16/08/2015 (08h20)

Corpo do jornalista Vicente Adorno é sepultado no Cemitério Municipal

Descalvadense de 67 anos faleceu na noite da última sexta-feira (14), depois de sofrer um ataque cardíaco. Vicente Adorno trabalhou por muitos anos na TV Cultura, em São Paulo, cidade onde residia. Amigos e parentes lamentaram a sua morte nas redes sociais.

Foi sepultado no final da tarde deste sábado (15), no Cemitério Municipal de Descalvado, o corpo do jornalista Vicente de Paulo Tallarico Adorno, de 67 anos. O descalvadense faleceu na cidade de São Paulo na noite de sexta-feira (14), após sofrer um ataque cardíaco fulminante.

Jornalista, escritor, radialista e crítico de cinema, Vicente Adorno, nasceu no dia 22 de setembro de 1947. Estudou na Faculdade de Jornalismo Casper Líbero, Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Trabalhou por muitos anos na Rádio e Televisão Cultura  onde, entre outras funções, foi editor internacional do Jornal da Cultura. Publicou o livro 'Tietê, Uma Promessa de

Futuro Para as Águas do Passado'. Tinha entre seus filmes favoritos Amarcord, Cantando na Chuva, Os Sete Samurais e todos os filmes de Billy Wilder e Alfred Hitchcock.

Nas redes sociais foram diversos depoimentos de amigos e familiares, que prestaram suas homenagens e descreviam o que a perda do jornalista representava. "Perdi um amigo recente que me era tão próximo e caro como se já nos conhecêssemos por toda uma vida. Quem vai me ensinar as coisas que só o Vicente podia e sabia fazer? Com quem eu vou brincar e provocar, uma vez que só tinha graça com ele? Com a morte dele a vida perde uma parte da graça", postou a amiga Silvana Cereda.

"Há dois meses o Vicente passou um final de semana na minha casa. Ja fizemos isso antes mas esse encontro foi muito especial! Nossa amizade nunca esteve tão próxima, tão afetiva...Ele me disse o quanto nossa amizade era importante pra ele e eu quase nao pude responder pq fiquei muito emocionado. Ao levá-lo na rodoviária me falou q foi um dos melhores momentos que passamos juntos So esquecemos de fotografar....Foi nossa despedida especial.. Quando chegou em SP me ligou: por muito tempo ele iria sentir saudades daquele final de semana com a minha família. Eu sentirei eternamente. Muito obrigado Vicente", lamentou o amigo e médico Dr. Jener Sápia, filho do também médico Dr. Ednir Salvador Sápia e autor do livro “Uma bola, um martelo e um bisturi”, que contou durante toda a elaboração do projeto com o auxílio e o apoio do amigo e jornalista falecido na noite de sexta-feira.

Mas talvez uma das homenagens mais marcantes durante o sábado, foi o relato postado no Blog "Cidadão Mundo", sob o título "Vicente Adorno, o Grande". Escrito pelo amigo jornalista e escritor Washington Araújo, o texto revela muito sobre a personalidade alegre e apaixonada pelo trabalho de Vicente Adorno. Acompanhe:

"Vicente foi um ser humano bem ao estilo canivete-suiço: jornalista, cineasta, documentarista, professor, filósofo, bacharel em Letras, editor de telejornal, musicólogo, especialista em música clássica, mestre em jazz. E uma alma líquida e encharcada da mais pura felicidade. Fecho os olhos e o encontro todo sorrisos a me guiar por toda a TV Cultura da Fundação Anchieta. Estávamos em 2002. Estava lá para firmar parceria com a TV para produzir o documentário ‘Seguidores da Glória’. E precisava antes conhecer o presidente da emissora, conhecer o chefe de documentários, apresentar a eles minha ideia de como seria um programa de tevê inteiramente dedicado a mostrar a emergência da mais recente religião monoteísta à humanidade – a Fé Bahá’í. Mostrei fotos dos lugares sagrados em Israel, dos templos, dos jardins e busquei conectar essa beleza iconográfica com a beleza essencial dos ensinamentos da nova Fé.

O presidente da TV Cultura ouvia a tudo com semblante impassível. Mas Vicente era todo paixão: assentia a cada argumento, concordava com cada afirmação minha, e seu rosto escancarava expressões de genuína felicidade. Foi ali e naqueles momentos que nascera o excelente ‘Seguidores da Glória’, roteirizado, produzido e dirigido por ele, Vicente Adorno. Uma de suas características era agregar pessoas em torno do projeto. E assim entrevistou vários amigos de São Paulo para dar precisão e bem amarrar o roteiro todo. Depois coordenaria sua viagem para Israel: tomaria imagens nos mais diferentes horários, valorizaria a iluminação natural, respeitaria o Sagrado que emergia com suntuosa presença naqueles caminhos de Deus, “pisando uma vez mais sobre a face da Terra”.

Vicente me ligava de Haifa, New York, Chicago. E estava tão feliz com o mundo novo que se lhe era mostrado. Voltou a São Paulo e mergulhou de ponta na pós-produção. Foi quando se apaixonou de vez por Tahirih, a primeira mártir pelos direitos da mulher. E como todo apaixonado que honre a tradição romântica me ligava para falar de seu amor e paixão pela trágica poeta persa que viveu no século 19.

