter uma loja
virtual e que serão aprofundadas na oficina no próximo dia 26 de
junho, na ACID.
O comércio online é uma tendência garantida ou corre o risco de,
ser apenas mais um 'modismo'?
Alexander:
O e-commerce está em constante crescimento e não é modo e um
novo modo de comprar. De acordo com o site e-bit, empresa
especializada em informações do comércio eletrônico, em 2013 o
setor movimentou R$ 28,8 bilhões, registrando um crescimento de
28% com relação a 2012, com um volume de pedidos de 88,3
milhões, registrando um ticket médio de R$ 327,00. A previsão da
e-bit é que em 2014 o setor movimente cerca de R$ 34,6 bilhões,
um crescimento nominal na casa de 20% em relação a 2013.
- Não basta ter um espaço online para vendas, é preciso fazê-lo
atrativo. Como fazer?
Alexander:
Não diferente de uma loja física, a loja virtual também precisa
ser conhecida. Os clientes precisam saber que a loja existe.
Para isto, investir em marketing, principalmente digital,
favorece a visibilidade e o conhecimento por parte dos clientes
de que a loja é real. A loja deve ser dinâmica, atualizada
constantemente para que o cliente perceba as mudanças. É a sua
vitrine, mas virtual. Da mesma forma que você organiza a vitrine
da sua loja física em uma loja virtual não deve ser diferente,
esta deve ser dinâmica e atrativa aos olhos do cliente.
- Quais as vantagens e desvantagens com relação à loja física?
Alexander:
Vou citar aqui as desvantagens, pois algumas das vantagens já
foram apresentadas acima: muito cuidado se você pensa que ter
sua loja virtual dará menos trabalho que uma loja física, pelo
contrário, a sua loja virtual demandará de muito mais atenção,
pois a operacionalização é diferenciada. Você precisa manter os
produtos organizados, com todas as suas devidas descrições e
especificações, com fotos de vários ângulos, pois, um dos
problemas em se vender pela internet é a intangibilidade, ou
seja, o cliente não pode tocar o produto, portanto, é necessário
maior detalhamento do produto para que o cliente sinta segurança
em realizar a transação. Outro fator que é importante é quanto a
logística de entrega. O cumprimento do prazo de entrega é fator
predominante para a manutenção da qualidade e da
credibilidade/moral da sua empresa perante os clientes. As
formas de pagamento também devem oferecer segurança para o
cliente. Utilize meios consolidados de recebimento, facilitará a
efetivação da venda, transmitindo segurança para o cliente e
principalmente para você, garantindo o efetivo recebimento dos
valores vendidos. Mais detalhes serão abordados na oficina.
- O Comércio online tem um público específico?
Alexander:
No comércio eletrônico os consumidores são denominados
e-consumidores. Em um universo de aproximadamente 105 milhões de
usuários de internet no Brasil, cerda de 51 milhões são
e-consumidores, ou seja, já realizaram pelo menos uma transação
de compra pela internet. De acordo com o site e-bit, boa parte
dos e-consumidores são da classe C e as mulheres entre 25 e 49
anos correspondem a 55% deste total.
- O que é melhor? Um site ou uma página no Facebook?
Alexander:
As duas ferramentas são complementares. É importante você ter um
site institucional, o qual serve para divulgar
institucionalmente o seu negócio. Se você quiser realizar
transações pela Internet, o caminho correto é criar a sua loja
virtual, pois através dela poderá realizar negócios pela
Internet. Já o Facebook pode ser utilizado como estratégia de
venda e prospecção. O Face é uma excelente ferramenta de
relacionamento e se usado de maneira estratégica, facilita em
muito a segmentação do público alvo, além de contribuir na
efetivação do processo de divulgação, atingindo estrategicamente
o cliente interessado, sendo assertivo na comunicação e a quem
deva interessar.
- No curso que será ministrado em Descalvado, qual o conteúdo a
ser explanado aos participantes? Eles sairão com sua loja já no
comércio digital?
Alexander:
O foco da oficina que ocorrerá em Descalvado no dia 26/06, é
apresentar o cenário do comércio virtual e a tendência deste
segmento que vem crescendo muito a cada ano. Ao final da
oficina, o interessado sairá com sua loja virtual criada, já
podendo realizar transações pela Internet. A ferramenta é
gratuita e tem limitações, mas é a porta de entrada de sua
empresa na maior vitrine virtual de comércio.
SERVIÇO:
É imprescindível que o participante leve o notebook para
realização das atividades durante a oficina”, explica o
consultor do Sebrae – SP, Alexander Ferreira Lavelli.
As inscrições estão
abertas e devem ser feitas pelo telefone (19) 3594 1109, com
Flávia ou Jaqueline. A ACID está localizada na Rua Madre
Cecília, 397B. O investimento por participante é de R$ 70,00. As
vagas são limitadas.
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