04/05/2014 (09h36)

Cartório Eleitoral faz plantão neste domingo para regularização do título de eleitor

Prazo para regularização da situação eleitoral vai até a próxima quarta-feira (7). Eleições para presidente, governador, deputados federal e deputado estadual acontece no dia 5 de outubro.

Cartórios eleitorais de 14 estados fazem plantão neste domingo (4) em razão do prazo, que termina na próxima quarta-feira (7), para pedido de transferência do titulo eleitoral, emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) ou regularização (no caso de quem teve o título cancelado por ter deixado de votar nas últimas eleições).

Neste ano, as eleições para presidente, governadores, deputados federais e deputados estaduais estão marcadas para 5 de outubro (primeiro turno) e 26 de outubro para os municípios onde acontecerá votação em segundo turno.


Em
Descalvado, o Cartório Eleitoral localizado à Rua Dr. Anastácio Vianna, número 1005 (ao lado do Landinho Carnes) estará de plantão neste domingo (4) até as 18h00.

Regularização - Quem precisa regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral deve comparecer ao cartório eleitoral munido de documento oficial com foto e comprovante de residência. É preciso pagar multa de R$ 3,50 por turno de eleição em que deixou de votar.

Documentos necessários para novo título - Para se tirar um novo título, é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Homens devem levar também o certificado de quitação do serviço militar.

Transferência de domicílio eleitoral - Quem tem título eleitoral mas mudou de cidade ou estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral, deve levar o título de eleitor, documento com foto e comprovante de residência - é preciso residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.

Eleitor com deficiência - Também termina nesta quarta (7) o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pedir a transferência do local de votação para uma seção eleitoral especial. As seções especiais têm acesso facilitado, como rampas e elevadores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o cidadão com deficiência é um eleitor comum e tem a obrigação de votar, como todos os outros alfabetizados que tenham entre 18 e 70 anos.

Biometria - Nas cerca de 800 cidades que terão votação com identificação biométrica, o eleitor passará pelo cadastramento biométrico ao tirar novo título, transferir o documento ou regularizar a situação eleitoral. Neste ano, pouco mais de 15% do eleitorado brasileiro – 22 milhões dos cerca de 140 milhões de eleitores registrados – serão reconhecidos pela biometria (identificação eletrônica por meio das digitais) no momento do voto, segundo o TSE.

Voto obrigatório - O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para quem é analfabeto, tem 16 ou 17 anos e mais de 70.

Consequências de não votar ou não justificar - Quem deixa de votar e não justifica a ausência, pode ter o título cancelado e será proibido de obter financiamento em banco público, se matricular em instituição federal, tirar passaporte e assumir cargo público.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Cartório Eleitoral faz plantão neste domingo para regularização do título de eleitor
Grupo armado invade sítio e rouba tratores e caminhão em Casa Branca
Em menos de dois anos, Descalvado News atinge a marca de 100 mil visualizações de vídeos
Moradores da região norte recebem em definitivo as novas instalações do Centro de Educação Infantil 'Vanessa Cristina de Almeida'
Comitiva Zé Mineiro desfila a paixão pelas cavalgadas por nossa região
Descalvado recebe três ônibus do governo estadual para o transporte escolar
Quatro estudantes são atropelados próximo à USP de São Carlos
Festa da Emancipação reúne bom público no Centro de Lazer do Trabalhador
Oficiais de Justiça de Descalvado participam de protesto no Fórum de São Carlos
Descalvadense recebe o título de Professor Emérito da Unicamp
Depois de muita espera, moradores do Bairro Pantanal são atendidos devido à grave problema de erosão
Vereador de Pirassununga come banana no plenário em sinal de apoio ao manifesto em defesa do  jogador Daniel Alves
Polícia Militar detém em flagrante três acusados por roubo em supermercado de Santa Rita
Mulher de 28 anos é morta a facadas em residência da Avenida Descalvado
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"