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				fatores citados 
				acima, a Associação Comercial e Industrial de Descalvado (ACID), 
				em parceria com o Sebrae, promove no próximo dia 26 de junho, a 
				partir das 19h, a oficina "Internet Na Medida", voltadas a  
				empresários  interessados em inserir suas empresas no mundo 
				virtual. 
				Em entrevista, o consultor Alexander Ferreira Lavelli, esclarece 
				quais são as vantagens de se investir numa empresa virtual, o 
				público a ser atingido e, também se esse novo comércio detém 
				alguma desvantagem. Acompanhe a seguir a entrevista:  
				
				- Por que ter uma loja virtual? 
				Alexander: 
				O e-commerce vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. 
				Para as empresas que tem interesse em expandir seu negócio, 
				entrar na maior vitrine virtual mundial, é uma ótima 
				oportunidade. Muitas são as vantagens em se ter uma loja 
				virtual: a loja virtual não tem horário de funcionamento e pode 
				estar de portas abertas durante as 24 horas do dia; uma loja 
				virtual não tem limitações geográficas, ou seja, posso vender 
				para qualquer pessoa localizada em qualquer lugar do mundo, 
				observando, principalmente as questões logísticas da transação; 
				facilidade por parte do consumidor em realizar suas compras, 
				pois não precisam sair de casa, comodidade; dependendo do modelo 
				da loja, não há necessidade de altos investimentos iniciais. 
				Estas são apenas algumas das vantagens em se ter uma loja 
				virtual e que serão aprofundadas na oficina no próximo dia 26 de 
				junho, na ACID. 
				
				O comércio online é uma tendência garantida ou corre o risco de, 
				ser apenas mais um 'modismo'? 
				Alexander: 
				O e-commerce está em constante crescimento e não é modo e um 
				novo modo de comprar. De acordo com o site e-bit, empresa 
				especializada em informações do comércio eletrônico, em 2013 o 
				setor movimentou R$ 28,8 bilhões, registrando um crescimento de 
				28% com relação a 2012, com um volume de pedidos de 88,3 
				milhões, registrando um ticket médio de R$ 327,00. A previsão da 
				e-bit é que em 2014 o setor movimente cerca de R$ 34,6 bilhões, 
				um crescimento nominal na casa de 20% em relação a 2013. 
				
				- Não basta ter um espaço online para vendas, é preciso fazê-lo 
				atrativo. Como fazer? 
				Alexander: 
				Não diferente de uma loja física, a loja virtual também precisa 
				ser conhecida. Os clientes precisam saber que a loja existe. 
				Para isto, investir em marketing, principalmente digital, 
				favorece a visibilidade e o conhecimento por parte dos clientes 
				de que a loja é real. A loja deve ser dinâmica, atualizada 
				constantemente para que o cliente perceba as mudanças. É a sua 
				vitrine, mas virtual. Da mesma forma que você organiza a vitrine 
				da sua loja física em uma loja virtual não deve ser diferente, 
				esta deve ser dinâmica e atrativa aos olhos do cliente. 
				
				- Quais as vantagens e desvantagens com relação à loja física? 
				Alexander: 
				Vou citar aqui as desvantagens, pois algumas das vantagens já 
				foram apresentadas acima: muito cuidado se você pensa que ter 
				sua loja virtual dará menos trabalho que uma loja física, pelo 
				contrário, a sua loja virtual demandará de muito mais atenção, 
				pois a operacionalização é diferenciada. Você precisa manter os 
				produtos organizados, com todas as suas devidas descrições e 
				especificações, com fotos de vários ângulos, pois, um dos 
				problemas em se vender pela internet é a intangibilidade, ou 
				seja, o cliente não pode tocar o produto, portanto, é necessário 
				maior detalhamento do produto para que o cliente sinta segurança 
				em realizar a transação. Outro fator que é importante é quanto a 
				logística de entrega. O cumprimento do prazo de entrega é fator 
				predominante para a manutenção da qualidade e da 
				credibilidade/moral da sua empresa perante os clientes. As 
				formas de pagamento também devem oferecer segurança para o 
				cliente. Utilize meios consolidados de recebimento, facilitará a 
				efetivação da venda, transmitindo segurança para o cliente e 
				principalmente para você, garantindo o efetivo recebimento dos 
				valores vendidos. Mais detalhes serão abordados na oficina. 
				
				- O Comércio online tem um público específico? 
				Alexander: 
				No comércio eletrônico os consumidores são denominados 
				e-consumidores. Em um universo de aproximadamente 105 milhões de 
				usuários de internet no Brasil, cerda de 51 milhões são 
				e-consumidores, ou seja, já realizaram pelo menos uma transação 
				de compra pela internet. De acordo com o site e-bit, boa parte 
				dos e-consumidores são da classe C e as mulheres entre 25 e 49 
				anos correspondem a 55% deste total. 
				
				- O que é melhor? Um site ou uma página no Facebook? 
				Alexander: 
				As duas ferramentas são complementares. É importante você ter um 
				site institucional, o qual serve para divulgar 
				institucionalmente o seu negócio. Se você quiser realizar 
				transações pela Internet, o caminho correto é criar a sua loja 
				virtual, pois através dela poderá realizar negócios pela 
				Internet. Já o Facebook pode ser utilizado como estratégia de 
				venda e prospecção. O Face é uma excelente ferramenta de 
				relacionamento e se usado de maneira estratégica, facilita em 
				muito a segmentação do público alvo, além de contribuir na 
				efetivação do processo de divulgação, atingindo estrategicamente 
				o cliente interessado, sendo assertivo na comunicação e a quem 
				deva interessar. 
				
				- No curso que será ministrado em Descalvado, qual o conteúdo a 
				ser explanado aos participantes? Eles sairão com sua loja já no 
				comércio digital? 
				Alexander: 
				O foco da oficina que ocorrerá em Descalvado no dia 26/06, é 
				apresentar o cenário do comércio virtual e a tendência deste 
				segmento que vem crescendo muito a cada ano. Ao final da 
				oficina, o interessado sairá com sua loja virtual criada, já 
				podendo realizar transações pela Internet. A ferramenta é 
				gratuita e tem limitações, mas é a porta de entrada de sua 
				empresa na maior vitrine virtual de comércio. 
				SERVIÇO: 
				É imprescindível que o participante leve o notebook para 
				realização das atividades durante a oficina”, explica o 
				consultor do Sebrae – SP, Alexander Ferreira Lavelli. 
				As inscrições estão 
				abertas e devem ser feitas pelo telefone (19) 3594 1109, com 
				Flávia ou Jaqueline. A ACID está localizada na Rua Madre 
				Cecília, 397B. O investimento por participante é de R$ 70,00. As 
				vagas são limitadas. 
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