07/10/2015 (19h40) - Atualizado ás 20h36

Pela segunda vez no ano, Prefeitura aciona Santa Casa na justiça para garantir atendimento à população

Há 2 dias, pacientes que procuram pelo serviço de raio-x estão tendo o atendimento negado pela entidade. Argumentação é de que o poder público tem que pagar pelos exames, mesmo sendo o equipamento de propriedade da própria Prefeitura.

Pela segunda vez neste ano, a Prefeitura Municipal precisou recorrer à justiça para poder garantir o atendimento à população que procura a Santa Casa de Misericórdia de Descalvado. Desta vez, o problema acontece no setor de raio-x da entidade, que desde a terça-feira (6), se recusa a atender os pacientes que buscam pelo serviço de exames.

Segundo informações, a administração da Santa Casa quer cobrar mais caro da Prefeitura Municipal os exames de raio-x feitos para a população atendida pelo SUS. Por meio de um comunicado fixado na

recepção do setor de raio-x, a Santa Casa informou que os exames estariam suspensos por prazo indeterminado, em razão do não pagamento do serviço prestado à Prefeitura Municipal desde o mês de abril. Assinaram o documento o Diretor Administrativo, Jair Aparecido Marcolino, e o Coordenador Administrativo Marcelo Costa.

Em contato com a Prefeitura Municipal, a Diretora de Saúde, Luiz de Cássia Tinelli, explicou que a justificativa dada por meio do comunicado fixado na recepção do setor de raio-x da Santa Casa é totalmente equivocado. Segundo ela, desde que assumiu a administração da Santa Casa, a atual provedoria vem cometendo uma série de desacordos com a administração municipal, o que tem gerado enorme prejuízo à toda população descalvadense.

Ainda de acordo com a Diretora, há uma determinação do Ministério da Saúde - e que vem sendo cobrado pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III) de Araraquara -, para que a Prefeitura Municipal seja cautelosa no repasse de recursos do SUS à entidades que ainda não pactuaram o Plano Operativo do Sistema Único de Saúde, e que estabelece dentre outras questões, as metas e os indicadores para os serviços públicos de saúde. Desde que o plano foi apresentado à atual provedoria da Santa Casa, vem ocorrendo a recusa por parte da administração da entidade em assinar o referido plano, e no qual também pactua-se o pagamento dos serviços de raio-x mediante a tabela do SUS. Por isso, desde o mês de agosto o repasse foi suspenso.

A recusa do provedor Gilberto Biaggi em assinar o documento vem causando graves entraves na liberação de recursos do SUS à Santa Casa. De acordo com a Secretaria de Saúde, já foram frustradas diversas tentativas para a assinatura do documento, e mesmo com o envolvimento e a participação de representantes do Ministério Público (MP) e da DRS, o administrador da Santa Casa insiste em não assinar o documento obrigatório.

Na próxima sexta-feira (9), foi agendada uma nova reunião entre representantes da Prefeitura, da Santa Casa, do MP e da DRS, para uma nova tentativa de se resolver o impasse. Porém, diante da manobra que prejudicou todos os pacientes que procuraram o serviço de raio-x durante toda a manhã da terça-feira, a Secretaria de Saúde autorizou o pagamento dos repasses do SUS que estavam bloqueados. Mas, mesmo com o pagamento feito ainda no final da manhã do dia 6, o serviço acabou não sendo normalizado.

JUSTIÇA - Sem outra alternativa, na manhã desta quarta-feira (7), a Prefeitura Municipal registrou um Boletim de Ocorrência contra a Santa Casa e ajuizou o pedido de medida cautelar inominada, afim de garantir na justiça o restabelecimento do atendimento à população. Esta é a segunda vez no ano que o Prefeito Municipal precisou recorrer à justiça para que a Santa Casa não deixe de atender a população.

Em síntese, o pedido diz que em fevereiro deste ano, foi firmado um termo de permissão de uso gratuito de um novo equipamento de raio-x, adquirido pela própria Prefeitura e instalado no prédio da Santa Casa. De acordo com o documento enviado à justiça, o novo raio-x é destinado à todos os munícipes, independentemente do paciente ser ou não conveniado a algum plano de saúde, e que não existe nenhum convênio ou exigência legal que obrigue a Prefeitura a pagar um preço acima da tabela do Ministério da Saúde, pelos exames realizados via SUS. "É inconcebível pensar que, depois de comprar um novo raio-x e pagar para ele ser instalado, a Prefeitura agora tenha também que pagar o dobro ou até o triplo do que é estabelecido pelos SUS, para os exames feitos em seu próprio equipamento, e que foi adquirido para atender a população de forma gratuita. Aonde vamos parar com essa guerra pessoal?" desabou o Secretário de Finanças, Geraldo


Novo equipamento de raio-x foi entregue no início do mês passado; investimento ultrapassou R$ 110 mil

de Campos, ao explicar que uma das razões da recusa na assinatura do Plano Operativo é a exigência da atual provedoria em receber a mais pelo serviço prestado.

POLÍCIA - Segundo a Diretora de Saúde do município, uma funcionária da Prefeitura está sendo mantida no local, para orientar os pacientes que estão tendo o serviço negado a registrarem um boletim de ocorrência contra a Santa Casa, afim de resguardar os seus direitos. A funcionária também tem feito o registro em planilha de todos aqueles que procuraram pelo serviço de raio-x e não conseguiram o atendimento, sendo possível ainda identificar que em alguns casos, algumas pessoas tiveram que pagar R$ 30 à recepcionista para conseguir fazer o exame, uma prática irregular e gravíssima, destacou a Diretora de Saúde.

"Como nós acreditávamos que após receberem o pagamento do repasse que estava bloqueado por conta da não assinatura do Plano Operacional, não fizemos o controle do número de pessoas que deixaram de ser atendidas na terça-feira, o que foi feito a partir da manhã de hoje. Assim, estimamos  que cerca de trinta pessoas possam ter deixado de ser atendidas nestes dois dias, o que é lamentável, e acima de tudo, imoral", finalizou a diretora Luiza.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Pela segunda vez no ano, Prefeitura aciona Santa Casa na justiça para garantir atendimento à população
Fatec abre inscrições para vestibular na região de São Carlos
Bancários de três agências de Descalvado aderem à greve da categoria
Prefeitura de Pirassununga também adota novos horários para conter gastos
Para metade do país 'bandido bom é bandido morto', diz Datafolha
Aprendizes arrecadam brinquedos para instituições de Descalvado
Três jovens ficam feridos após carro capotar em Pirassununga, diz polícia
Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras inicia construção de nova represa para evitar o racionamento de água
Dilma anuncia reforma com redução de 39 para 31 ministérios
Equipe Letti/Selt conquista 6 pódios na 'Copa Kalangas Bikers'
No próximo dia 8 de outubro acontece o concurso 'Miss e Miss Teen Descalvado'
Descalvado recebe o Circuito RMC de Corrida e Caminhada
Agências dos Correios passam a receber pagamento de contas da CPFL
Governo zera previsão de descontos da Farmácia Popular a partir de janeiro
Prefeitura Municipal decreta redução no horário de funcionamento de serviços administrativos
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"