Menos de dois anos se passaram e encontro-me novamente cumprindo agenda com o novo presidente da TV Cultura.

Agora, no rastro do bem sucedido ‘Seguidores da Glória’, já em 2006, voltava a São Paulo para tornar possível uma nova e mais desafiadora parceria TV Cultura/Comunidade Bahá’í. Estava lançada a semente do novo documentário. E assim Vicente Adorno e Valdir Rodrigues mostrariam seus talentos na realização do cult “Arquitetura da Unidade”. Para realizar o projeto cinematográfico viajaram 21 dias fora do Brasil, visitaram Langenheim (Alemanha), Nova Déli e Bahapur (Índia), New York e Wilmette (USA).

Vicente era a festa em pessoa. Recebia ligações desses lugares. Em todas dizia estar maravilhado com isso e aquilo e principalmente com a calorosa hospitalidade com que os bahá’ís os recebiam, as gentilezas, a cortesia diária marcando viagem a viagem, embarques e desembarques, os jantares, as apresentações com corais, as entrevistas com vários dos arquitetos dos templos bahá’ís espalhados mundo afora.

Falou-me de uma queda feia que sofreu em Nova York e de como se esforçou para não quebrar as câmeras. Falou do susto imenso quando em Nova Déli as bagagens com todos os filmes e equipamentos de filmagem haviam se extraviado no trajeto Alemanha/Índia. E falava isso com aquele jeito de criança levada, sorrindo, divertindo-se com tais prosaicos acontecimentos.

Tivemos outros encontros mais.

Planejamos outros projetos em parceria que, infelizmente, ficaram apenas nos nossos corações e nunca veriam a luz do dia, nem as imagens encheriam as telas.

Depois, quando minha filha Jordana estava fazendo sua TCC para o curso de jornalismo, fomos a São Paulo entrevistar Vicente e Valdir, pois seu tema era exatamente o documentário ‘Arquitetura da Unidade’. Mas o que quero mesmo dizer é que Vicente emulava seu xará de sobrenome Van Gogh: ele era estrelado, seus dias e suas noites eram luminosas, seus pensamentos eram profundos, seu bom humor era onipresente e sua visão de mundo era realmente altamente inclusiva.

E a todos ele abrigava com amizade, amor e carinho.

Agora Vicente poderá filmar nos espaços celestiais, entrevistar anjos como Sérgio Couto, Enoch Olinga e Paul Haney.

E não levará mais tombos, salvo de uma nuvem para outra. E poderá saber o processo criativo de Haendel a compor o poderoso refrão da sua obra máxima ‘O Messias’. Vicente poderá passar tardes inteiras ouvindo o Birdy (Charlie Parker) e logo de cara fará amizade com suas divas prediletas Ella Fitzgerald, Sarah Vaugh e Nina Simone.

Sei que terá muita coisa para fazer porque sei que ele foi aqui neste mundo um anjo desgarrado desses que vêm à Terra por um descuido qualquer de Deus.

Sei também que sempre que olhar o céu à noite ouvirei sons e risos de alguém que soube dosar tão bem essas duas virtudes, aparentemente inconciliáveis – a erudição nos conhecimentos humanos e a humildade que se sobressai de todos aqueles que foram agraciados pelo Criador com uma grande e luminosa alma.

A propósito de Vicente Adorno, vale o que disse John Huston ao discursar no enterro de Humphrey Bogart: “Não choremos por ele, que se foi, e sim por nós, que ficamos. Porque nunca mais encontraremos alguém como ele”.

Esta é a mais pura verdade."
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Corpo do jornalista Vicente Adorno é sepultado no Cemitério Municipal
Operação da Polícia Civil prende 10 suspeitos em 4 cidades da região
Selt dá início ao programa 'Esporte para Todos'
Campanha de vacinação contra pólio começa neste sábado em todo o país
Mais de 40 mil fiéis devem participar das celebrações na capela de "Aparecidinha", em São Carlos
Procon de São Carlos tira do ar site de empresa suspeita de aplicar golpes
Ibama é condenado a executar projeto de recuperação ambiental em áreas de preservação de Descalvado e região
Banco de Sangue de São Carlos lança campanha 'Pai Doador'
Rapaz de 24 anos morre após colisão de bicicleta e caminhão em Palmeiras
Uso do Whatsapp no trabalho pode dar demissão; veja regras e riscos
Polícia localiza mulher de Pirassununga desaparecida desde o dia 5 de agosto
Unimed São Carlos inaugura unidade de cuidados intensivos neonatal
Ribeirão Bonito se despede de jovens que morreram em acidente na SP-215
Agenda Ribeirão: Autoridades ressaltam ações para combater a violência
Brasileiros são enganados com moeda angolana
Três pessoas morrem carbonizadas em acidente entre Ribeirão Bonito e Dourado
Cidades da região registram níveis ruins de qualidade do ar
Homem de 49 anos é detido com arma irregular em fazenda de Descalvado
Unidade móvel do Sebrae atende em Descalvado nos dias 13 e 14 de agosto
MPF denuncia dupla por golpes contra correntistas da Caixa em 16 cidades
Agência do INSS em Descalvado não aderiu à greve nacional do INSS, afirma sindicato
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"