Uma marca histórica para o jornalismo de Descalvado foi atingida
durante a última semana. Lançado em 29 de julho de 2012, o
DESCALVADO NEWS
alcançou nesta quinta-feira, dia 1º de Maio, a marca de 100 mil
visualizações de vídeos, nos seus canais do Youtube. Um número
expressivo e de muita relevância para qualquer veículo de
comunicação, que desde o início de suas atividades, têm como missão
levar para os internautas
A INFORMAÇÃO QUE
INTERESSA!
Para alcançar estas 100
mil visualizações em pouco menos de um ano e dez meses de vida, o
DESCALVADO NEWS
trabalhou de forma incansável, pautado sempre pelo profissionalismo
de toda a sua equipe, e principalmente, baseado em sua credibilidade
e na isenção dos fatos e das notícias.
Na verdade, a
estréia do canal do
DESCALVADO NEWS
no Youtube aconteceu antes mesmo do lançamento do site. No dia 4 de
Julho de 2012, a equipe de jornalismo foi às ruas de Descalvado para
cobrir a final da Taça Libertadores da América. Estreando como
repórter, o palmeirense André Alfieri relembra como foi a cobertura
do jogo onde o Corinthians sagrou-se campeão do torneio
internacional: "Não estudei jornalismo, mas vejo o Descalvado News
como uma escola. Logo na minha primeira reportagem fui colocado para
acompanhar a final da Libertadores de 2012, com o Corinthians
próximo de conquistar seu título inédito. Sou palmeirense de
coração, mas foi ali que aprendi o que é ser imparcial. Ter que
sorrir independente do time que está ganhando e buscar as
informações seja ela qual for, sem jamais distorce-la, foi um
aprendizado que em lugar nenhum eu terei. E aquela reportagem foi a
minha primeira. Foi uma noite inesquecível. É muito bom olhar pra
trás e ver que um início de um projeto tão audacioso não ficou
apenas na gravação piloto" relatou André.
O vídeo, que também
foi editado por André, foi postado em 9 de julho daquele mesmo ano,
vinte dias antes do lançamento oficial do site. A postagem aconteceu
no Youtube e na
Fanpage do
Descalvado News
no Facebook. De lá pra cá, foram diversos vídeos postados, dentre
eles todas as edições do
JORNAL DESCALVADO NEWS
(que em breve estará de volta com um novo formato e muitas
novidades), reportagens especiais, plantões, entrevistas, coberturas
esportivas, o quadro "Politicando" e também com o programa "Ricci na
Roça", que motivou a implantação de um núcleo televisivo para a
marca, já que além do site, o programa também é exibido todos os
domingos pela TV Mix Regional, sediada em Limeira, e retransmitida
para mais de 30 cidades do interior paulista, alcançado uma
população estimada de mais de dois milhões de pessoas.
A jornalista e
repórter Jaqueline Fonseca também relata a experiência de trabalhar
no DESCALVADO
NEWS: "Fazer parte da equipe, ou melhor, da Família Descalvado News tem sido um grande
diferencial para mim enquanto profissional. O Descalvado News revolucionou a
imprensa local, pois foi pioneiro em trazer para a população descalvadense
reportagens em vídeos que, até então, acompanhávamos apenas pelas TV’s da
região. Trata-se de um marco da comunicação descalvadense, em que a grande
beneficiada é a população que tem a sua disposição, a informação correta ao seu
alcance, seja através do site, seja através de uma produção semelhante de uma TV
e, tudo isso, apenas num clique de um mouse. Quanto a mim, tem sido um grande
privilégio. Através do trabalho junto ao Descalvado News tenho vivenciado na
prática, momentos que ficarão marcados na minha lembrança e na minha história.
Pessoas, fatos e acontecimentos que digo com certeza, têm transformado o meu
modo de agir, de pensar e até de ser. E o que mais me gratifica é saber, dentro
de mim, que todas essas transformações, estão me tornando uma pessoa melhor.
