22/07/2015 (12h59)

Energia cara prejudica a irrigação e contribui para queda nas safras feijão, arroz e laranja

Produtores reclamam do aumento de custos e da instabilidade do clima. Em Descalvado, produtor de laranja diz que custo de ligar as bombas de irrigação não deve compensar o ganho de produtividade.

Os altos custos de energia elétrica no Brasil este ano já afetam a produção de diversas culturas agrícolas que utilizam irrigação e deverão contribuir para uma redução na próxima colheita de arroz e feijão, disseram especialistas.

A área irrigada no Brasil é de 5,8 milhões de hectares, equivalente a 8 por cento de toda a área plantada no país, segundo dados a Agência Nacional de Águas e do IBGE.

Cana-de-açúcar, arroz, soja, milho e feijão são as culturas que mais ocupam áreas irrigadas, mas o sistema também é usado para produção de laranja, café e hortaliças, por exemplo.


"A energia vem sendo o principal vilão do custo de produção", disse o presidente da Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul, Henrique Dornelles.

Os gaúchos produziram na safra passada 8,6 milhões de toneladas de arroz, ou cerca de 70 por cento do total produzido no país.

"Para a safra que foi colhida no primeiro semestre, dependendo da região, aumentaram em mais de 100 por cento os custos", disse ele, lembrando que toda as lavouras de arroz do Estado são irrigadas, fazendo uso intensivo de bombas hidráulicas.

Segundo Dornelles, o aumento de custos, somado a preços ruins na venda do produto e incertezas sobre o clima, poderá levar a uma redução de pelo menos 5 por cento na área plantada com o cereal no Estado em 2015/16, que acontece nos últimos meses do ano.

Após dois anos de intensa seca no Brasil, que prejudicou a geração nas hidrelétricas e obrigou o acionamento de todas as usinas térmicas, que têm custo de produção mais elevado, a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou um reajuste médio de 23,4 por cento para as tarifas de eletricidade a partir de março.

A alta somou-se, ainda, aos reajustes anuais das tarifas de cada distribuidora, o que fez o Banco Central estimar elevação de 41 por cento nos preços da energia elétrica no país em 2015.

FEIJÃO - Os custos de produção, além de condições de comercialização, também estão contribuindo para uma redução na estimativa da área de plantio da terceira safra de feijão do Brasil, que é cultivada durante o seco inverno do Centro-Oeste/Sudeste e depende amplamente de irrigação.

O plantio da terceira safra ficou concentrado nos meses de abril e maio - já sob os efeitos da energia mais cara -, com colheita prevista para agosto e setembro. Em 2015, a área deverá cair 11,1 por cento e a produção 8,2 por cento, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

"No feijão, deveremos ter uma entressafra mais longa... Pode haver um vazio de oferta entre outubro e dezembro", disse Carlos Cogo, que dirige uma empresa de consultoria agroeconômica.

O aperto nos custos de operação das lavouras também foi sentido pela Valmont, principal empresa de pivôs centrais de irrigação no país.

"Temos relatos de clientes que usam nossos produtos e sofreram aumento de 50 a 60 por cento no custo. O usuário de pivô central já é um usuário comedido. Ele é um sujeito que faz conta", disse o direto-presidente da companhia, João Rebequi.

LARANJA - No cinturão citrícola de São Paulo, 25 por cento dos pomares contam com irrigação, principalmente com a tecnologia de gotejamento, que é acionado em momentos de estresse hídrico.

"A energia elétrica no campo aumentou 100 por cento em um ano. A gente reza para chover. Se a gente irrigar a metade do que irrigou o ano passado, vai custar a mesma coisa", contou o produtor de laranjas Roberto Jank, que cultiva 600 hectares no município de Descalvado.

Segundo ele, a atual safra da fazenda - cuja colheita começou em junho e terminará em dezembro - poderá ter uma quebra de até 10 por cento na produção, já que na maioria dos momentos o custo de ligar as bombas de irrigação não compensa o ganho de produtividade.

*Fonte: Agrolink (Reuters)
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Energia cara prejudica a irrigação e contribui para queda nas safras feijão, arroz e laranja
Brasil tem 13 milhões de analfabetos
Trabalhador perde a vida após acidente com trator em São Carlos
Sistema de área azul começa a operar na região central de Pirassununga
Criança de 2 anos morre depois de  atropelamento envolvendo veículo de Descalvado
Polícia Militar surpreende traficante com grande quantidade de maconha no Bairro Santa Cruz
Setor de cervejarias artesanais cresce e região soma prêmios e especialistas
Ministério Público propõe Ação Civil Pública contra 9 vereadores de Descalvado
Fundo Social de Solidariedade começa a distribuição de cobertores nesta segunda-feira
Motorista escapa ileso após capotamento na SP-215
Emendas de Deputados destinam quase R$ 290 mil para a saúde de Descalvado
Operação da Polícia Civil na região prende 22 pessoas
Ladrões bloqueiam trevo do Cidade Aracy na SP-215 e assaltam motorista
Nova sede da Associação dos Engenheiros de Descalvado será inaugurada neste sábado
Professor de 65 anos é suspeito de assediar aluna de 13 na escola Padre Orestes
Investigação da Polícia Civil leva à prisão do terceiro suspeito de assalto em casa do Morumbi
Caminhões colidem em estrada de terra às margens da SP-215
Gerente do Sebrae-SP abordará tendências econômicas em palestra
Preço da carne de frango se distancia do da bovina
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"