Parabéns Descalvado News e que venham outras 100 mil visualizações!" descreveu
Jaqueline.
VÍDEOS
- Com uma média de mil visualizações por vídeo, algumas destas
postagens chamam a atenção pelo expressivo número de exibições. É o
caso da
cobertura da
morte da cantora Lu Bertoltti,
postado em 12 de setembro de 2013. O vídeo foi o que teve maior
número de visualizações entre todos os demais, atingindo a marca de
3.567 exibições até o início da manha deste sábado (3). O segundo
colocado na lista dos vídeos mais vistos
foi a gravação
apresentada no Plenário da Câmara Municipal em novembro do ano
passado, onde supostamente mostra um esquema de propina
envolvendo um empresário - autor da gravação - e o ex-prefeito
interino. No total, 3.328 internautas assistiram o vídeo.
Curiosamente, o
terceiro vídeo mais acessado produzido pelo
DESCALVADO NEWS
é uma chamada para outra publicação, que trouxe a
cobertura completa de uma operação policial ocorrida no município em
13 de dezembro de 2013.
O vídeo de apenas três minutos e trinta e sete segundos foi
visualizado 2.396 vezes, seguido de perto pelo quarto colocado na
lista de mais acessados, que foi a
Edição de
número 22 do Jornal Descalvado News,
e que trouxe a cobertura completa da Sessão de Posse do dia 1º de
Janeiro de 2013. O vídeo que teve grande repercussão na época, foi
compartilhado também pelas redes sociais por um grande número de
internautas, que puderam acompanhar de perto como foi aquela sessão
histórica da política descalvadense.
E fechando a lista
dos cinco vídeos mais acessados, está o da
cobertura da
maior tragédia ambiental da história de Descalvado,
ocorrido em 4 de outubro do ano passado. Com 2.221 acessos, a
vídeo-reportagem retrata o episódio do rompimento de uma barragem da
Usina Santa Rita, que despejou no rio Mogi uma imensa quantidade de
resíduos que levou à morte toneladas de peixes. Infelizmente, o
acidente ocorreu no início da Piracema de 2013, o que agravou os
danos ao meio ambiente e poderá levar anos para ter seus efeitos
disseminados.
RESPONSABILIDADE
- Segundo o Diretor Geral de Jornalismo, Mário Luiz Zambelli,
fundador do site
DESCALVADO NEWS,
todo esse sucesso não seria possível sem a ajuda de toda a equipe.
"Quando idealizei o projeto do site, sabia que seria um trabalho
árduo. Esperava alcançar alguns dos resultados, como este das 100
mil visualizações, a partir do terceiro ano de vida do projeto.
Confesso que fiquei assustado, quando ainda no ano passado, o site
alcançou a incrível marca de vinte mil visitas por dia. É
gratificante ter o nosso trabalho reconhecido, mas isso também nos
imprime uma carga ainda maior de responsabilidade e de
comprometimento com a verdade, principal pilar de sustentação do
jornalismo profissional. Gostaria de agradecer à todos meus
companheiros que embarcaram neste projeto: André Alfieri, Gabriela
Albeiri, Talita Venturini, Edinho Risadinha, Fábio de Mello, João
Ricci, Jaqueline Fonseca e o meu grande amigo Guto Cavalcante, com
quem aprendi a ética no jornalismo e como produzir reportagens em
vídeo, além de um telejornal inteiramente descalvadense" conclui
Mário Zambelli.
Talvez não foi à toa
que a marca de 100 mil visualizações tenha sido alcançada justamente
no Dia do Trabalho, já que essa importante conquista deve-se
exclusivamente ao empenho e dedicação de toda a equipe que passou ou
que faz parte desta missão, que é a de trabalhar duramente em prol
da informação e principalmente, da verdade!
DESCALVADO NEWS - A INFORMAÇÃO QUE INTERESSA!
SERVIÇO:
Canal
Primário do Youtube:
http://www.youtube.com/DescalvadoNews
Canal Secundário do
Youtube:
http://www.youtube.com/DescalvadoNews2
|